FESTAS

20 de Janeiro

O DIA DE SÃO SEBASTIÃO EM INGAÍ

“Existem homens valentes diferente dos outros pela fé que tem; que cuidam das coisas de Deus ajudando o outro a ser mais alguém, coragem para dar a vida, vale mais que qualquer oração, eu vou lhe falar de um mártir, São Sebastião... A nossa cidade acredita na fé demonstrada por este Cristão, no altar da Igreja Matriz uma imagem sofrida recorda a condenação...”

Era alta madrugada e no alto falante da nossa Igreja Matriz já era anunciada a grande alegria da nossa Paróquia e da nossa cidade por esta devoção ao nosso Santo Padroeiro, o Glorioso Mártir São Sebastião.
20 de Janeiro de 2012, mais um ano nossa paróquia amanheceu glorificando à Deus e louvando nosso santo padroeiro, a festa se estendeu por todo o dia e só foi terminar no fim da noite.
Depois da alvorada festiva teve a oração do Anjo do Senhor ás seis horas da manhã.
Passava um pouquinho das onze horas, quando a comentarista da missa convidava o povo que estava na igreja para ficar de pé e recebermos o Celebrante Padre Leandro, pároco da nossa paróquia, o ilustre visitante e co celebrante Padre Odair José e toda a equipe de auxiliares do altar para a solene liturgia da Missa do Padroeiro. A igreja estava cheia, devotos de São Sebastião, de Ingaí e de outros municípios, da cidade ou camponeses, fazendeiros, sitiantes, ingaienses que moram fora, nosso estimado prefeito Giuliano e sua família, autoridades Civis, Militares; em fim todo o Povo de Deus ali reunido para homenagear ao Mártir São Sebastião, padroeiro de Ingaí, protetor contra a peste, a fome e a guerra.
A celebração seguiu; muito bem organizada, contando com a participação de todas as pastorais e movimentos da nossa paróquia e também com a presença das comunidades rurais.
Musicas e preces, orações, homilia especial, falando sobre a vida do homem do campo e do homem da cidade, sobre a vida e o exemplo de São Sebastião. No ofertório, lindas rosas vermelhas foram apresentadas ao Altar do Senhor em memória do Sangue derramado pelo nosso Santo Padroeiro em amor a Jesus Cristo.
Ah! E por falar em amor, este também foi homenageado no fim da celebração; ao som da musica Monte Castelo que recorda as sábias palavras do capitulo 13 da carta de São Paulo aos Coríntios, o amor foi resumido em uma grande placa com os dizeres: “O AMOR É A PLENITUDE DA LEI”; amor que São Sebastião teve pelo Nome e Pela Vida de Jesus Cristo, amor que foi o maior ensinamento que o Cristo nos deixou, Amor a Deus, Amor ao Próximo, amor sincero e sem espera de recompensa, amor caridade, caridade pura.
Depois da missa outro momento importante da nossa festa aconteceu no centro de eventos da paróquia, foi o leilão de gados e de prendas, além das brincadeiras para as crianças e funcionamento da barraquinha. A generosa colaboração financeira de cada um que se divertiu e participou da quermesse é que vai ajudar na manutenção das grandes obras que estão sendo feitas para a melhoria do patrimônio da nossa paróquia, inclusive a cobertura do Centro de Festas e a conclusão do novo cemitério.
No fim da tarde, depois da hora do Ângelus das dezoito horas, uma grande procissão percorreu as ruas da nossa cidade, levando no andor a primitiva imagem do nosso padroeiro São Sebastião e levando também pelas mãos do Padre Leandro as incontáveis bênçãos de Deus para toda a cidade.
Após a procissão houve a ultima missa do dia e solene Benção do Santíssimo Sacramento.
A parte religiosa das homenagens à São Sebastião foram estas, mas depois da missa ainda teve um baile dançante com Zé Vigilato.



























