NOTICIAS 2012




Dom Waldemar completa 50 anos de ordenação sacerdotal

Nosso querido bispo emérito dom Waldemar Chaves de Araujo está prestes a completar 50 anos de sua ordenação sacerdotal, o Jubileu de Ouro como é conhecido esta data muito especial na vida dos padres. 

A ordenação sacerdotal é a segunda ordem que um padre recebe, sendo a primeira a ordenação diaconal e a terceira a ordenação espiscopal, que é dada àqueles padres que se tornam bispos.

Parabenizamos dom Waldemar por mais esta dádiva que ele alcançou! Que Deus lhe dê muita força e saúde para continuar sua missão religiosa, com todo Carisma, alegria e entusiasmos que são próprios de sua pessoa.






Ordenação diaconal do Pe. Clécio Alencar em Ingaí
Ingaí tem um carinho muito especial com dom Waldemar e sempre fomos muito agraciados com a sua presença. Ele também sempre nos dedicou uma especial atenção e sempre declarou seu amor por estas terras do lado de cá da imensa cordilheira das Serras da Bocaina, de Itumirim e Carrancas, a nossa região de Ingaí e Luminárias. 

A nossa Paróquia foi a primeira criada por dom Waldemar à frente do bispado de São João del Rei e foi também a comunidade onde ele mais deu posses a párocos e vigários. Também sempre tivemos a presença do bispo entre nós nas festas de nosso padroeiro São Sebastião e nas celebrações do sacramento da Crisma.




 Confira a seguir a programação das celebrações que irão acontecer no Jubileu de dom Waldemar e a biografia do bispo:

Celebrar os 50 anos de dedicação a vida sacerdotal do bispo emérito da Diocese de São João del-Rei (MG), Dom Waldemar Chaves de Araújo. Este é o convite da família Chaves de Araújo para todos os amigos, parentes e familiares do bispo. A Santa Missa em Ação de Graças pelo Jubileu Áureo de Ordenação Sacerdotal de Dom Waldemar acontece neste sábado, 22, às 10h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar (foto), em São João del-Rei (MG). 
E essas comemorações do Jubileu Áureo de Ordenação Sacerdotal do bispo não terminam na cidade dos sinos. Missas também serão celebradas em outros municípios e dioceses mineiras onde Dom Waldemar colaborou com o exercício de seu sacerdócio. Em Bom Despacho, sua terra natal, a missa será neste domingo, 23, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Despacho. Já no outro fim de semana, Dom Waldemar celebra no sábado, 29, às 19h, na Catedral Nossa Senhora Luz, em Luz, e no domingo, 30, às 18h, na Igreja Matriz de São Carlos Borromeu, em Lagoa da Prata. 

Biografia
Dom Waldemar Chaves de Araujo nasceu em Bom Despacho/MG aos 23 de junho de 1934. Filho de Sudário Gonçalves de Araújo e de Maria Felipe do Carmo, sendo seus irmãos: Desi, Antônio, Antônia, Izabel e Henrique.
Cursou o primeiro grau em Bom Despacho, o segundo em Dores do Indaiá e Manhumirim e graduou Filosofia e Teologia em Diamantina/MG, tendo sido ordenado sacerdote em 1962, em sua terra natal.
Em 1966, quando exercia ativamente suas atividades pastorais na Diocese de Luz/MG, foi a Bruge (Bélgica), onde fez especialização em Liturgia Pastoral, Sociologia e Psicologia. Voltando ao Brasil, retomou suas atividades na Diocese de Luz, com intenso trabalho em todas as comunidades que o acolheram. Foi Cura da Catedral, coordenador da Pastoral, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas de Luz, que ajudou a fundar, preparando com carinho suas instalações.  
Outros trabalhos lhe foram solicitados e os exerceu com eficácia desejada como: Diretor das Obras das vocações Sacerdotais, Coordenador da pastoral Catequética, Pastoral Familiar, Vigário Paroquial e Pároco de Lagoa da Prata e de Formiga.
Em 1978, foi agraciado com o titulo de Monsenhor. Quando recebeu a notícia de sua nomeação para Bispo no dia 07 de dezembro, Dom Waldemar assumia o cargo de Reitor do Seminário Diocesano de Luz e Diretor da Faculdade do Alto São Francisco- FASF Luz. Como Bispo em Teófilo Otoni/MG foi Assistente Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo).
Como Bispo da Diocese de São João del-Rei (1996-2010) construiu o novo prédio do Seminário Propedêutico São Tiago, foi Assistente Regional da Pastoral Familiar, membro da Academia de Letras sendo desde 1994, o Assistente Episcopal do Instituto Missio (padre e Diáconos para assistirem os imigrantes brasileiros nos EUA).


fonte : site da diocese de São João del Rei

Almoço e Missa marcam aniversário de Dom Célio
escrito por diocese.
Seg, 17 de Setembro de 2012 13:30
DSC03283
Abraços, presentes, telefonemas, almoço especial e Missa Solene. A programação comemorativa pelos 68 anos de vida do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, contou com muita alegria e oração.  Além do bispo emérito de São João del-Rei, Dom Waldemar Chaves de Araújo, cerca de 30 padres, além de parentes, seminaristas, amigos e funcionários da Cúria Diocesana compareceram ao almoço festivo realizado na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del-Rei (MG) na última sexta-feira, 14.
DSC03240Salão enfeitado, cardápio especial, vídeo surpresa e dezenas de convidados fizeram do almoço um grande presente para o bispo Dom Célio. Sorridente, ele recebeu os abraços, os cumprimentos e os presentes de cada convidado que lá esteve para saudá-lo de modo afetuoso. No vídeo especial preparado pelo Departamento Diocesano de Comunicação, disponível no www.youtube.com/diocesesjdr, os convidados puderam acompanhar fotos do acervo pessoal do bispo e também os criativos presentes virtuais enviados por alguns internautas do site da Diocese.
Após o almoço, um grande número de fiéis e o pároco padre José Bittar aguardavam Dom Célio para a presidência da celebração da Missa Solene das 15h pelo Dia Maior do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Ao final da celebração, o bispo ouviu o canto de parabéns e recebeu outras dezenas de abraços carinhosos da comunidade presentes ao Santuário do Bom Jesus.

_DSC0234Biografia
Dom Célio de Oliveira Goulart é natural de Piracema. Nasceu em 14/09/1944. Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).
Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB. Dom Célio tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.

* Matéria e fotos - Alisson Reis (Dedicom)

DSC03271 DSC03232

O Adro do Santuário esteve repleto de gente na missa de NSra de Nazaré...
Fiéis lotam Missa Campal no Jubileu em Nazareno
Ter, 11 de Setembro de 2012 14:35
DSC07127
Pedir, agradecer, louvar, pagar alguma promessa ou dar testemunho de alguma graça alcançada. Diversos foram os motivos que levaram milhares de fiéis a visitarem o Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Nazareno, Diocese de São João del-Rei (MG), no período de 30 de agosto a 10 de setembro. No último sábado, 8, Dia Maior do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré, a celebração da Missa Campal com o bispo diocesano, Dom Célio, lotou a praça central da cidade.
A programação preparada pelo pároco e reitor local, padre Rondineli Cristino, em conjunto com a equipe organizadora, contemplou doze dias com celebrações, novena, atendimento de confissões, procissão, homenagens, visitação das réplicas dos símbolos da JMJ Rio 2013 e Benção do Santíssimo Sacramento.  
DSC06847Segundo a correspondente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Doraci Ester Teixeira, a alegria e a participação popular, desde as crianças até os idosos, foi marcante para o brilho do Jubileu 2012. “A participação massiva dos fiéis foi percebida desde o início em 30 de agosto. Tivemos a participação especial do Grupo Hulma de São João del-Rei, que há anos vem abrilhantando nossa festa, além da participação de várias pastorais e movimentos que emocionaram os nazarenenses e visitantes”.
O entusiasmo com o Jubileu atravessa gerações e os limites territoriais da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Prova disso é o senhor Antônio Lopes, 69 anos, que deslocou-se de Santo Antônio do Amparo (MG) com toda a família. “Eu já recebi muitas graças. Faz quase 50 anos que venho e hoje estou com minha família”, contou.
A confiança e a gratidão à Nossa Senhora também motivou a participação de Dona Maria Aparecida, 55 anos, moradora de Carmo da Mata (MG). “Vim agradecer a graça que recebemos com a cura de minha mãe que há anos esteve internada no CTI e com a graça de Deus e de Nossa Senhora hoje está curada”, revelou.

Novena e Visitação das Réplicas da JMJ Rio 2013
No decorrer da novena, houve a participação de vários padres da nossa Diocese e também de outras que, com sábias palavras, levaram os fiéis a refletirem sobre os valores humanos, tão necessários à sociedade, tendo como base a Palavra de Deus e o tema geral da Assembleia Diocesana de Pastoral: “Igreja, Casa de Acolhida e Crescimento na Fé”. A realização da novena e a presença dos jovens no Jubileu mereceram elogios do paroquiano Geraldo Pedro dos Santos, 69 anos. “A novena deste ano foi muito bonita e bem preparada, o terço dos homens fez uma boa apresentação na celebração. Gosto quando vejo os jovens rezando como está acontecendo aqui em Nazareno.”
DSC05828Novidade deste ano, a presença da cópia da Grande Cruz e do Ícone de Nossa Senhora (foto) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi decisiva para o envolvimento desses jovens nazarenenses aos quais se referiu o senhor Geraldo. A correspondente da Pascom, Doraci Teixeira, também valoriza a juventude no Jubileu de Nazareno. “Foi um fato histórico para a nossa paróquia. Ficará guardado no coração de cada nazarenense e principalmente dos jovens, que com esperança, lutam para que este mundo seja mais justo”.
A visitação das réplicas da JMJ Rio 2013 também alegrou os jovens de espírito.  “A visita das réplicas no Lar dos Idosos da cidade foi muito importante, pois levou paz e tranqüilidade aos moradores da casa que, ao sorrirem com nossa presença, nos passaram um exemplo de fé e esperança”, disse Eudes membro do grupo de jovens paroquial local, o JUCC.
O Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré 2012 terminou nesta segunda-feira, 10, após a procissão e missa que acontece às 18h na Igreja de Santo Antônio.

Cobertura inédita
Pela primeira vez, o Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré foi levado a todos os internautas com uma cobertura diária, com texto e fotos, promovida pela nova equipe da Pastoral da Comunicação (Pascom) paroquial criada há cerca de cinco meses. Segundo o pároco e reitor do Santuário de Nazareno, padre Rondineli Cristino, o blog paroquial registrou mais de seis mil acessos nos 10 dias do Jubileu. São devotos de Nossa Senhora que puderam acompanhar de forma inédita, inclusive de fora do Brasil, as imagens e o áudio ao vivo da Novena em honra a Mãe de Jesus através da internet. Para acompanhar o resultado completo desta cobertura, acesse  http://santuarionsn.blogspot.com.br

* Redação e edição final – Alisson Reis (Dedicom)
* Colaboração e fotos – Marcos Roberto e Doraci Teixeira (correspondentes da Pascom)

DSC05983 DSC06539
Santuário repleto de fiéis durante a Novena de Nossa Senhora de Nazaré

Paróquia de Bom Jesus do Monte encerra Festa de seu Padroeiro
escrito por diocese
Benção do Santissimo encerra Festa do Bom Jesus
Qui, 06 de Setembro de 2012 13:15
100_5463
A Benção do Santíssimo Sacramento com o bispo diocesano, Dom Célio, encerrou as Festividades em honra ao padroeiro da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte, em São João del-Rei (MG), no último domingo, 2. Mas logo cedo, ainda na madrugada daquele dia, fogos e sinos já anunciavam que a comunidade iniciava um dia especial. Pela manhã, o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Padroeiro, executados antes da Santa Missa das 7h30, fizeram os devotos chegarem um pouco mais cedo para a primeira celebração do Dia Maior, que reservava ainda outras missas, procissão e bênçãos para os paroquianos do Pe. Ilton de Paula Resende e também aos visitantes..
DSC09157A primeira missa contou com a presença expressiva de fiéis e visitantes. “Às 9h, a igreja matriz já não suportava o número de fiéis, que em atenção queriam participar da Palavra de Deus”, narra o correspondente da Pastoral da Comunicação, Marcelo Melo. Após estas celebrações houve a 2ª Corrida Rústica do Senhor Bom Jesus do Monte, com a participação de corredores até de outras cidades como Resende Costa, Barbacena, Dores de Campos e Barroso.
A Missa Solene das 17h foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelo pároco, Padre Ilton de Paula Resende. Centenas de pessoas lotaram a Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Após a celebração, todos devotos do Bom Jesus se dirigiram até a Igreja Matriz, onde se concentraram para acompanhar a saída e o percurso da procissão com belo andor do Bom Jesus e de Nossa Senhora das Dores por algumas ruas da comunidade.
“Uma coisa que nós da Pascom gostamos muito foi o entusiasmo e a boa vontade dos moradores que enfeitaram suas portas com faixas, cartazes, balões, bandeirinhas”, conta Marcelo Melo. Fogos iluminaram o trajeto da procissão até o retorno à praça da igreja matriz, onde houve a Benção do Santíssimo Sacramento que encerrou a Festa do Senhor Bom Jesus do Monte 2012.

* Colaboração e fotos – Pastoral da Comunicação da Paróquia Senhor Bom Jesus do Monte
* Foto da imagem do Bom Jesus - Éder Campos
100_5114 100_5254
A igreja matriz da paróquia ficou pequena para o número de fiéis no Dia Maior da Festa

Mais fotos? Então acesse já e curta você também!
facebook_diocese


DIOCESE DE OLIVEIRA CELEBRA 70 ANOS
 
A diocese de Oliveira, nossa vizinha do Oeste de Minas, completou 70 anos de instalação, confira a noticia publicada no site daquele bispado.