" 20 de Janeiro dia solene de ação de graças - Feriado municipal" 

Dia 20 de janeiro, o povo de Ingaí se reúne para comemorar e rezar ào glorioso Mártir São Sebastião, o grande padroeiro da cidade e da paróquia .
Neste dia,o bispo diocesano, que mora em São João del Rei,vem a Ingaí e junto com o pároco e outros padres da diocese e região, concelebram ao povo uma missa solene.
Este é também um dia de confraternização na comunidade.
O Ingaiense ausente retorna à sua terra natal; os camponeses se veem na cidade, os trabalhadores param por um dia e o povo reunido reza, canta e comemora com toda a alegria e esperança mais um ano que se inicia; pede a proteção do grande padroeiro contra a peste, a fome e a guerra; pede a benção para as lavouras e para o gado, a fartura dos alimentos, a saúde da família, a sabedoria para as crianças e os jovens e paciência para os idosos.
Enfim, pede a São Sebastião que interceda a Deus por todas as nossas preces.




Leilões
No dia 20 movimentados leilões de prendas e de gado fazem a alegria do povo e garantem parte da renda financeira, que vai ajudar a custear as obras e os trabalhos da igreja no decorrer do ano.


" O povo reza, canta e louva à Deus e à São Sebastião"


a fé no mártir movimenta nossa pacata cidade até os ultimos dias do mês de Janeiro



















São Sebastião do Ingaí
                                                                                                              
           
No local onde hoje existe um velho cruzeiro no alto de uma colina, na beira da estrada que vai para a estação Férrea de Paulo Freitas, próximo à fazenda Capelinha, acredita-se ter sido a primeira referencia da devoção ao santo na nossa região, datado do século XVIII, segundo relato de antigos moradores.
Já no velho Arraial da Ponte, nas margens do rio Ingaí, que foi a primeira localização da atual cidade, a capela construída pouco depois de 1720, da qual ainda existem as ruínas, o padroeiro era Santo Inácio, mas São Sebastião  já era o devoção especial do povo do povoado, pois quando os moradores se mudaram para a nova localidade, ele foi escolhido como padroeiro.
Instalado o Povoado de Aliança, que mais tarde se tornaria Ingaí, construíram uma capela em honra a São Sebastião, que foi destruída em 1931, quando um raio caiu na igreja, fato este que motivou a promessa de realizar todos os anos a famosa fogueira de São João Batista. 
Da simples capela restou apenas uma tábua, com a imagem de São Sebastião pintada à óleo - relíquia presente na paróquia até os dias de hoje.
Foi construída uma nova Igreja, bem maior que a antiga e o santo padroeiro continuou sendo venerado e amado pelo povo de Ingaí, que sempre com muito carinho o invoca nos momentos mais imprevistos do dia a dia. Basta se levar um susto, ouvir uma boa noticia, uma "informação inusitada" sobre alguém, um fato que impressiona, ou mesmo sem motivos maiores, já se ouve o famoso bordão: "São Sebastião do Ingaí !!!?".
O santo padroeiro, nascido em Narbone na França (256 d.C. - 286 d.C.), foi cidadão de Milão na Itália, onde era soldado; segundo Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queria sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte.
A devoção a São Sebastião é muito difundida no Brasil, ele é o Santo com maior numero de paróquias em todo o território Nacional, além disso, são milhares de capelas e comunidades a ele dedicadas. Para se ter uma idéia da dimensão da fé no mártir, observe estes números daqui da região: Na diocese a qual Ingaí pertence, a de São João del-Rei, são quatro paróquias a ele dedicadas: em Ingaí, Lavras, Santa Cruz de Minas e São Sebastião da Vitória.
A festa em Ingaí no dia de São Sebastião começa bem cedo, desde as 5 da madrugada, com alvorada festiva e toque dos sinos; às 11h sempre é celebrada uma missa solene e logo em seguida, um grande leilão de prendas e de gado. Na programação consta procissão com a imagem primitiva do padroeiro pelas ruas da cidade e, no fim do grande cortejo, a celebração na matriz da cidade a ultima missa do dia.


 

 A FESTA DA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO BATISTA

 
Ingaí é a terra da fogueira,a maior e mais bonita de toda região,construída a 76 anos pelo povo, em honra de São João Batista, no cumprimento de uma promessa feita pelo padre da época. Queimada na noite de 23 para 24 de Junho, esta maravilha atrai pessoas de todos os cantos do país...