 Com uma bonita celebração, nossa Diocese agradeceu a Deus os 70 anos de sua instalação canônica. Com a presença de caravanas de diversas partes da diocese, nosso Bispo Dom Miguel, com os bispos presentes: Dom Francisco Barroso, nosso Bispo Emérito, e Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia, junto aos demais padres, religiosos e leigos presentes, celebrou uma bonita Missa em louvor a Deus pela proteção de Maria, Senhora de Oliveira, pelos 70 anos de evangelização com Diocese fincada no coração das Minas Gerais para dar muitos frutos.

Deus abençoe nossos caminhos!

Confira as fotos do seminarista Fábio Antônio com os melhores momentos.






 fonte: site da Diocese de Oliveira




Departamento Diocesano de Comunicação divulga Imagens do falsário que se identificou e agiu como Padre na nossa Diocese

Falso_padre_-_Jos_Francisco_de_LimaO DeDiCom e a curia diocesana divulgaram na manhã de hoje as imagens do Falso sacerdote que esteve agindo na nossa diocese.
 Segundo o Departamento de Comunicação, o falso padre foi fotografado agindo nas Paróquias de Bom Jesus de Matosinhos, NSra. da Conceição de Carrancas e até na Catedral do Pillar, sede do nosso bispado, na missa do Crisma, na Manhã da Quinta Feira Santa deste ano de 2012, onde estavam reunidos todos os padres do Clero Diocesano.

Este acontecimento serviu de alerta aos padres e leigos da diocese, mas também mostrou o quanto estamos frágeis e vulneraveis a acontecimentos semelhantes a este.
c8b0bbd1be564c001f8d95b8ee9e2d9c
Em Carrancas ainda há de se compreender que o esperto agiu de má fé e conseguiu enganar o saudoso Monsenhor Jair, pois era Semana Santa e a Paróquia é grande, o padre já está idoso e trabalha sozinho sem o auxilio de nenhum vigário, a cidade é turistica e tudo mais para facilitar a ação do falso Padre.Ainda assim, foi graças a expêriencia do Monsenhor, que desconfiou, que a armação foi descoberta; porém em Matosinhos, uma paróquia com dois padres, Pároco e Vigário, o diacono permanente e ainda seminaristas como podemos ver nas fotos, ele chegou a atender confissão e presidir missa; na Catedral foi pior ainda, o falso padre enganou a mais de 50 sacerdotes, entre bispos, padres, diaconos e seminaristas presentes na missa do Crisma.
DSC05337
Roguemos a Deus proteção e tenhamos os olhos sempre abertos e muita atenção diante de pessoas estranhas ao nosso convivio, como ressaltou dom Célio em nota oficial.



Divulgadas imagens do falso "Pe. José Francisco"



Padre Claudir passa por cirurgia mas já se recupera bem

Quem é bom de memória certamente se recorda dos ultimos anos em que nossa Paróquia ainda era comunidade filial da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias e do inicio da nossa caminhada paroquial com o saudoso vigário Padre Clayton. Naquele tempo quem era pároco da Paróquia vizinha, São Sebastião da cidade de Lavras era o Padre Claudir Possa Trindade.Ele costumava participar das missas concelebradas em Ingaí, sobretudo as missas da fogueira de São João Batista, que eram tradicionalmente celebradas no palco de shows, que era instalado ao lado da Igreja Matriz.
Pois bem, Padre Claudir um tempo depois fois transferido para outras paróquias, chegou a ser reitor e orientador do Seminário diocesano de São João del Rei e atualmente é o pároco da Paróquia de São Judas Tadeu daquela mesma cidade.Recentemente ele passou por uma cirurgia cardiaca na capital do estado Belo Horizonte, mas felizmente está se recuperando bem do procedimento cirurgico; confira a nota divulgada no Portal Diocesano de Comunicação sobre a recuperação do sacerdote:

Padre de SJDR passa bem após cirurgia cardíaca
Escrito por Diocese   
Sex, 24 de Agosto de 2012 09:26
pe_claudir_trindadeCom a graça de Deus e a competência da equipe médica, passa bem o atual pároco da Paróquia São Judas Tadeu, de São João del-Rei (MG), padre Claudir Possa Trindade. Na última terça-feira, 21, o sacerdote passou por uma cirurgia cardíaca realizada no Hospital Biocor, em Belo Horizonte.
Por telefone, ao site da Diocese de São João del-Rei, nesta sexta-feira, 24, padre Claudir manifestou seus agradecimentos sinceros a todos que rezaram e continuam fazendo orações por sua recuperação. A expectativa da equipe médica é que o sacerdote são-joanense tenha alta na próxima terça-feira, 28.
Através de nota enviada ao Departamento Diocesano de Comunicação (Dedicom), o bispo diocesano solicitou orações para o padre Claudir. “Rezemos para que ele possa ter uma boa recuperação", pediu Dom Célio.
PAROQUIA NSRA APARECIDA INALGURA NOVO PRESBITÉRIO
A mais nova Paróquia criada na cidade de Lavras, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, cujo pároco é o Padre Marcos Alexandre, que já trabalhou em Ingaí quando era seminarista, inalgurou recentemente o novo Presbitério de sua Igreja Matriz, a famosa igrejinha.

Confira a noticia divulgada pela PasCon da Paróquia de Aparecida de Lavras:

INAUGURAÇÃO DO NOVO PRESBITÉRIO
ESSA OBRA É SUA!!!.
COM MUITA FESTA E ALEGRIA,  NO DIA 19 DE AGOSTO, SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, FOI INAUGURADO O NOVO PRESBITÉRIO DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA.
A INAUGURAÇÃO ACONTECEU NA MISSA DAS 19:00 H, E CONTOU COM UMA ÓTIMA PARTICIPAÇÃO DO POVO DE DEUS QUE LOTOU A IGREJA MATRIZ.
A SANTA MISSA SOLENE FOI PRESIDIDA POR NOSSO PÁROCO, PE. MARCOS ALEXANDRE E CONCELEBRADA PELO PE. HONÓRIO. ESTEVE PRESENTE TAMBÉM, O FRATER CÉSAR DO SEMINÁRIO DEHONISTA. FOI UM MOMENTO MUITO ESPECIAL, ONDE AS PESSOAS QUE AJUDARAM NA CONSTRUÇÃO NO NOVO PRESBITÉRIO, ESTIVERAM PRESENTES, E FORAM AGRADECIDAS DE MANEIRA ESPECIAL POR NOSSO PÁROCO.
NO FINAL DA CELEBRAÇÃO, FOI ENTRONIZADA NA IGREJA, A IMAGEM DE NOSSA QUERIDA PADROEIRA, A SENHORA APARECIDA, QUE FOI LEVADA POR 3 SENHORES QUE AJUDARAM A CONSTRUIR O NOVO PRESBITÉRIO E PELOS MILITARES ATÉ O SEU NOVO TRONO, HOUVE A CONSAGRAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS E DA CIDADE DE LAVRAS, A NOSSA PARÓQUIA, ENTREGANDO CADA PARÓQUIA DE NOSSA CIDADE AO SEU PATROCÍNIO.
LOGO APÓS A FAMILIA DE DONA MARIA AUGUSTA (COSTUREIRA DA PARÓQUIA) LEVOU O MANTO E A COROA, QUE FORAM GENTILMENTE DOADOS POR ESTA FAMILIA, ATÉ O ALTAR E ENTREGUES A PE. MARCOS, QUE COROOU SOLENEMENTE A IMAGEM DE NOSSA SENHORA, AO SOM DE TROMBETAS, CIRENE DA POLÍCIA MILITAR E DOS FOGUETES, ENCERRANDO ASSIM, ESTE MARCO DE NOSSA PARÓQUIA.
DEPOIS HOUVE BARRAQUINHAS AO LADO DA IGREJA, ONDE FORAM VENDIDOS PASTEL, CALDO DE FEIJÃO E CALDO DE CANA.
" A VOCÊ, QUERIDO IRMÃO, QUERIDA IRMÃ, QUE NOS AJUDOU E ESTÁ NOS AJUDANDO, DEUS LHE PAGUE, QUE NOSSA SENHORA TE ABENÇOE!!. PRECISAMOS DE SUA VALIOSA COLABORAÇÃO PARA PODERMOS FINALIZAR O RESTO DAS OBRAS DE NOSSA MATRIZ!!!. LEMBRE - SE: ESSA OBRA É SUA!!!. "



DOM CÉLIO ENCERRA VISITA PASTORAL A PARÓPQUIA DE  ITUMIRIM 

A próxima Paróquia a receber a visita Pastoral do nosso amado bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart após a nossa Paróquia São Sebastião e São João Batista de Ingaí, foi a Paróquia São José de Itumirim, cidade vizinha à nossa.

Na entrada da Matriz de São José, alguns símbolos ajudam a contar a história daquela comunidade, como uma preciosa relíquia, uma cruz de madeira, que era tradicionalmente usada para marcar a primeira missa rezada dentro das igrejas, assim que se inciavam as obras de construções.Também uma placa gravada em mármore recorda a homenagem feita pelo povo daquela comunidade à dom Frei Inocêncio Engelk - ofm, finado bispo da Diocese da Campanha, bispado a que pertencia Itumirim quando da fundação da Paróquia de São José em 15 de Janeiro de 1935.Outro detalhe que fica registrado na mente e no coração de quem visita a matriz é o Arco da Abóboda que fica sobre o altar mor, com a prece " Sacte Joseph Protector Nostre Ora Pro Nobis - São José Nosso Protetor, Rogai por nós"
Setenta e sete anos depois, outro bispo, também Frei Franciscano da ordem Franciscana Menor, como dom Inocêncio, dom Célio, é recebido no altar da Igreja Matriz com festa pelo povo de Itumirim.

Segundo o pároco Padre Bolivar, em entrevista ao Departamento diocesano de Comunicação : " a visita de Dom Célio surpreendeu positivamente a todos. 'A presença da pessoa de Dom Célio foi um espetáculo. Ficamos muito a vontade, foi uma benção', declara o sacerdote. Padre Bolivar também revelou outro momento marcante nesta Visita Pastoral. 'O contato com as crianças das escolas, a saudação através de palmas dos pequenos, agradou muito ao nosso bispo'”.

Em Itumirim, além de visitar todas as repartições publicas da cidade, casas de doentes, o bispo esteve também nas capelas urbanas e rurais que fazem parte da Paróquia.Celebrou inclusive nas capelas do Rosário e de Macuco de Minas, os dois distritos que fazem parte do munícipio.
Para encerrar a Visita Pastoral houve a celebração do Sacramento da Crisma.
Confira as fotos da Visita Pastoral cedidas ao Dedicom pela Pastoral da Comunicação daquela Paróquia:



NAZARENO PRESTA BELA HOMENAGEM AO PADRE JOSÉ CASSIMIRO
Na próxima semana começa o tradicional Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré a padroeira da Paróquia e Santuario de Nazareno.A famosa festa de Nazareno como é conhecida na região.
Há aproximadamente 5 meses, no ultimo dia do mês de fevereiro deste ano, veio a falecer naquela Paróquia o saudoso Padre José Cassimiro da Silva, que no
passado também foi pároco da Paróquia de Sant'Ana da cidade de Ferros, no leste do Estado de Minas Gerais.
O povo de Nazareno e região ficou muito comovido com a morte do Padre Zé pois aquele sacerdote trabalhou por muitos anos naquela comunidade e também é natural de Nazareno.
Na Segunda feira foi notificado pelo portal de Comunicação da Paróquia de Nazareno a homenagem prestada pelo novo Pároco Padre Rondineli e pelos paroquianos ào Padre José Cassimiro, a ampliação e ornamentação especial realizada no tumulo onde foi sepultado o velho sacerdote. Confira a nota divulgada pela PasCon da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré:
O túmulo é uma homenagem realizada pela comunidade 
paróquial e de seus pastores Padre Rondineli e  Dom Célio de Oliveira Goulart. Passados 5 meses de seu falecimento, o cemitéiro recebe uma nova e bela escultura, o túmulo do Padre José Cassimiro. Padre zé, carinhosamente chamado por muitos ,dedicou boa parte de sua vida pela envagelização dos paroquianos de nossa cidade. Agradecemos a todos que ajudaram para que essa homenagem fosse realizada.Nossa Senhora de Nazaré abençõe a todos e que Padre José Cassimiro continue intercedendo por todos nós!





VISITA PASTORAL DE DOM CÉLIO A INGAÍ

Ingaí é a terra da fogueira, a maior e mais bela de toda a região. São 80 anos de tradição e fé em São João Batista, que desde 2011, por iniciativa do atual pároco Padre Leandro, se tornou nosso padroeiro principal ao lado de São Sebastião.
No mês de Junho nossa Paróquia celebrou a festa de São João Batista e queimamos a enorme fogueira de 35 metros de altura, em julho nos preparamos e recebemos na nossa cidade durante uma semana a Cruz e o Ícone, símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
E eis que chegou o mês de Agosto e no primeiro dia deste oitavo mês do ano de 2012 tivemos a grande honra de receber em nossa Igreja Matriz, para uma grande visita pastoral o nosso Estimado e saudoso Bispo Diocesano dom Frei Célio de Oliveira Goulart – ofm.
O bispo que assumiu a diocese em maio de 2010 esteve entre nós desde a tarde de quarta feira, dia 1º de Agosto até a manhã deste domingo, quando ele seguiu em viagem para Leopoldina, onde iria concelebrar a missa que marca os 70 anos daquela diocese, que também faz parte da nossa Arquidiocese de Juiz de Fora.
Durante os dias que esteve em Ingaí, a começar na quarta feira mesmo, dom Célio realizou diversas atividades em nosso munícipio, visitou os prédios do poder publico, as escolas, as casas dos doentes, o lar dos velhinhos, prédios da área da saúde, algumas casas da cidade e do campo; além de ter visitado as oito capelas já construídas nas comunidades rurais que fazem parte da nossa Paróquia, onde teve a oportunidade de conhecer também o povo das outras duas comunidades em construção.
No Entardecer do primeiro dia, o bispo foi acolhido pelos Paroquianos de Ingaí em frente à igreja Matriz. Depois da Hora do Ângelus, ele presidiu uma missa organizada pelos Homens do grupo do terço masculino.
Ainda na noite de quarta ele visitou a Capela de Santo Antônio e São Geraldo Magela na Comunidade da Soca, onde também celebrou uma missa e lhe foi servido um jantar.
No dia seguinte, dia 02 de Agosto, já de manhãzinha às 08h00min horas o bispo foi recebido na Escola Municipal Cantinho Feliz, onde ele abençoou a maior riqueza da nossa cidade, as crianças, o futuro da nossa nação e como bem Disse Nosso Senhor Jesus Cristo, “é delas o Reino dos Céus”.
Da escolinha, o bispo seguiu para os prédios da Saúde, onde são atendidos e tão bem cuidados, os enfermos da nossa cidade. Ele conheceu as dependências da Unidade Assistencial de Saúde Madre Tereza, PSF Antônio da Costa Martins, Farmácia Joel Lopes de Barros, centro de Fisioterapias e Centro Odontológico.
Após o almoço, o Bispo esteve na Prefeitura Municipal, junto ao prefeito Giuliano Ribeiro Pinto e equipe administrativa, em seguida retornou à Escola Cantinho feliz para ver as crianças do turno da tarde e às 15 horas celebrou uma missa com Unção dos Enfermos e bênçãos para os idosos.
Às cinco e meia da tarde ele conheceu e celebrou uma missa na Capela de Nossa Senhora de Fátima da Comunidade de Vila Candinho. Outra capela que o bispo conheceu naquela noite foi a de Nossa Senhora de Nazaré na Comunidade do Tomba, onde ele celebrou uma missa e em seguida lhe foi servido o jantar.
Na sexta feira, dia 03 a visita continuou e o bispo esteve pela manhã, na Escola Estadual Ramiro de Souza Andrade, visitou a casa de alguns doentes e realizou uma benção na Câmara Municipal de Vereadores.
Ao meio dia ele almoçou, naquela tarde ele viajou até o extremo do nosso munícipio, próximo à Luminárias, onde conheceu e celebrou uma missa na Capela da Sagrada Família, a igrejinha da serra, na Comunidade do Jaguara. Voltando de lá o bispo esteve novamente na Escola Ramiro, conhecendo os alunos do turno da tarde.
Ainda com o sol no céu, o bispo retornou à Igreja Matriz e esteve na secretária Paroquial, fazendo uma auditoria no Livro de Caixa, Livro de Tombo e livro de sacramentos. Conversou bastante com Maria Dolores, que é a responsável pela secretária desde a fundação da Paróquia e conheceu a história da nossa igreja de Ingaí.
Naquela noite ele presidiu a missa da primeira Sexta Feira do mês organizada pelo Apostolado da Oração na Igreja Matriz e em seguida seguiu para a Comunidade da Bocaina, onde conheceu a Capela de Nossa Senhora Aparecida e celebrou uma missa. Em seguida o bispo jantou naquela comunidade.
No ultimo dia de atividade da Visita Pastoral, o sábado, o bispo já iniciou os trabalhos ainda pela manhã, se reuniu com o Conselho Pastoral Paroquia, o CPP, numa reunião importantíssima com as lideranças de nossa Paroquia e o padre, onde teve a oportunidade de conhecer a realidade pastoral de Ingaí e de nos passar relevantes e inolvidáveis orientações sobre a forma como uma paróquia deve funcionar. Sobre esta reunião faremos uma postagem especial e detalhada ainda essa semana aqui no blog.
Após a reunião, dom Célio Seguiu para o Asilo de Ingaí, por ele chamado carinhosamente de lar dos velhinhos. Lá ele teve a oportunidade de conhecer os internos daquela instituição filantrópica e deu uma benção especial.
Do lar dos velhinhos, dom Célio seguiu para a Comunidade rural de Vista Alegre, onde na Capela de Nossa Senhora da Conceição ele celebrou uma missa, em seguida almoçou naquela comunidade e partiu para a Estação Férrea de Paulo Freitas. Lá ele celebrou uma missa e logo em seguida plantou uma árvore, símbolo que marca a passagem de nosso bispo por aquelas terras.
Na Estação de Paulo Freitas, que sempre foi a estação de trem de Ingaí, está construída a capela mais antiga da nossa região, a Capela de Santa Catarina de Alexandria. Paulo Freitas no passado foi uma importante e movimentada Vila, porta de entrada da nossa cidade, por onde chegavam os visitantes, alimentos e todos os recursos usados em Ingaí, como a imagem de São João Batista, um bem tombado como Patrimônio Histórico da cidade. Esta Comunidade fica próxima à imponente Serra do Galinheiro, uma grande fortaleza de pedras entre Carrancas e Ingaí.
De Paulo Freitas o bispo foi para o Campestre, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, outra capela muito antiga na nossa cidade, lá celebrou a missa e conheceu a comunidade.
Durante todos os momentos da visita, viagens e paragens, nosso pároco Padre Leandro esteve fielmente ao lado de dom Célio e foi com o bispo acolhido com todo carinho pelo povo.
Pra finalizar a Visita estava prevista uma missa na Igreja Matriz e esta missa foi celebrada às 19h30min, mas uma surpresa muito agradável foi feita à nossa Paróquia. Recebemos a honrosa presença do nosso estimado ex-pároco Monsenhor Waldyr Henrique Mancini(de Luminárias), que desde 2009 não nos visitava. O povo ficou muito feliz com a presença do Monsenhor e mais ainda por podermos ver que ele está vendendo saúde, apesar dos mais de 80 anos de vida e quase 60 anos de sacerdócio, o velho padre está de pé, firme e forte, até dirigindo ainda durante o dia e como ele mesmo fez questão de nos mostrar, ainda com folego para gritar o inesquecível “Viva São Sebastião e Viva Ela!!!(Nossa Senhora)”.
Homenagens foram prestadas a dom Célio, ao Padre Leandro e ao Monsenhor na missa de despedida. Nossa Paróquia manifestou em simples gestos a imensa gratidão pela Visita Pastoral de nosso bispo.
A coordenadora da Pastoral da liturgia leu uma mensagem para dom Célio no final da missa e como ela citou, não dizemos que as portas estarão sempre abertas para ele, mas sim, que na nossa igreja não há portas para serem fechadas ou abertas. Que ele volte sempre que possível ou que estiver precisando de um abraço amigo e de um saudoso aperto de mão de seus irmãos e filhos ingaienses.
A gratidão também é grande ao Padre Leandro que se empenhou para que esta visita fosse tão iluminada e produtiva, a todos que se empenharam na acolhida ao bispo, ao Monsenhor Waldyr, pela feliz companhia e acima de tudo ao Bom Deus por nos fazer dignos de ter pastores tão dedicados à frente da nossa Igreja Particular de São João del Rei e Ingaí.   
Texto: Professor Vinícius Ferreira de Miranda - Pastoral da Comunicação - Paróquia São Sebastião e São João Batista de Ingaí.
Fotos: Padre Leandro e Brazilissa Maria
  

 PRÉDIOS DA SAÚDE




CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA - BOCAINA


 CAPELA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - VISTA ALEGRE


 CAPELA SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA - PAULO FREITAS


 CAPELA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA-VILA CANDINHO



CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA - CAMPESTRE
 

 CAPELA SAGRADA FAMÍLIA- JAGUARA

 CAPELA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ - TOMBA

 ESCOLA MUNICIPAL CANTINHO FELIZ


 ESCOLA ESTADUAL RAMIRO DE SOUZA ANDRADE


 PREFEITURA MUNICIPAL

 CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES


 REUNIÃO COM O CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL - CPP



 MISSA DE UNÇÃO DOS ENFERMOS




 VISITA AS CASAS DA COMUNIDADE





 VISITA AO LAR DOS VELHINHOS

 MISSA DE DESPEDIDA - PRESENÇA DO MONSENHOR WALDYR








DIA DE SANT'ANA PADROEIRA DE LAVRAS
 Hoje é dia de Sant'Ana, segundo a tradição Católica ela era a mãe de Nossa Senhora, sendo assim a Avó de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Sant'Ana é a padroeira da cidade de Lavras e da Paróquia mais antiga daquela cidade, que deu origem às outras Paróquias de Lavras e várias da região.Recordamos que Ingaí também já foi comunidade filial da Paróquia de Sant'Ana, assim como Luminárias e Itumirim.A paróquia de Sant'Ana há mais de um século e meio é atendida pelos Padres Dehonianos do Sagrado Coração de Jesus.Esta Congregação possui na cidade de Lavras um seminário que já foi por muito tempo o seminário diocesano e por onde já passaram vários sacerdotes de nome reconhecido em todo o país e no exterior, como o Padre Fábio de Melo, Padre Zezinho e o Padre Israel Batista de Carvalho, que morreu no ano de 2010, após realizar um reconhecido trabalho filantrópico na nossa região, cuidando de Jovens dependentes de drogas na Fazenda Senhor Jesus, próximo a Ribeirão Vermelho; também o nosso ex-vigário Padre Silvestre Muller ainda é vigário na Paróquia de Sant'Ana, onde vive sob os cuidados dos seus irmãos e colegas padres que trabalham naquela Paróquia.
Confira a seguir algumas fotos da Igreja Matriz de Sant'Ana de Lavras, que retratam o Passado e o Presente daquele templo que é tão importante para a história da cidade e Região.




 



 













Diocese participa do 3º Encontro Nacional da Pascom
Escrito por Diocese   www.diocesedesaojoaodelrei.com.br
Seg, 16 de Julho de 2012 12:15
140712121203_pascomA partir da próxima quinta-feira, 19, a cidade de Aparecida (SP) sediará o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). O objetivo do evento é reunir todas as pessoas que fazem a comunicação católica no Brasil, para trocar, partilhar, celebrar, e fazer da ocasião, um espaço de reflexão e aprimoramento do ser. Para o encontro, que prossegue até domingo, 22, são esperados mais de 600 comunicadores de todo Brasil, dentre eles o assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, padre Rondineli Cristino, e o jornalista do site da diocese, Alisson Reis.
A programação do evento foi planejada por representantes de alguns Regionais da CNBB, que ficaram reunidos em Brasília durante dois dias, sob coordenação da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação Social da CNBB, irmã Élide Fogolari. O evento terá início nessa quinta-feira, 19 de julho, às 19h, com a abertura feita pela coordenadora da Pascom do Regional Sul 4 (Santa Catarina) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Maria Terezinha de Campos. Na ocasião será lançado o Hino e a Logomarca da Pascom.
A organização do evento afirma que ainda há vagas e os interessados podem fazer as inscrições no local do encontro. O custo da inscrição é de R$ 395,00 com direito a 3 diárias no hotel, almoço, jantar e café. Se não necessitar de hospedagem, o valor da inscrição é de R$ 30,00.

padre_Rondineli Alisson_Reis_Gonzaga
 Em busca de novidades para o desenvolvimento dos trabalhos na Diocese de SJDR, padre Rondineli Cristino e Alisson Reis viajam para o 3º Encontro Nacional da Pascom 

 BENÇÃO DA MATRIZ COMPLETA 62 ANOS


Na tarde do dia 20 de outubro de 1931, às 16:00 horas (mais ou menos) um forte temporal caiu em Ingaí ( novo nome da localidade de Pinheirinho) e um raio atingiu a casa do senhor Severino, que ficava nos fundos da Igreja Matriz, atingindo também a capela e derrubando a parede do fundo onde estava o altar-mor, além de outras coisas inclusive um quadro de São Sebastião pintado em uma tábua(foto ao lado).
Ao passar a chuva foi rezado um terço em reparação.
No outro dia o senhor Francisco Nepomuceno avisou o +Padre Frederico Bangder (SCJ de Lavras) do acontecimento e ele veio logo em seguida.Fizeram uma limpeza na igreja, celebrou se uma missa e o padre pediu que reconstruíssem a parede e fez a compra de novos paramentos.
Sempre admirado com o tamanho dos adobes de que a Igreja era construída e do acontecimento, nesta missa o +Padre Frederico fez a promessa de fazer erguer os anos, uma fogueira dedicada à São João Batista, daquela data em diante, para que livrasse a comunidade dos raios, que em outras ocasiões já haviam até matado pessoas.A primeira fogueira foi feita no dia 23 de junho de 1932.
Em 1941, assumiu a comunidade de Ingaí, o +Padre Bernardo Konner (scj), e formou se a primeira comissão da igreja, com o intuíto de se construír a nova Matriz da cidade.Se destacaram nesta comissão os senhores Arthur Leite, Antônio Afonso Leite, Gabriel Andrade Junqueira, Salvador Ferreira Diniz, Ramiro de Souza Andrade e outros.
No ano seguinte, 1942, celebrou se a ultima missa na velha capela de adobes.
As imagens foram guardadas no prédio da Instrução(escola), onde também se realizavam os ofícios religiosos, pois a capela foi demolida.


Participaram da construção da matriz: os homens da cidade; lideraram a obra: os senhores João Francisco( João da alta), Luiz Antônio Furtado, Sebastião Rita da Silva e o pedreiro, que veio de Lavras, era o José Lucio de Moraes.Padre Bernardo era o pároco e o sacristão era o senhor Antônio Teodoro.
Dois anos depois, em 1944, Padre Bernardo celebrou a primeira missa na nova igreja, ainda sem portas e janelas, sem reboco e o chão era de terra batida.

No domingo 22 de junho de 1950 o +Padre Marino Antonio Knoff(scj) celebrou a benção da nova igreja, um dia festivo, a nova matriz estava pronta.A festa da fogueira daquele ano teve esta alegria especial.

Aniversário de ordenação sacerdotal de dom Célio de Oliveira Goulart

Nesta quinta-feira, 12, o bispo da Diocese de São João del-Rei está completando 43 anos de entrega a vida sacerdotal. Em virtude da data, várias tem sido as manifestações de carinho enviadas ao pastor diocesano. Seja por cartas, telefonemas, e-mails, mensagens no twitter e facebook da Diocese de SJDR e também pessoalmente. Antes de acompanhar algumas destas mensagens, confira o resumo da trajetória de vida de Dom Célio.