Devoção à São João Batista
No dia 20 de outubro do ano da graça de 1931, às 16:00 horas (mais ou menos) choveu muito forte em Ingaí e caiu um raio na casa do senhor Severino, atingindo também a Igreja, derrubando a parede do fundo onde estava o altar-mor, além de outras coisas inclusive um quadro de São Sebastião pintado em uma tabua.Queimou também todo o pequeno arquivo e as alfaias.
Ao passar a chuva foi rezado um terço em reparação.
No outro dia o senhor Francisco Nepomuceno avisou o +Padre Frederico Bangder (SCJ de Lavras) do acontecimento e ele veio logo em seguida.Fizeram uma limpeza na igreja, celebrou se uma missa e o padre pediu que reconstruíssem a parede e fez a compra de novos paramentos.
Sempre admirado com o tamanho dos adobes de que a Igreja era construída e do acontecimento, nesta missa o +Padre Frederico fez a promessa de construir uma fogueira dedicada a São João Batista, daquela data em diante, para que livrasse a comunidade dos raios, que em outras ocasiões já haviam até matado pessoas.A primeira fogueira foi erguida no dia 23 de junho de 1932.
Em 1933, quando realizou se a 2ª fogueira, o Senhor Otávio de Junqueira Miranda comprou a imagem de São João Batista para a comunidade.A imagem veio pela estação Férrea de Paulo Freitas, levada para a casa do senhor Bié, no local denominado Capão das Flores.No dia 22 de junho de 1933 o povo foi esperá-la na entrada da vila, vindo em procissão até a igreja.
A festa de São João Batista é realizada todos os anos entre os dias 14 e 24 de junho (dia dedicado ao Santo).
A grande fogueira é queimada na passagem do dia 23 para o dia 24 de junho, anunciando o nascimento do glorioso santo. Muitos padres marcam presença em Ingaí nos dias de festa, especialmente os que passaram por esta paróquia

LINDAS FOTOS DA FOGUEIRA DE 2011





FOTOS: GILSON DE ASSIS NOGUEIRA

FOGUEIRA DE SÃO JOÃO BATISTA - HOJE













FOGUEIRA DE SÃO JOÃO BATISTA DE INGAÍ - PASSADO














fotos: Gilson de Assis Nogueira


UM DIA EM INGAÍ...






















A HISTÓRIA DE SÃO JOÃO BATISTA DE ACORDO COM A BíBLIA

São Lucas 1
5. Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel. 6. Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7. Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada. 8. Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe, 9. coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume. 10. Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume. 11. Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. 12. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. 13. Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João. 14. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; 15. porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; 16. ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, 17. e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto. 18. Zacarias perguntou ao anjo: Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada. 19. O anjo respondeu-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. 20. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo. 21. No entanto, o povo estava esperando Zacarias; e admirava-se de ele se demorar tanto tempo no santuário. 22. Ao sair, não lhes podia falar, e compreenderam que tivera no santuário uma visão. Ele lhes explicava isto por acenos; e permaneceu mudo. 23. Decorridos os dias do seu ministério, retirou-se para sua casa. 24. Algum tempo depois Isabel, sua mulher, concebeu; e por cinco meses se ocultava, dizendo: 25. Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens. 39. Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. 40. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. 41. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. 43. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? 44. Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. 45. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! 46. E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47. meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48. porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49. porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55. conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. 56. Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa. 57. Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho. 58. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela. 59. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. 60. Mas sua mãe interveio: Não, disse ela, ele se chamará João. 61. Replicaram-lhe: Não há ninguém na tua família que se chame por este nome. 62. E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. 63. Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: João é o seu nome. Todos ficaram pasmados. 64. E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus. 65. O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia. 66. Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele. 67. Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos: 68. Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, 69. e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo 70. (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), 71. para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. 72. Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, 73. segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, 74. libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo 75. em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida. 76. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, 77. para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. 78. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, 79. que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz. 80. O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.