Uma caminhada de fé
Dom Célio de Oliveira Goulart é natural de Piracema. Nasceu em 14 de setembro de 1944. Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).
Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da Diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a Diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.
Em 17 de julho de 2010, Dom Célio tomou posse como bispo da Diocese de São João del-Rei, missão a qual exerce com muito carinho e dedicação até hoje.

fote: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

 

Velório de Dom Eugênio

Corpo de dom Eugenio Sales é velado na Catedral do Rio
adcionada em 10/07/2012
O corpo do cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro é velado na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, no Centro, na tarde desta terça-feira (10). Por volta das 13h40, os fiéis faziam orações em volta do caixão do cardeal, que está posicionado em frente ao altar.

Após a missa, o arcebisbo do Rio dom Orani Tempesta fez uma oração e disse que os fiéis poderão dar o seu último adeus ao dom Eugenio até as 15h de quarta-feira (11) e que o velório vai ser realizado durante toda a madrugada. Cerca de 500 fiéis participaram da missa.


De acordo com a Arquidiocese do Rio, o enterro será realizado na quarta porque o irmão de dom Eugenio e arcebispo emérito de Natal (RN), dom Heitor de Araújo Sales, e o bispo auxiliar de dom Eugenio, bispo dom Kall Joseph Roner, estão vindo do interior da Suíça.


Dom Eugenio é o segundo cardeal a ser enterrado no chão da cripta da Catedral do Rio. O primeiro cardeal a ser sepultado no local foi dom Jaime Câmara, que morreu em 1971. Segundo a arquidiocese, a cripta tem 25 mil nichos que podem ser adquiridos por qualquer pessoa, mas o chão do local é reservado aos bispos da Igreja.


O caixão do cardeal foi levado para a Catedral pelo caminhão do Corpo de Bombeiros, seguido por um comboio. Ao chegar à catedral, ele foi recebido por uma salva de palmas e pela banda da Polícia Militar. Uma pomba, que simboliza a paz, pousou sobre o caixão no momento em que foi solta.


Dom Eugenio morreu às 22h30 desta segunda-feira (9), aos 91 anos, após sofrer um infarto em casa.


Os fiéis já aguardavam do lado de fora desde a manhã. O caixão foi recebido pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes e pelo Arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, que às 12h30 celebrava missa. Sobre o caixão, foi colocado uma bandeira do Brasil.

Polícia Militar executou o Hino Nacional e a Marcha Pontifícia. Por um tapete vermelho estendido na porta da igreja, o caixão foi levado por homens do Corpo de Bombeiros até a porta do templo.


Por volta das 10h30, os fiéis começaram a chegar à Catedral para participar da cerimônia. Segundo a moradora de Vila Isabel Ieda Duque Accioli, dom Eugenio fará muita falta à Igreja. “Ele era um cardeal muito participante. Deu a vida dele pela Igreja. Era muito carismático. Vai fazer falta. Era uma pessoa fechada, mas de muito bom coração”, afirmou a fiel. Já Maria de Fátima Moreira Santo, que vai todos os dias à igreja, nesta terça resolveu ir assistir à missa na Catedral para prestar uma última homenagem ao cardeal.

Fotos: G1.com; link: www.catedra.com.br

 

Morre aos 91 anos no Rio de Janeiro o mais antigo Cardeal da Igreja Católica

Aos 91 anos, morre no RJ o mais antigo cardeal da Igreja Católica
Escrito por DEDICOM Diocese de São João del Rei   
Ter, 10 de Julho de 2012 09:49
Cardeal_salesA Arquidiocese do Rio de Janeiro informou no fim da noite desta segunda-feira, 9 de julho, a morte do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugênio de Araújo Sales, aos 91 anos, vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré, na capital carioca. “Foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil”, avaliou dom Orani João Tempesta, em entrevista aoJornal da Globo,  na madrugada desta terça-feira.

Atualmente, dom Eugênio era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Teve uma presença importante na questão dos refugiados, e foi uma referência para o Vaticano em relação à Igreja no Brasil. “Lembramos de sua atuação na Favela do Vidigal, ajudando os mais necessitados. Foi alguém que nunca deixou a fidelidade ao seu amor à Igreja e ao Santo Padre”, recordou dom Orani.
O velório ocorrerá durante esta terça-feira na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. Já o enterro ainda não tem data marcada, mas está previsto para quarta-feira, quando o irmão de dom Eugênio, dom Heitor Sales, que foi arcebispo de Natal (RN) voltar de uma viagem à Europa.
Biografia
Dom Eugênio Salles nasceu em Acari (RN) no dia 8 de novembro de 1920, e fez seus primeiros estudos em Natal onde ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Os cursos de Filosofia e Teologia foram realizados Seminário da Prainha, em Fortaleza. A ordenação presbiteral ocorreu em dia 21 de novembro de 1943.
Com apenas 33 anos, em 1954, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio XII. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, função que exerceu até a chegada de dom Nivaldo Monte, em 1965. Em seguida, tornou-se administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador e, quatro anos depois, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, pelo papa Paulo VI.
No período em que esteve em Salvador, dom Eugênio foi o criador das Comunidades Eclesiais de Base, da Campanha da Fraternidade e do Movimento de Educação de Base. Foi também um dos primeiros a implantar o Diaconato Permanente na Igreja no Brasil. No tempo da Ditadura Militar, realizou, em segredo, diversas ações em prol do abrigo a perseguidos políticos.
Em 1969, dom Eugênio foi criado cardeal presbítero pelo papa Paulo VI, e chegou a ocupar cargos em onze congregações no Vaticano. Em 13 de março de 1971, foi nomeado para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, função que exerceu até 2001, quando sua renúncia foi aceita. Ele já estava com 80 anos de idade.
Sua atuação teve como inspiração o seu lema episcopal, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios: "Impendam et Superimpendar" (2 Cor 12,15): “De muito boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”.
Fonte: site da CNBB

DIVULGADAS AS PRIMEIRAS IMAGENS DO ENVIO DA CRUZ E ICONE DA JMJ PARA LUMINÁRIAS

Estas são as primeiras imagens divulgadas da viajem realizada pelos Jovens de Luminárias a Ingaí, para buscarem a cruz e o ícone de Nossa Senhora, réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude. As fotos foram publicadas por jovens da Paróquia de NSra. Do Carmo e pelo Padre João Rodrigues Dantas, pároco daquela paróquia e que também veio até Ingaí para buscar a cruz.No decorrer do dia publicaremos outras fotos e a cobertura completa da despedida dos símbolos em nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista.






 

SIMBOLOS DA JORNADA DIOCESANA E MUNDIAL DA JUVENTUDE SEGUEM PARA LUMINÁRIAS

Agora é a vez da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo da cidade de Luminárias receberem os símbolos da Jornada Mundial da Juventude.
Agradeçamos ao Senhor Deus pelos emocionantes momentos vivenciados na Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí durante esta semana que os símbolos estiveram aqui.Agradecemos também a todos os jovens pelo esforço em Louvar o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora durante esta passagem dos símbolos por Ingaí.Toda a comunidade Paroquial demonstrou a alegria e a felicidade de poder-mos participar deste grande Evento Diocesano e que envolve a Igreja Católica no mundo inteiro.
Vamos a Luminárias levar a cruz à cidade da Luz ....

 

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO EM TODA A DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI


A Pastoral da Comunicação em nossa diocese de  São João del Rei a cada dia que passa tem se consolidado um pouco mais como uma realidade no nosso bispado e nas Paróquias que compõem esta nossa igreja particular.

A pastoral é uma pastoral antiga na nossa igreja Católica, foi criada pelos cardeais em Roma durante o Concilio Vaticano II e na nossa diocese também, pois desde o tempo de Dom Delfim Ribeiro Guedes, já circulava por entre as paróquias um boletim mensal, com as noticias diocesanas.
O portal de Comunicação diocesano na internet, o site e os sites das Paróquias são bem mais recentes, todos foram criados depois do ano 2000, mas já fazem parte da realidade pastoral de mais da metade das 40 Paróquias  da nossa diocese, somando um total de 25 Paróquias com um Portal Oficial de Comunicação na rede mundial de Computadores, a internet, além daquelas Paróquias que possuem seus perfis nas redes sociais, principalmente no facebook.Lembramos ainda das Comunidades Filiais de Paróquias, como Vitoriano Veloso e Santuario da Santissima Trindade em Tiradentes, Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno que também possuem seus sites e blogs.

Alguns portais estão desativados ou desatualizados, como é o caso dos sites da Catedral do Pilar de SJDR, Paróquia NSra. Auxiliadora e Paróquia São Sebastião de Lavras.Já outros 3 sites da Forânia de Prados foram reativados e atualizados; das Paróquias de NSra da Conceição de Prados, NSra da Penha de França de Resende Costa e NSra. das Dores de Dores de Campos.Confira a seguir o link para acessar estes sites e os outros das Paróquias que já possuem seus portais de Comunicação na internet, além de um mapa com a relação destas paróquias.
 



Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Prados)

http://www.paroquiadeprados.com.br/site

Paróquia Nossa Senhora das Dores (Dores de Campos)


Paróquia Nossa Senhora da Penha de França (Resende Costa)

http://www.senhoradapenha.com.br




 

PADRE DE SÃO JOÃO DEL REI COMEMORA ANIVERSÁRIO

Comemora mais um ano de vida hoje, o Reverendíssimo Padre Antônio Claret Albino, ou Padre Claret, como muitos preferem se dirigir ao pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São João del Rei e ex pároco da Paróquia vizinha, São José de Itumirim, cujo atual pároco é o saudoso Padre Bolivar de Vieira Rezende Queiróz.
Padre Antônio tem uma bonita história com a comunidade de Itumirim e é muito estimado pelos moradores daquela cidade onde ele exerceu suas funções sacerdotais.

PARABÉNS PADRE ANTONIO CLARET !!!

 

RETIRO DO CLERO DIOCESANO

“No transcorrer desses dias de Retiro Espiritual, se consolidaram ainda mais a amizade e a fraternidade de nosso presbitério, como testemunho de comprometimento com a unidade presbiteral e de nosso compromisso de vida consagrada”. Esta foi uma das declarações do padre Saulo José Alves, durante a leitura oficial dos agradecimentos do clero ao bispo diocesano, Dom Célio e a todos envolvidos na organização do Retiro Espiritual do Clero, realizado de 25 a 28 de junho deste ano, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG).
Após quatro dias de oração, reflexão, atividades culturais, partilhas de experiências e celebrações, inclusive com momento mariano, vigílias e celebração penitencial, dezenas de sacerdotes da Diocese de São João del-Rei retornaram renovados para a continuidade dos trabalhos de evangelização em suas respectivas paróquias. Cada dia da programação do retiro foi organizado por uma das quatro foranias da diocese.
DSC02550
Para o pároco de Sant'Ana, em Barroso, padre Fábio Damasceno (foto) “O retiro é tempo especial da graça de Deus, possibilita a retomada de nossa vida presbiteral e pessoal, assim como nossa opção fundamental por Cristo e pela Igreja”. Quem também concorda com o padre Fábio Damasceno, é o reitor do Seminário Diocesano São Tiago, em Juiz de Fora, padre Antônio Carlos Trindade. Para ele o retiro proporcionou uma revisão de vida, renovação espiritual, recordação da grandeza do ministério presbiteral e ânimo para continuar a caminhada de fé.
DSC02559
O vigário paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, padre Álisson Sacramento (foto), destaca o empenho e carinho do orientador espiritual do retiro, o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart. “Sem dúvida nenhuma foi um momento adequado de para nos aproximarmos mais de Cristo e nos identificarmos com Ele. Nossa gratidão a Dom Célio pelo testemunho e incentivo na nossa missão”, agradeceu o sacerdote que também é o reitor do Seminário Diocesano São Tiago, em São João del-Rei.

DSC02585O carisma e empenho de Dom Célio também foi ressaltado pároco pelo pároco de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação, em Andrelândia, padre Domingos Sávio, e pelo pároco de São José, em Itumirim, padre Bolivar Vieira (foto). “Sensibilizei-me pela pessoa dele, que muito me tranqüilizou. Sua serenidade e bom humor muito me alegraram e me passaram confiança”, contou padre Bolivar.


A reflexão do Documento de Aparecida foi destacada pelo vigário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras, padre Odair José de Carvalho (foto). “Foi um momento forte de oração pessoal e comunitária para renovarmos, à luz e ação do Espírito Santo, nossa sublime vocação de presbíteros, estudando e refletindo também o Documento de Aparecida”. Padre Jésus Arantes, coordenador diocesano de pastoral e pároco de Santa Rita, em Ritápolis, também elogiou as reflexões de Dom Célio acerca deste documento.
O Retiro Espiritual do Clero terminou na tarde da última quinta-feira, 28 de junho, logo após o almoço. Rezemos pela perseverança dos bons frutos deste retiro espiritual 2012.
Matéria – Alisson Reis (Dedicom)
Colaboração e fotos – Padre Rondineli Cristino (assessor diocesano da Pascom)

 

VISITA DA CRUZ E DO ICONE DA JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE


Nossa paróquia tem a felicidade de receber durante esta semana a Cruz e o Icone da Jornada Diocesana da Juventude, uma peregrinação que antecede a Jornada Mundial da Juventude, prevista para o ano de 2013, quando receberemos o Sumo Pontifice o papa Bento XVI no Rio de Janeiro.Saiba mais visitando o site da JMJ http://www.rio2013.com/pt .

Os símbolos da Jornada diocesana estão percorrendo todo o nosso bispado de São João del Rei e na tarde de ontem, nosso pároco Padre Leandro, junto com o Padre João Dantas da Paróquia de Luminárias foram na cidade de Dores de Campos buscar a Cruz e o Icone com a imagem de Nossa Senhora .














A viagem de mais de 400 quilômetros foi feita de caminhão e os Paroquianos da Paróquia de Nossa Senhoras das Dores de Dores de Campos se despediram emocionados dos símbolos, que ficarão por uma semana em Ingaí e depois serão levados até Luminárias.


Na missa da Noite, na festa de São Pedro e São Paulo na nossa Matriz o povo já teve a oportunidade de venerar e admirar estes marcos da Jornada Diocesana da Juventude.