São Mateus, 3
1. Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia. 2. Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus. 3. Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3). 4. João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 5. Pessoas de Jerusalém, de toda a Judéia e de toda a circunvizinhança do Jordão vinham a ele. 6. Confessavam seus pecados e eram batizados por ele nas águas do Jordão. 7. Ao ver, porém, que muitos dos fariseus e dos saduceus vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da cólera vindoura? 8. Dai, pois, frutos de verdadeira penitência. 9. Não digais dentro de vós: Nós temos a Abraão por pai! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão. 10. O machado já está posto à raiz das árvores: toda árvore que não produzir bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 11. Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo. 12. Tem na mão a pá, limpará sua eira e recolherá o trigo ao celeiro. As palhas, porém, queimá-las-á num fogo inextinguível. 13. Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. 14. João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! 15. Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu. 16. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. 17. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.


Também São Marcos relata em seu evangelho as ações de João Batista São Marcos, 1


1. Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías: 2. Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho. 3. Uma voz clama no deserto: Traçai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3). 4. João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados. 5. E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. 6. João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. 7. Ele pôs-se a proclamar: "Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado. 8. Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." 9. Ora, naqueles dias veio Jesus de Nazaré, da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. 10. No momento em que Jesus saía da água, João viu os céus abertos e descer o Espírito em forma de pomba sobre ele. 11. E ouviu-se dos céus uma voz: "Tu és o meu Filho muito amado; em ti ponho minha afeição."



São Mateus, 11; O testemunho de Cristo à respeito de João Batista



1. Após ter dado instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu para ensinar e pregar nas cidades daquela região. 2. Tendo João, em sua prisão, ouvido falar das obras de Cristo, mandou-lhe dizer pelos seus discípulos: 3. Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar por outro? 4. Respondeu-lhes Jesus: Ide e contai a João o que ouvistes e o que vistes: 5. os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, o Evangelho é anunciado aos pobres... 6. Bem-aventurado aquele para quem eu não for ocasião de queda! 7. Tendo eles partido, disse Jesus à multidão a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8. Que fostes ver, então? Um homem vestido com roupas luxuosas? Mas os que estão revestidos de tais roupas vivem nos palácios dos reis. 9. Então por que fostes para lá? Para ver um profeta? Sim, digo-vos eu, mais que um profeta. 10. É dele que está escrito: Eis que eu envio meu mensageiro diante de ti para te preparar o caminho (Ml 3,1). 11. Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. 12. Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam. 13. Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João. 14. E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar. 15. Quem tem ouvidos, ouça. 16. A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros: 17. Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais. 18. João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio. 19. O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos.


São Mateus, 14; a morte de João Batista


1. Por aquela mesma época, o tetrarca Herodes ouviu falar de Jesus. 2. E disse aos seus cortesãos: É João Batista que ressuscitou. É por isso que ele faz tantos milagres. 3. Com efeito, Herodes havia mandado prender e acorrentar João, e o tinha mandado meter na prisão por causa de Herodíades, esposa de seu irmão Filipe. 4. João lhe tinha dito: Não te é permitido tomá-la por mulher! 5. De boa mente o mandaria matar; temia, porém, o povo que considerava João um profeta. 6. Mas, na festa de aniversário de nascimento de Herodes, a filha de Herodíades dançou no meio dos convidados e agradou a Herodes. 7. Por isso, ele prometeu com juramento dar-lhe tudo o que lhe pedisse. 8. Por instigação de sua mãe, ela respondeu: Dá-me aqui, neste prato, a cabeça de João Batista. 9. O rei entristeceu-se, mas como havia jurado diante dos convidados, ordenou que lha dessem; 10. e mandou decapitar João na sua prisão. 11. A cabeça foi trazida num prato e dada à moça, que a entregou à sua mãe. 12. Vieram, então, os discípulos de João transladar seu corpo, e o enterraram. Depois foram dar a notícia a Jesus.


São Mateus, 17; Jesus cita a volta de Elias e os discípulos acreditam se tratar de João Batista


9. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos. 10. Em seguida, os discípulos o interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro? 11. Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas. 12. Mas eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo farão sofrer o Filho do Homem. 13. Os discípulos compreenderam, então, que ele lhes falava de João Batista.