FESTA DA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO BATISTA DE INGAÍ 2012
















“Um dia na Galileia, um homem chamado João, Falava com ternura, de amor aos seus irmãos...
Seu rosto resplandecia, a paz que ele trazia, fazei penitencias, sempre, sempre João dizia...
Viva João Batista, Viva o precursor; Porque João Batista, anunciava o Salvador
Às margens do Jordão, João batizava o povo, dizendo que Deus viria instaurar um Reino Novo...
As vezes João se zangava com os duros de coração, dizendo que já estava muito perto a Salvação...”
E ao som deste hino, mais uma vez, como fazemos há 80 anos nossa comunidade de Ingaí celebrou o Glorioso São João Batista, agora também nosso Santo Padroeiro.
A festa oficial com quermesse e com novena começou no inicio do mês, com a procissão de Corpus Christi e Benção do Santíssimo Sacramento no dia 07 de junho. Depois teve o tríduo do Sagrado Coração de Jesus, Tríduo e festa de Santo Antônio e em seguida a novena do Padroeiro São João batista que teve inicio no dia 14.
Daquela data em diante, muita coisa bonita aconteceu na nossa igreja de São Sebastião e São João Batista...
Recebemos as comunidades rurais na Igreja Matriz, o Laticinios PJ, as escolas do Municipio, Camara Municipal, Prefeitura, entidades sociais, terço dos homens, movimentos e pastorais da nossa paróquia; Padres da região também presidiram algumas missas durante a festa, assim como nosso ex vigário Paroquial Padre Clayton Nogueira, o outro Padre Leandro, amigo do nosso pároco Padre Leandro e o Padre Alisson Sacramento, vigário da Catedral do Pillar de SJDR.
MISSAS TEMATICAS
Em alguns dias da festa as missas foram temáticas, em homenagem à São João Batista, como no dia que a Paróquia de Ijaci e o seu pároco Pe. Nélio participaram, trazendo a “missa Afro”. Também tivemos “missa sertaneja” e a “missa caipira”, que foi celebrada no dia da fogueira.
BANDA DE NAZARENO E TERÇO DE OUTRAS PARÓQUIAS
Abrilhantaram a festa do padroeiro, a banda de Musica de Nazareno, o Terço dos Homens de Itutinga, de Itumirim e de Luminárias, além da irmandade do Santissimo Sacramento de Itumirim, do Terço de são Gonçalo de Lavras e do pároco da Paróquia NSra. Aparecida de Lavras.
PRESENÇA DO BISPO
Na terça feira, dia 19 de junho, nosso bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart marcou presença na novena de São João Batista e no dia seguinte seguiu em viagem para a Paróquia vizinha, NSra do Carmo de Luminárias onde ele realizou a Visita Pastoral.
PADRE LEANDRO
Nosso Pároco e estimado sacerdote Padre Leandro realizou durante todos os dias da festa um belo trabalho de evangelização e liderança religiosa do povo fiel de Ingaí, se desdobrando em oferta de serviço ao Reino de Deus, louvado e glorificado pela festa de São João Batista.
Uma intensa campanha motivacional pela presença da comunidade nos eventos religiosos pode ser percebida através dos convites feitos pelo Padre no som da igreja, com a distribuição dos programas da festa, nas capelas rurais e nas paróquias por onde ele passava.
Muitas missas foram celebradas, inclusive no dia 24, dia de São João quando o Padre celebrou a Sagrada Eucaristia por 5 vezes em um mesmo domingo. Também no dia 23, mesmo com a comunidade em festa ele se recolheu em luto e celebrou com toda a dignidade, junto com a família e a Paróquia o sepultamento de um fiel devoto que veio a falecer naquele dia.
Na queima da fogueira realizou todas as pompas e protocolos que a benção solene da fogueira pedia, mesmo em meio à imensa multidão de pessoas que se acotovelavam na Praça de Eventos .Rezou, cantou o hino de São João e contou a história desta devoção realizada há 80 anos pelo povo católico de Ingaí.
No dia 24 ele encerrou a festa com Chave de Ouro, celebrando a solene Benção do Santíssimo Sacramento.
PREFEITO GIULIANO RIBEIRO PINTO E OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA
O Prefeito Municipal Giuliano Ribeiro Pinto e os funcionários da prefeitura também se doaram e esforçaram pelo êxito da festa de São João Batista e da Fogueira de Ingaí, uma das maiores festividades da nossa região sul de Minas Gerais.
E o prefeito não garantiu somente a parte de infra estrutura e social da festa, assim como também participou ativamente das atividades religiosas realizadas na Paróquia. Ele esteve presente em vários dias da novena e no dia de São João, acompanhando e participando da Santa Missa.
A FOGUEIRA
A fogueira que este ano completou 80 anos de existência, continua linda, cada vez mais bela e conhecida pelo povo, permanece encantando os que nunca viram tão maravilhosa manifestação cultural e emocionando também nós ingaienses que todos os anos aguardamos ansiosos o dia 23 de Junho.
Fruto de uma promessa feita em 1931 pelo Padre Frederico Bangder, SCJ de Lavras e pelo povo de Ingaí após um raio ter atingido a capela do povoado, a fogueira dedicada a São João Batista é uma pequena amostra do tamanho da fé que o povo tem em Deus e uma forma de valorizarmos as nossas tradições.
PEDRO E ROBSON
A dupla de jovens talentos da nossa cidade continua cada vez voando mais alto e participou dos grandes shows realizados pela prefeitura durante esta festa. Eles mais uma vez mostraram seu grande talento e dom de Cantar e encantar o povo com suas musicas, ao lado de grandes nomes da musica brasileira, como Gian e Giovani, Munhos e Mariano, Leo e Junior e do apresentador da TV aparecida, Cleber Oliveira. Nossa Paróquia se sente orgulhosa por estes talentosos rapazes e torce para que em breve eles estejam levando o nome de Ingaí para todo o País e até para o estrangeiro.
SHOWS
Em dois palcos equipados com modernos aparelhos, grandes nomes da Musica Brasileira e também grandes personalidades locais de Ingaí se apresentaram durante os quatro últimos dias da festa. Como já citado, a revelação da musica no momento, a Dupla Munhos e Mariano, os já consagrados Gian e Giovani, Leo e Junior e o apresentador Cleber Oliveira foram os shows principais; mas os artistas locais também tiveram seu espaço, o grupo Curti Samba, Cesar Moura e Cassiano e a dupla formada pelo ingaiense Marcelo e seu companheiro de palco, fizeram a alegria do povo nas madrugadas geladas entre os dias 22 e 24 de Junho.
RALA O COCO, MEXE A CANJICA
As crianças da nossa comunidade também homenagearam o padroeiro e durante toda a novena dançaram a quadrilha de São João no fim da missa, ao som da doce musica, Vamos ralar o coco. Regidos pela dedicada professora Leni, coordenadora da Pastoral da Liturgia, as crianças prestaram sua sigela homenagem a São João e mostraram que estão dispostas a perpetuar esta tradição em nossa comunidade.
JOGO DO BINGO, QUERMESES, MOVIMENTO DA BARRACA DA IGREJA E DOAÇÕES
Um animado Jogo de Bingo, quermesses e a venda de pasteis e bebidas na barraca da igreja nos dias da novena ajudaram na parte financeira da festa e vão garantir a manutenção da nossa Paróquia pelos próximos meses. Também a doação dos fiéis, seja nas coletas da missa ou nos inúmeros cofres espalhados pela matriz e na capela de São João Batista serão fundamentais para a continuidade das obras sociais e de estrutura realizadas na nossa igreja.
E assim, com as bênçãos de Deus, com a igreja sempre cheia e com a dedicação das pastorais, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, do pároco e dos movimentos da nossa Paróquia, mais uma vez, completando 80 anos de fé e devoção, homenageamos nosso glorioso São João Batista, o padroeiro de Ingaí.
texto: Vinícius Ferreira de Miranda
Fotos: Brazilissa Maria e Valdeci Silva

RETIRO DO CLERO DIOCESANO

Divulgadas primeiras imagens do Retiro do Clero
Ter, 26 de Junho de 2012 12:35
DSC02279
O Departamento Diocesano de Comunicação (Dedicom) recebeu na manhã de hoje, 26, as primeiras imagens do Retiro Espiritual do Clero da Diocese de São João del-Rei. O encontro começou com o almoço no início da tarde dessa segunda-feira, 25, no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, local situado a 75 km de Belo Horizonte e a 19 Km de Ouro Preto.
DSC02282Segundo o assessor diocesano da Pastoral da Comunicação, padre Rondineli Cristino, que também participa do retiro, a programação da tarde contou com um momento de oração preparado pelos sacerdotes da Forania de Andrelândia. “O objetivo deste momento na capela foi o de nos situar no clima de retiro, oportunidade de rever nossas "relíquias" e valorizá-las, pois elas formam nossa história”, relatou padre Rondineli.
Após esse momento, aconteceu o primeiro encontro com o pregador do retiro, Dom Célio de Oliveira Goulart. O bispo diocesano expôs a dinâmica e a importância do retiro. “Nos apresentou também o método da leitura orante da Palavra que nos ajudará nas reflexões durante o retiro.
Às 18h, também na capela, houve a Missa do Espírito Santo, para que o mesmo possa guiar a todos neste retiro. Já às 20h, no mesmo local, aconteceu na capela o Lucernário da Vigília de Pentecostes. Essa celebração, com luzes de vela, recorda os apóstolos que permaneciam unânimes aguardando a vinda do Espírito Santo. Neste retiro, também os padres da diocese, em oração, invocam as luzes do Espírito Santo para um bom êxito espiritual do encontro.
Neste momento do Lucernário, alguns padres da diocese partilharam suas experiências na Festa de Pentecostes, como Pe. Dirceu, em Jerusálem; Pe. Álisson, na inauguração da Capela do Espírito Santo; Pe. Bittar, no Jubileu do Divino; Pe. Nacif, que acompanhou e celebrou para um grupo de jovens na Serra de Tiradentes e Dom Célio, contando suas duas experiências vividas no mesmo dia, já que celebrou na Catedral do Pilar e também no Santuário de Matosinhos, quando pode perceber as diferentes maneiras de ação do Espírito Santo.
O Lucernário terminou com a participação do padre Fábio Damasceno, que destacou a mensagem daquele célebre sermão de Pentecostes do padre Antônio Vieira, quando este disse que de nada adiantaria longos sermões, palavras bonitas e profundas, se o Espírito Santo não os iluminasse por dentro.
Rezemos para que o Espírito de Deus ilumine a todos afim de que aconteça um novo Pentecostes! E a cobertura completa deste retiro espiritual do clero, que termina na quinta-feira, 28, você acompanha na próxima semana aqui mesmo no site da Diocese de São João del-Rei.

Colaboração e fotos – Padre Rondineli Cristino (assessor diocesano da Pascom)
Redação – Alisson Reis (Dedicom)

DSC02292 DSC02317


facebook_diocese
Mais fotos? Então não perca tempo! Acesse e Curta a página da Diocese de SJDR no www.facebook.com/diocesedesaojoaodelrei

Entenda o Lucernário

Nos primeiros tempos da Igreja, os cristãos santificavam o fim do dia com uma prece comunitária. Nos mosteiros, cantavam-se as “Véspera” ou “Completas”. Nos meios paroquiais, porém, era costume fazer o “Ofício do Lucernário” e as antigas “Vigílias”, muito freqüentes, ainda, nas Igrejas Orientais.
O nome Lucernário faz alusão evidente às luzes que se acendiam ao findar o dia. Este rito tem a luz como centro. Os fiéis se reuniam nas igrejas para juntos fazerem a oração da noite do povo de Deus, agradecer os benefícios recebidos durante o dia e suplicar a proteção de Deus durante a noite que se iniciava.
O simbolismo da luz representa um papel importante no conteúdo das horas de Laudes e Véspera: a luz do novo dia é cantada como símbolo de Cristo ressuscitado; e as luzes que se acendem ao cair da noite recordam a luz plena e sem ocaso que é o próprio Cristo.

FONTE: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br

SACERDOTES COMEMORAM ANIVERSÁRIO NA DIOCESE

Quatro sacerdotes da nossa diocese comemoram seus aniversários nos próximos dias.

O Padre Neidir, nosso ex vigário Paroquial e atual pároco da Paróquia NSra.Auxiliadora de Lavras, que completa amanhã dia 22 mais um ano de vida;

Já no dia 23 quem comemora aniversário é o nosso bispo emérito, o saudoso dom Waldemar Chaves de Araujo e também o pároco da Paróquia de NSra. do Porto da Eterna Salvação de Andrelândia, Padre Domingos Sávio.

Por fim, no dia 24 de junho, dia de São João Batista, celebra mais um ano de vida o pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus de Madre de Deus de Minas, Padre Dotivo.

Roguemos à Deus muita força e saude àos nossos sacerdotes diocesanos que comemoram seu aniversário.

UM IMPORTANTE ALERTA AOS MEMBROS DAS PASCONS NAS PARÓQUIAS E NA DIOCESE

Uma noticia de certa forma inusitada acaba por servir de alerta à todos os participantes da Pastoral da Comunicação, sejam nas paróquias ou na diocese.Mostra a importancia de estarmos sempre atentos às nossas páginas, confira a matéria divulgada na manhã de hoje no G1 sul de Minas.

Hackers invadem site de diocese e deixam mensagens islâmicas

Invasores deixam textos no site da Diocese de Campanha (MG).
Textos já foram retirados do ar pela igreja.

Do G1 Sul de Minas

Hackers invadem site da Diocese de Campanha. (Foto: Reprodução)Hackers invadem site da Diocese
de Campanha. (Foto: Reprodução)
Harckers invadiram o site de uma diocese da Igreja Católica no Sul de Minas neste domingo (10). Os invasores deixaram mensagens em inglês referentes ao islamismo na página.
Nas mensagens, os hackers escreveram: "Islamis is only religion", que na tradução para o português quer dizer: "O islamismo é a única religião". Os invasores assinaram a autoria como "Algerian Hackers - KIMGX12 of crazy 3D Team".

O site disponibiliza informações sobre as 66 paróquias pertencentes à diocese, espalhadas em 49 cidades do Sul de Minas.

A diocese já retirou a mensagem da página da internet. As polícias civil e militar informaram que a igreja não registrou nenhuma queixa sobre o assunto.

CATEDRAL DE OLIVEIRA CLAMA POR REFORMAS


Há alguns meses atrás, noticiamos aqui no nosso blog a campanha pela reforma da Catedral de Uma das nossas dioceses vizinhas, a Catedral de Santo Antônio, sede do bispado de Campanha.

Hoje, noticiamos as inciativas e a história de uma outra catredal vizinha à nossa diocese; a Catedral de Nossa Senhora da Oliveira, sede da diocese de Oliveira, região episcopal da qual fazem parte diversas paróquias próximas a nossa cidade, como Ribeirão Vermelho, Macaia, Perdões e São Tiago, entre várias outras cidades.

Confira a história da Catedral de Oliveira e o porque da necessidade desta reforma.





" Conhecida como Igreja Nova, depois de dedicada em 1987, passou a ser usada como Catedral de toda a Diocese de Oliveira. Catedral, porque nela se encontra a cadeira ou cátedra episcopal, de onde, simbolicamente, o Bispo Diocesano, pastoreia seu povo, ensina a fé e celebra com sua diocese.

Em dezembro de 1929, teve início sua construção para ser a Nova Matriz da cidade de Oliveira, não se falava ainda em diocese. Existia no local de sua construção uma Capela de Nossa Senhora do Rosário, que foi demolida. Seu grande construtor foi o Pe. José Ferreira de Carvalho, que foi pároco de Oliveira entre os anos de 1925 e 1945. O local central foi idealizado e escolhido por Dom Antônio dos Santos Cabral, Arcebispo de Belo Horizonte. A essa Arquidiocese, a Matriz de Oliveira ficou subordinada até sua elevação à Catedral em 1941, vindo a ser solenemente instalada a nova diocese em 1942, há 70 anos. No livro de Tombo da paróquia registra-se que a Igreja Matriz foi escolhida como catedral provisória. Dom Cabral e Pe. José Carvalho, grandes organizadores da diocese, já sonhavam a Igreja Nova, como futura Catedral.

O projeto da Igreja Nova é de autoria de Pedro Bax e foi idealizado dentro das linhas do ecletismo, estilo então predominante na década de 20. Os estilos que inspiraram a construção foram o românico basilical e o gótico. Ecletismo provinciano. Gótico nos vãos em arco quebrado e nos pináculos. Planta cruciforme basilical de três naves e boas proporções. Devido ao fato da construção ter se arrastado por vários anos, como também por outras complicações financeiras e com seu arquiteto inicial, o projeto não foi respeitado, o que motivou diversas alterações. Joaquim Laranjo, assumiu a construção da igreja, sucedendo a Pedro Bax, que deixou feitos os alicerces. O construtor foi J. El Maluf que dirigiu as obras. Ficou inacabada até a década de 80, quando a rebocaram por dentro, colocaram foro à meia parede e lhe deram uma desproporcionada torre central”, como bem nos ensina o arquiteto Heraldo Tadeu Laranjo em seu livro sobre a ‘Memória Arquitetônica de Oliveira’.

Entre tanta história e luta que suas paredes guardam, sempre foi uma preocupação para os padres que a assumiram e seu povo. Desde seu construtor que a viu paralisada várias vezes. Até as inúmeras discussões que levantou sobre seu uso, suas trincas e até uma restrição aos congadeiros. Mas, sem dúvida, é um espaço indispensável para os católicos de Oliveira.

Com a paralisação da obra e a transferência de Pe. José Carvalho, de modo tímido, mas constante, foi ganhando espaço na vida do povo de Oliveira. Uma primeira missa à tarde, apresentações de teatro, até se tornar, graças ao empenho de Pe. Guido Evangelista da Silva, a sede das missas dominicais da paróquia Nossa Senhora de Oliveira e Catedral Diocesana. É o centro da primeira paróquia da cidade e mãe das demais comunidades, bem como, Catedral Diocesana, acolhendo inúmeras celebrações, ordenações e acontecimentos memoráveis.

Sempre foi uma obra inacabada. Agora reclama novos cuidados com sua estrutura e outra reforma, até mais ousada. A começar pelo seu telhado principal que já se apresenta comprometido pela ação do tempo, dos insetos e das águas, nos seus mais de 70 anos de existência. Ele tem comprometido o forro, colocado muito abaixo do lugar original e que vem recebendo muita sujeira, inclusive de pombos. Tem se deformado e já apresenta frágil estrutura de sustentação.
Numa primeira fase, junto ao Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (CPAE), decidimos pela completa reforma do telhado e retirada do forro atual. O forro impede o acesso ao telhado e está comprometido. Uma obra necessária para a segurança e que deixaria amostra a situação das trincas existentes e que não foram resolvidas, mas a Igreja vem convivendo com elas.

A previsão para a obra inicial é de gastos de mais de R$180.000,00. A paróquia lançará uma campanha permanente junto aos fiéis para esta obra. Também esperamos a participação de todos nas atividades de barraquinhas, leilão de gados, rifas e doações da festa da padroeira de agosto deste ano. Estamos também buscando apoio e financiamento junto a fundações culturais e grandes empresas. Nossa diocese, já se encontra também envolvida na reforma urgente do antigo seminário, hoje, Centro de Pastoral “Santíssima Trindade”. Deus nos ajude e esperamos que todos lutem conosco por nossa igreja!

Conselho Paroquial de Assuntos Econômico,
Pe. Diovany Roquim Amaral, pároco.
font: site da diocese de Oliveira

 

Inauguração do auditóri Pe. José Casimiro, projeto Maria de Barro


Sábado dia 26/05/2012 às 9:00horas no projeto Maria de Barro foi inaugurado a sala de multimídia em homenagem ao reverendíssimo padre José Casimiro falecido no começo deste ano. Padre José Casimiro que sempre apoio e cedeu o terreno para instalação do projeto que até hoje encontra-se no mesmo local.
Convidado para a inauguração o reverendíssimo Pe. Rondineli abençou o novo auditório e a todos presentes.
Um pouco sobre o projeto

Maria: Mãe, Mãe Terra, organismo vivo e solidário, uma rede interdependente de relações, o papel das mulheres no desenvolvimento das comunidades...

... Barro: Pai, Solo Sagrado, sistema fundamental para a

vida, patrimônio universal, testemunho da história da humanidade, a responsabilidade das comunidades em preservá-lo. “Salvar nossos solos para proteger nossas sociedades”. Este é o princípio fundamental que move o Maria de Barro, mãe de projetos de desenvolvimento sócio-ambientais em 28 municípios das bacias hidrográficas do Alto Rio Grande e Rio das Mortes, em Minas Gerais, beneficiando 75 mil pessoas.
Saiba mais do Projeto Maria de Barro no site: www.projetomariadebarro.org.br/

fonte: http://santuarionsn.blogspot.com.br/

 

NOSSA PARÓQUIA CELEBRA O PRIMEIRO ENCONTRO DA ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE PASTORAL


Aconteceu na ultima sexta -feira em nossa Paróquia o Primeiro Encontro proposto na VI Assembléia Diocesana de Pastoral realizada no mês passado em Itumirim.

No encontro de sexta, realizado na casa de uma leiga da nossa comunidade, a Luzia Costa, participaram membros de diversas pastorais em Atividade na Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí, além do Pároco Padre Leandro.

Além da oração proposta no subsidio oferecido pela diocese e da reflexão do evangelho, foram realizados importantes levantamentos sobre a realidade pastoral de nossa Paróquia e sobre as pr

incipais urgências a serem trabalhadas nos próximos anos relativas à prática do que foi proposto na Assembléia diocesana.

Apesar de uma enorme tempestade estar desabando sobre a cidade naquela noite, nossa Paróquia esteve representada em todos os seus segmentos pastorais na reunião que durou cerca de duas horas e que foi avaliada pelos membros como muito produtiva e relevante.

No próximo encontro marcado haverá a presença de todo o povo católico da cidade de Ingaí e as reuniões serão realizadas nas casas dos leigos, em cada rua da cidade, lideradas por dois membros da equipe de assembléia cada uma.

Confira algumas fotos da Reunião.Pedimos perdão pela baixa qualidade na resolução das imagens...







 

Encontro da Pastoral da Comunicação na Forania de Lavras - Comemoração do Dia Mundial das Comunicações





Aconteceu na tarde de ontem domingo, no salão paroquial da Igreja Matriz da Paróquia de Sant'Ana de Lavras, o grande encontro das Pastorais da Comunicação da nossa forania.

O encontro marca a celebração do 46º Dia Mundial das Comunicações sociais.

Participaram do evento, além do sacerdote Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, Padre Rondineli Cristino que é também o novo pároco e reitor do Santuario de Nossa Senhora de Nazaré da cidade de Nazareno; Padre Carlinhos Paris, diretor espiritual da PasCom da Paróquia de Sant'Ana e os membros da Pastoral da comunicação daquela paróquia e das seguintes Paróquias: São Sebastião e São João Batista de Ingaí, São Gonçalo do Amarante de Ibituruna, NSRa. de Nazaré de Nazareno e das outras 4 Paróquias da cidade de Lavras, São Sebastião, NSra de Fátima, NSra Aparecida e NSra Auxiliadora.

O primeiro momento do encontro foi dirigido pelo Padre Rondineli, que apresentou os subsidios da Igreja Católica para a Pastoral da Comunicação no mundo todo.

A seguir aconteceu um momento de Adoração do Santissimo Sacramento, no presbitério da igreja matriz, onde foram feitas reflexões e momentos de silencio, em alusão a orientação do Papa Bento XVI e tema do encontro "Silêncio e Palavra: Caminho de evangelização".


Após a adoração, o coordenador da PasCon na fornania, professor Jheikson Carvalho ministrou uma palestra sobre a história da Pastoral da Comunicação na Igreja Católica nestes 50 anos de existência; ele ressaltou que a Pastoral é a unica da igreja que foi criada dentro de um Conclave, por determinação dos Bispos presentes no Concilio Vaticano Segundo.

Em seguida houve uma dinamica em grupo, onde cada pastoral ressaltou os desafios e experiencias em suas paróquias.
As 5 e 15 houve um lanche reforçado e por fim, finalizando o encontro houve a celebração da Santa Missa.


Da nossa Pastoral da Comunicação de Ingaí participaram do evento os seguintes membros, Emanuel, Diego e Vinícius.










NOTICIA - Papa Bento XVI assina decreto que concede o titulo de Veneravel a Padre Victor

O decreto que concede o título de “Venerável” a Padre Victor foi assinado na manhã desta quinta-feira (10) pelo Papa Bento XVI em Roma, na Itália. Segundo uma das representantes da Associação Padre Victor, Mafalda Maria Veiga Calili, as virtudes heroicas do religioso já tinham sido reconhecidas pelos cardeais, bispos e teólogos do Vaticano, mas faltava apenas a assinatura do Papa. Antes de ser considerado Venerável, Padre Victor era “Servo de Deus”.

Durante audiência privada na manhã desta quinta-feira, o Papa Bento XVI recebeu o Cardeal Ângelo Amato, prefeito da congregação para as causas dos santos. Durante a audiência, o Papa autorizou a promulgação de diversos decretos de milagres e de virtudes heroicas realizadas por Padre Victor.

Na missa que acontece na noite desta quinta-feira na Igreja Matriz de Três Pontas, o quadro do Venerável Padre Victor será colocado em local de destaque no altar.

Agora o próximo passo, segundo a associação, é a beatificação de Padre Victor.

Padre Victor

Padre Victor nasceu em 12 de abril de 1827 em Campanha e viveu em Três Pontas, ambas cidades do Sul de Minas. Era filho de uma escrava, mas foi bem criado e aprendeu o ofício de alfaiate. Quando jovem, sempre quis ser padre e com apoio do Bispo Dom Viçoso, que o acolheu no seminário de Mariana (MG), estudou latim e música.
saiba mais
Historiadores afirmam que o maior milagre de Padre Victor foi ter conseguido entrar para o seminário sendo negro e pobre. Sua madrinha de batismo, Mariana Bárbara Ferreira, doou-lhe um dote para que pudesse ir para o seminário onde passou por muitas humilhações, já que seus colegas brancos se recusavam a aceitá-lo. Em 14 de junho de 1851, foi ordenado padre.

Padre Victor voltou para Campanha e em 1852 foi para Três Pontas substituir um padre. Lá, o Venerável viveu por 53 anos até 1905, quando morreu. O religioso montou uma escola de música, chamada “Sagrada Família”, onde hoje é o Hotel Ouro Verde, na praça da igreja matriz da cidade.

O processo de beatificação e canonização de Padre Victor começou em 1993.

Fonte: Site da EPTV/G1 sul de Minas



Refletir um pouco sobre a saúde pública do país e da região, bem como a saúde espiritual do clero. Essas foram as temáticas que ganharam destaque na última reunião geral dos presbíteros da diocese realizada na manhã de quarta-feira, 9, na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del Rei. A repercussão da Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, a fundação da Cáritas Diocesana e a Peregrinação das Réplicas da Jornada Mundial da Juventude também foram assuntos abordados neste encontro do clero.
Mais de 50 padres da diocese compareceram à reunião que começou com um momento espiritualidade na capela do local. Após um café da manhã, os sacerdotes seguiram para a sala de palestras, onde acompanharam a apresentação da enfermeira de Lavras, Maria Vitória Alves. Na ocasião, ela esclareceu a finalidade, universalidade e organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
DSC02689Sobre a parceria entre a Igreja e o SUS, a partir da Campanha da Fraternidade deste ano, Maria Vitória (foto) afirmou “Para mim, o trabalho da Igreja Católica neste ano é o mais fantástico que está sendo realizado. As paróquias podem atingir todas as comunidades através de seus grupo de base, unindo a todos”. A enfermeira ressaltou ainda o objetivo central de sua participação. “Principalmente esclarecer o que é o SUS e mostrar a importância da nossa união, principalmente nos trabalhos de prevenção e conscientização” explicou.
Para o vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa, padre Raimundo Inácio, a participação da palestrante foi importante para esclarecer sobre o SUS. O sacerdote se sentiu ainda mais motivado a trabalhar por soluções na questão da água potável na comunidade rural de Jacarandia, localizada a 42 km do centro da cidade. “Vamos tentar dialogar e nos esforçar ainda mais junto ao governo municipal para que haja água de qualidade para nossa comunidade”, revelou.
Sobre a participação de seu irmão no sacerdócio, padre José Nacif, que abordou com vídeos e textos o tema Saúde Espiritual da Igreja, padre Raimundo também comentou. “Outro ponto importante foi essa abordagem sobre a saúde psíquica, mental e espiritual do clero, porque muitas vezes a gente só olha para quem está de fora, e pouco para nós mesmos”.
DSC02706Para o padre José Nacif (foto), assessor teológico da diocese, o interesse do clero com sua palestra foi admirável. “Fiquei admirado com o silêncio participativo de todos, pena que, devido a falta de tempo, não houve como debater aquilo que seria interessante”. Padre Nacif deixou ainda uma mensagem final para todos os sacerdotes “Nós temos que encontrar um amante em nossa vida, ou seja, aquilo que nos atrai. O povo e a Igreja precisam sempre ser nossos amantes, para que a eles dediquemos toda a energia que pudermos, fazendo com que assim a saúde interior e espiritual adquira cada vez mais o melhor equilíbrio possível”, concluiu.
Logo após o almoço, Dom Célio convidou a todos para uma visita do a nova capela do Santíssimo em Matosinhos e ao novo Museu da Liturgia em Tiradentes.

Outros assuntos comunicados

- Agradecimento pela realização da abertura da Assembleia Diocesana em Itumirim
- Orações e apoio aos padres enfermos
- Realidade da Pastoral Saúde, com o assessor padre Pedro Wiermam
- Ajuda financeira da Diocese de SJDR, assim como de outras do país, a dioceses mais pobres.
- Anúncio do pregador do retiro espiritual do Clero em 2013. Será o bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira (Amazonas), Dom Edson Damian
- Anúncio da Diretoria da Cáritas Diocesana
- Recomendações da CNBB para a Semana Missionáriq 2013, quando a Diocese de SJDR poderá receber até 2 mil jovens estrangeiros antes da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

* Reportagem e fotos – Alisson Reis (Dedicom)
foto facebook da diocese de São João del Rei

Dom Diamantino: Quatorze anos de Pastoreio

Escrito por Pe. Wagner A. Portugal - Vigário Judicial da Diocese da Campanha on .
Dom_Frei3A Igreja de Jesus Cristo que está na Diocese da Campanha da Princesa rejubilou-se pelo transcurso do décimo quarto aniversário de posse de seu dedicado pastor, o Exmo. Sr. Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM. Como o sexto bispo da Campanha é amado e admirado em toda a sua diocese pelo povo fiel, sobretudo os mais humildes, julguei oportuno, considerando também os laços de comunhão e respeito que nos unem a S. Exa., fazer-me intérprete deste povo santo de Deus que, estou convencido, vê o bispo pelo que ele é, depondo diante da grandeza de sua modéstia essas palavras de homenagem e adesão. Mas o que é o Bispo? Perguntei-me. E foi nos recônditos da História da Igreja, através de um dos Padres apologetas, São Cipriano, que viveu em torno do ano 200, que deparei-me com uma grande verdade. “O Bispo, porquanto se mantenha unido ao colégio apostólico, tendo recebido em linhagem ininterrupta o mandato do próprio Jesus, representa autenticamente a verdadeira Igreja. Quem não está com ele, não está na Igreja”. Destarte que o bispo e a Igreja são sinônimos naqueles ditames misteriosos da graça que capacita aos escolhidos por Deus. Não se pode, sem risco de acefalia, falar em Igreja da Campanha sem tomar precedido de vênias o nome de seu pastor. A diocese se parece com o seu bispo, porquanto é caracterizada pela experiência dos dilatados anos de sua juventude e viçosa de alegrias e perspectivas tantas na grei que Deus nos concedeu, que por maiores que sejam os desafios é impossível não nos alegrar. A mesma definição, no limiar destes quatorze anos de fadigas pelo Reino de Cristo, se pode dar a Dom Diamantino Há uma relação de dependência muito interessante: o Bispo encontra na vivacidade da Igreja diocesana a animação e o entusiasmo para continuar a cada manhã, e de tantas maneiras, a exercer o ministério de salvação que Deus lhe confiou e a sua Diocese, em contrapartida, encontra nele a fortaleza necessária para se crer confirmada na fé. Assim, quem critica o bispo, sobretudo anonimamente e sem perspectiva de construtividade, está criticando a Igreja, porquanto o bispo e a sua Igreja refletem uma única realidade. Queremos, assim, irmanados aos vossos familiares e amigos, estar neste dia, em plena comunhão de fé e alegria com V. Exa. Revma., louvando a Deus pela vossa décimo quarto aniversário de posse no sólio campanhense. Estamos convosco e assim estamos na Igreja, porquanto sois Igreja: Igreja que peregrina na terra e que nos admoesta a seguir a Cristo, com os discursos empolgantes da vossa simplicidade e da alegria e esperança que marca o vosso dia a dia. Parabéns senhor bispo! Saiba-nos, seu clero e, sobretudo, o povo de Deus, espalhado pelos rincões altíssimos desta Campanha das Minas Gerais, que lhe e ama e admira, e presta-lhe adesão, por mais ignominiosas que sejam as dificuldades que os aúlicos da divisão insistem em plantar entre o vosso rebanho. Ad multos annos!
Padre Wagner Augusto Portugal
Vigário Judicial de Sua Excelência D. Diamantino Prata de Carvalho, na Diocese da Campanha.

O show do Padre Fábio na diocese vizinha de Oliveira, na cidade Perdões.


Aconteceu no ultimo sábado, na cidade de Perdões, que fica há mais ou menos 50 Km da nossa cidade, na diocese de Oliveira, um grande show do Padre Fábio de Melo, aquele à quem dedicamos aqui no nosso blog todas as quintas feiras um espaço especial, onde postamos textos de sua autoria, mensagens que modificam o modo o nosso modo de ver a vida e que certamente nos aproximam de Deus, na Coluna "FILHO DO CÉU", que é também uma página permanente no layout do nosso portal de comunicação.

O show teve inicio às 21:00 horas e foi anunciado pelo Vigário da Paróquia de Bom Jesus dos Perdões, da cidade de Perdões, Padre Josalan Augusto Silva(foto ao lado > ), recentemente ordenado naquela diocese e que apresentou o Pe. Fábio ào povo de Deus em nome do bispo de Oliveira, dom Miguel Angelo.

No repertório, Padre Fábio cantou musicas do seu ultimo disco intitulado "No Meu Interior Tem Deus", neste trabalho ele retrata a espiritualidade do povo do interior do Brasil, sobretudo do interior do nosso estado de Minas Gerais.Ele, que também é mineiro, e do interior, natural de Formiga, realizou parte de seus estudos sacerdotais aqui em nossa diocese, no seminário Dehonista, dos padres do Sagrado Coração de Jesus de Lavras, onde ele também cursou o Ensino Médio no Colegio de Lourdes.

Uma enorme multidão lotou a praça da Caridade, um espaço especial para eventos que está em fase de conclusão em Perdões, para assistir ao show.O povo se emocionou muito, sobretudo entre uma musica e outra, momento que Padre Fábio usava para realizar reflexões e dizer palavras motivacionais e que de fato tocam o mais profundo nos corações das pessoas.Foi um momento de rica espiritualidade e de comunhão entre o Humano e o Divino.

Padre Fábio além de sacerdote e musico, também apresenta todas as quartas-feiras às 10 horas da noite o programa de TV, "Direção Espiritual" na rede Canção Nova, com replises aos sábados às 8 da noite.

O show em Perdões deu inicio às comemorações do centenário daquela cidade; são 100 anos de Emancipação Politico Administrativa que o munícipio completa em 2012.

Confira algumas fotos registradas p
ela nossa Pastoral da Comunicação da Paróquia de Ingaí.






 
 No último sábado, 28, aconteceu o lançamento da 7ª Assembléia Diocesana de Pastoral. O evento foi realizado no Pavilhão da Sagrada Família, salão paroquial da Paróquia de São José, em Itumirim. Além das dezenas de padres e representantes das 40 paróquias da diocese, participaram deste encontro o bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, e representantes das Dioceses de Leopoldina e Juiz de Fora.
O coordenador diocesano de pastoral e da Assembléia diocesana, padre Jésus Cristiano Arantes, foi o responsável pela reflexão do Evangelho, que deu início dando aos trabalhos. Em seguida, Dom Célio também participou dessa oração inicial, falando um pouco sobre quais seriam os objetivos e destaques a serem abordados ao longo do dia. O bispo apresentou os principais documentos norteadores da Assembléia e destacou que este momento vivenciado no sábado era apenas o início da 7ª Assembléia Diocesana de Pastoral, que prosseguirá pelos próximos dois anos em toda a diocese.
Assemblia_em_Itumirim_040Ao dar mais detalhes sobre a Assembleia, Dom Célio lembrou também do trabalho realizado pelos ex-coordenadores diocesanos de pastoral, como padre Bittar e padre Nacif. Falou ainda sobre a importância da Palavra de Deus como luz a iluminar nossa Assembléia e da importância da união das paróquias. Após apresentar as diretrizes gerais, Dom Célio destacou as Urgências Pastorais que precisam ser trabalhadas neste primeiro momento.
Depois de uma pausa para o café da manhã, representantes das outras duas dioceses que compõem a nossa província Eclesiástica, Juiz de Fora e Leopoldina, falaram sobre a importância das Comunidades Eclesiais de Base, os CEBs. Padre Josimar, coordenador deste movimento na Arquidiocese, destacou a história e experiências do trabalho desenvolvido por eles.
O próximo momento da Assembléia e um dos mais marcantes foi a divisão dos participantes em cinco grandes grupos, compostos cada um por membros variados, leigos e padres das diferentes paróquias da Diocese de SJDR. O objetivo desta dinâmica era fazer um levantamento da realidade pastoral de cada comunidade, sendo apontadas as principais urgências que cada representante julgasse importante de ser trabalhada ainda neste ano. Após o debate, cada grupo apresentou sua conclusão.
Programação da tarde
Após o intervalo para o almoço, servido a todos os participantes no mesmo local do encontro, padre Bolivar, pároco anfitrião da Abertura da VI Assembléia Diocesana de Pastoral, concedeu uma entrevista a nossa equipe do Departamento Diocesano de Comunicação para falar um pouco sobre o sentimento de acolher em sua paróquia um evento tão importante para toda diocese. “É uma alegria pra mim, de acordo com o tema da Assembléia esse ano, ‘Igreja, casa de Acolhida e crescimento na fé’, espero que a gente possa ter correspondido com as expectativas iniciais. Para mim, disponibilizar este espaço físico, o qual a gente já vem lutando a um bom tempo para construir, e agora ver a diocese podendo usufruir dele é uma glória e uma alegria”, expressou.
No início da programação da tarde, Padre Nacif fez uma grande reflexão destacando os objetivos e as finalidades da Assembléia e as maneiras de ação para concretização do que fora discutido no evento. Ao final, Dom Célio e padre Jésus Arantes ainda deram as últimas orientações práticas do que deve ser feito por cada participante em suas respectivas comunidades paroquiais.
Avaliações do evento
Ao conversar com nossa equipe, Dom Célio, que estava retornando da Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, fez um levantamento da 7ª Assembléia Diocesana. Ele falou sobre suas expectativas: “Creio que é uma retomada da caminhada pastoral e que isto é importante para nós e deste modo a gente pode tentar colocar em prática as indicações das diretrizes gerais que nós determinamos como bispos. Esperamos que haja esta renovação da vida Pastoral da diocese, iluminados pelo documento 94 de Aparecida, naquilo que é a nossa realidade aqui na Diocese de São João del Rei”.
Dom Célio ainda ressaltou a importância da Assembleia para que ele mesmo, enquanto bispo, entenda ainda melhor a realidade desta Igreja Particular. “Para pra mim também que estou chegando aqui na diocese, eu creio que com uma assembléia desta, escutando a avaliação de todos, eu possa entender um pouco mais da caminhada pastoral da diocese, pois também como bispo eu tenho a obrigação de propor novos passos aqui para a nossa realidade.”
Perguntado sobre qual é a avaliação pastoral que ele faz até o momento, nestes dois anos como pastor desta diocese, Dom Célio se mostrou otimista. ”Nós temos realidades muito diversificadas. A gente tem que caminhar com muita consciência sim e também apontando caminhos para pastorais e movimentos se adequarem a realidade que a Igreja está pedindo”.
DSCN7563Padre Jésus Arantes também falou sobre o que achou do evento. “A avaliação é muito boa, muito positiva, a contar, primeiramente pela presença, com uma presença muito significativa, mais de 150 pessoas, incluindo também a participação de representantes das Comunidades de Base de Juiz de Fora, Leolpoldina e de Matias Barbosa.
Questionado sobre a atividade pastoral nas quatro foranias da diocese, onde ele teve a oportunidade de trabalhar em seus 10 anos de sacerdócio, padre Jésus fez um panorama do que tem percebido: ”Nós tivemos muitos avanços, estamos saindo agora de um processo de Missão Diocesana, que foi de fato assumido com muita garra pelas nossas paróquias e agora estamos entrando neste processo de avaliação da nossa caminhada. Por isso eu vejo com muito otimismo a nossa caminhada da igreja diocesana de São João Del Rei”.
Uma linda homenagem ao Monsenhor Jair, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, que na ocasião completava 82 anos de vida, foi realizada por Dom Célio e todos os presentes, inclusive por seus paroquianos de Carrancas. Dom Célio agradeceu também à equipe da Paróquia de São José, de Itumirim, que muito bem preparou o almoço e fez a acolhida de todos.
“Repórter por um dia” e fotos – Vinícius Ferreira (enviado especial do Dedicom)
Colaboração com fotos – Vanessa de Oliveira (Pascom Matosinhos)
Edição – Alisson Reis (Dedicom)
Fonte: Site de Noticias da Diocese de São João del Rei 
(antes da postagem sobre a tarde de Louvor estava o Evangelho de Marcos 5,1-20 e uma bela reflexão sobre esta passagem biblíca)
O tempo passou e quase 2000 anos depois, ainda vemos muitos, "talvez semelhantes ao Gadareno"  em nossa sociedade, mas Jesus também está vivo, como Sempre esteve e não desiste de libertar estes Gadarenos de hoje das legiões que os atormentam, exemplo disso podemos conferir na noticia a seguir, da Tarde de Misericordia que foi realizada no ultimo dia 29 de abril, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Lavras, vemos o olhar de Jesus em cada um destes díscipulos que se esforçam para salvar vidas:  


TARDE DA MISERICÓRDIA
" DROGAS NÃO, SIM A VIDA!!! " , VAMOS LUTAR POR ESSE IDEAL!!!.
COM MUITA ALEGRIA E ENTUSIASMO, NO DIA 29 DE ABRIL, DOMINGO DEDICADO AO " BOM PASTOR ", FIZEMOS NO ADRO DE NOSSA IGREJA MATRIZ, A " TARDE DA MISERICÓRDIA ". 
ESSA TARDE, FOI UMA TARDE DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS DROGAS: " DROGAS NÃO, SIM A VIDA!! ", ESSE FOI O NOSSO LEMA.
ESTIVERAM PRESENTES ALGUNS POLICIAIS DE BELO HORIZONTE, JUNTAMENTE COM OS JOVENS DO " BLOCO SHOW " QUE NAQUELA CIDADE, FAZEM ESSE BELO TRABALHO DE COMBATE ÁS DROGAS, COM MÚSICA E DANÇA, E APRESENTARAM ESTE TRABALHO AQUI EM NOSSA PARÓQUIA.
AS IGREJAS EVANGÉLICAS JERUEL E A DO EVANGELHO QUADRANGULAR, TAMBÉM ESTIVERAM PRESENTES, UNINDO - SE A NOSSA PARÓQUIA CONTRA AS DROGAS.
OS GRUPOS DE JOVENS DE NOSSA PÁROQUIA TAMBÉM ESTAVAM LÁ, CADA UM COM UMA APRESENTAÇÃO, CONVIDANDO OS OUTROS JOVENS A ENTRAREM EM SEUS GRUPOS, AJUDANDO ASSIM A FORTIFICAR A COMUNIDADE. TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO DE JOVENS DA PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, DA CIDADE DE ITUTINGA.
AGRADEÇEMOS A TODOS QUE AJUDARAM E PARTICIPARAM NESSA " TARDE DA MISECÓRDIA " E PEDIMOS A NOSSA SENHORA, QUE ABENÇOE A TODOS!!! 
Fotos e noticia: site da Paróquia NSra. Aparecida de Lavras


O aniversário do Monsenhor Jair, padre de Carrancas


Com grande alegria e fé, foi celebrado na manhã de ontem, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas o aniversário do Pároco daquela comunidade, nosso estimado e querido Monsenhor Jair.
O sacerdote, uma das pessoas mais simples e humildes que tivemos a oportunidade de conhecer, completou no ultimo sábado 82 anos de idade.Só de ordenação e presença em Carrancas são 56 anos.
Ele celebrou a missa da manhã e foi homenageado pelo povo de sua paróquia e pela banda de musica que veio da cidade de Volta Redonda, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro.Após a missa houve um delicioso café no salão Paroquial, onde o Monsenhor também soprou as velinhas e compartilhou seu bolo de aniversário, decorado com a bandeira do fluminense, time para o qual torce o Monsenhor Jair.
Nossa Pastoral da Comunicação de Ingaí teve a oportunidade no sábado de trocar um bom dedo de prosa com o Monsenhor Jair e ficamos admirados com tamanha a simpatia daquele sacerdote, que muitas vezes celebrava e concelebrava missas em nossa matriz de São Sebastião e São João Batista. Na ocasião, Monsenhor nos falou de sua caminhada como padre em Carrancas, lembrou saudosamente do inicio de sua caminhada, quando ele ainda celebrava as missas de costas para o povo e em latim, recordou que chegou a nossa região, um ano antes do Monsenhor Waldyr e que participou da posse deste em Luminárias.Como todo bom mineiro, sobretudo os do interior, um pouco de política não podia faltar em nossa conversa e Monsenhor destacou a importância do compromisso com o povo, que os administradores precisam ter.Ele falou sobre a
importância do trabalho dos padres em suas paróquias, de estar sempre atento às necessidades de todos os fiéis.
Em sua simplicidade e exemplo de dedicação ao Reino de Deus, Monsenhor nos resumiu o segredo da longevidade com qualidade.Parabéns Monsenhor Jair e que Deus permaneça sempre Cobrindo o Senhor de Bênçãos e lhe garanta forças para continuar por muitos anos à frente da Paróquia de Carrancas e junto de toda a nossa diocese.

SEMINÁRIO DIOCESANO COMPLETA 50 ANOS

O Seminário Diocesano está edificado na base sólida de um propósito que segue o lema: “Christum ferent” (Levarão Cristo). Este lema, que está gravado no brasão do Seminário e no coração de todos os padres e seminaristas da Diocese de São João del-Rei, deve mostrar, a todo instante, aos que vivem à sombra do Seminário São Tiago, que ali encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar, Rainha dos Apóstolos, e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros e verdadeiros portadores de Cristo.

 

Aniversário do Padre Jair, Paroco de Carrancas

Com muita alegria, quem celebra hoje mais um ano de vida é o Monsenhor Jair, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, amigo especial do nosso pároco Padre Leandro.
Parabéns Monsenhor Jair, muitas felicidades, muitos de vida!!!Que Deus e a Mãezinha do céu continuem dando força e fé ào senhor em sua caminhada.

ANIVERSÁRIO DO PADRE LEANDRO

Ontem quem comemorou mais um ano de vida foi o nosso querido pároco Padre Leandro Geraldo Magela Ferreira.

Que Deus e a Virgem de Nazaré continuem o abençoando sempre e que a vida de São Sebastião e São João Batista, nossos padroeiros sejam inspiração para o ministério sacerdotal do Padre Leandro.

"PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA"

 

ESPECIAL - ANIVERSÁRIO DO NOSSO BLOG

Nosso Blog da Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí está em festa durante esta semana, pois comemoramos na próxima quarta feira, dia 25, 3 anos de caminhada.

No final do mês de Abril do ano de 2009, três jovens da nossa Paróquia se reuniram após a missa de sábado a noite, com o então pároco Padre Luís Gonzaga Rizzo, na casa do Senhor José Maria de Rezende para a apresentação da ideia e do projeto de criação de um site que iria registrar a história de nossa Paróquia e noticiar seus principais acontecimentos.Naquela reunião foi exibido para o Padre Luís uma apresentação de Slids que continham o projeto base do nosso blog, alguns textos e fotos.O sacerdote aprovou a ideia, fez algumas correções e alterações e incrementou alguns detalhes.

A criação de um site seria um processo difícil e que teria custos um pouco altos para o projeto, tendo então os jovens a ideia de criar então um blog, o que seria muito mais viável e sem custo nenhum.

Assim sendo, na segunda-feira seguinte nosso blog entrou no ar, hospedado no provedor UNIBLOG, com o seguinte endereço; www.uniblog.com.br/paroquiasaosebastiaodeingai.Funcionamos neste endereço pouco mais de um ano.Certo dia houve um problema técnico no site provedor e aconteceu um erro irreversível na exibição da página do blog da Paróquia de Ingaí, o que nos obrigou a migrar para um novo provedor, o Blogger, onde estamos até os dias de hoje com o endereço paroquiasaosebastiaodeingai.blogspot.com  .

Durante estes três anos de evangelização na internet nosso blog tentou levar aos internautas, de Ingaí e de todo o mundo as principais noticias da nossa diocese, os acontecimentos marcantes que ocorreram em nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista; registrar a História da nossa comunidade paroquial, da nossa igreja Matriz, templo físico e dos padres que por aqui passaram.Além disso, nosso maior objetivo foi levar a Mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, seu Evangelho a todos que por aqui passassem.

Fomos pioneiros na comunicação social a nível Diocesano, sendo a 6ª  Paróquia da diocese a Contar com um portal Oficial na internet e a 3ª em termos de atualizações, lembrando que a cada dois dias e as vezes diariamente, ininterruptamente as páginas do nosso blog foram atualizadas nestes 3 anos de caminhada.

Com as bençãos do Espirito Santo, tivemos a felicidade de acompanhar e comunicar importantes fatos que marcaram a história católica de Ingaí e diocese neste períudo, como a posse do novo Pároco Padre Leandro, a Posse do nosso novo Bispo dom Célio de Oliveira Goulart, a Missão diocesana e o Jubileu Áureo dos 50 anos da Diocese de São João del Rei, a criação de 2 novas paróquias nesta diocese, a mudança do nome da nossa Paróquia de Ingaí, que ganhou um Novo Padroeiro São João Batista.Acompanhamos também momentos tristes, como a morte do Padre José Cassimiro de Nazareno, grande amigo da nossa comunidade.

Buscamos seguir a Orientação de Nosso Senhor Jesus Cristo de levar o Evangelho a todas as criaturas e durante estes três anos, nos 156 Domingos foi postado o EVANGELHO DO DOMINGO, a unica Coluna do blog que não sofreu interrupções em suas postagens.Também em dias especiais foram postados o Evangelho da ocasião.

Tivemos outras colunas especificas, como PASSAGENS BÍBLICAS, PALAVRAS DO PASTOR, CAUSOS, NÓIS LÁ NA ROÇA, PAROQUIAS VIZINHAS, CRONICAS E DIRETO DE SÃO JOÃO DEL REI. Nestas colunas, muitas ainda usadas esporadicamente em nosso blog, abordamos de forma dinâmica os mais diversos assuntos do dia a dia na nossa Igreja.Lembramos que nas páginas fixas, A PARÓQUIA, CAPELAS, PADRES, BISPOS, MONSENHOR WALDYR, NOTICIAS, DIOCESE, FESTAS, GERAIS, estão distribuídas as principais postagens com textos e fotos que contam a História de nossa Paróquia.Temos também a página FILHO DO CÉU, onde todas as quintas-feiras publicamos textos e vídeos do Padre Fábio de Melo.

Para a realização deste trabalho de comunicação, são feitos diariamente vários estudos e muita leitura, contando com várias fontes de informação na internet, sobretudo com o Portal Diocesano de Comunicação e com os blogs e sites parceiros das outras Paróquias da nossa diocese.

Nas fotografias contamos com o apoio indispensável dos amigos Gilson de Assis Nogueira e Brazilissa Maria, que sempre nos permitiram publicar as melhores fotos por eles registradas dos eventos da nossa Paróquia.

Agradecemos à todos os internautas que nos visitam e reafirmamos aqui o compromisso de continuar, com a ajuda de Deus e a permissão do nosso pároco Padre Leandro, levando à todos vocês, do nosso jeito simples de fazer, a Comunicação Social em nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí.
Atenciosamente, Vinícius Ferreira de Miranda, editor do blog.

Nesta representação da redação do nosso blog, buscamos expressar o empenho e a integração da Pastoral da Comunicação de Ingaí com a PasCom Diocesana e com as PasCons das outras paróquias da diocese.Embora o espaço fisico da nossa redação não seja este, o trabalho que buscamos realizar em nosso blog é do tamanho e da qualidade expressas na foto-simulação.

 

A OBRA DE COBERTURA DO CENTRO DE FESTAS



Praticamente concluída, a obra de Cobertura do Centro de festas da nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí é um encanto aos olhos de quem passa diante da nossa igreja matriz, que também, cada vez mais bonita e bem cuidada, demonstra a fé e a união do povo Cristão Católico na nossa cidade.
A cobertura do Centro de festa foi uma obra rápida, realizada em menos de 6 meses, porém muito bem feita e necessária.Nossa Paróquia ganhou uma referencia para o acolhimento do povo durante as festas promovidas em beneficio da manutenção do Patrimônio da igreja e para a diversão e entretenimento do  povo.
Com a ajuda principalmente de Deus e com as doações e o trabalho do povo, nosso Pároco Padre Leandro realizou exaustiva, porém gratificante campanha, pedindo no alto falante, nas missas, nas comunidades rurais, aos benfeitores e dizimistas, bateu o joelho no chão em oração e conseguiu terminar mais esta grande obra na Paróquia.Os materiais e a tecnologia usados na obra são de primeira linha.Ferragens resistentes; telhado de zinco na parte externa e plástico na parte de baixo, com isolamento térmico e acústico, que vai garantir maior conforto aos que estiverem no Centro de festas, inclusive nos dias de chuva, como tradicionalmente acontece na festa de São Sebastião.
“Que beleza, parece até que estamos em outra cidade”, destacou uma piedosa senhora, em conversa com o nosso blog sobre a cobertura do Centro de Festas da nossa Paróquia.
Agradecemos a todos que ajudaram na realização de mais esta obra em beneficio da Paróquia  São Sebastião e São João Batista de Ingaí, inclusive ao Padre Leandro, que não mediu esforços para conclusão da cobertura do centro de festas.

 

IGREJA MATRIZ DE CARRANCAS SERVIU DE CENÁRIO PARA NOVELA DA GLOBO

Motivo de Grande orgulho para os moradores da cidade de Carrancas, a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que fica na praça central daquela cidade, construída na primeira metade do século XVIII e que possui em seu teto pinturas de autoria atribuídas ao famoso escultor e pintor Joaquim José da Natividade, o Aleijadinho; serviu de cenário para a novela das 6 da Rede Globo de Televisão, "Amor Eterno Amor".

As Cenas e fotos da igreja foram ao ar nos capítulos de segunda, terça e ainda continuam nos de hoje(quarta-feira).

Grandes nomes da Teledramaturgia, como Osmar Prado, Gabriel Braga Nunes, Tony Tornado e outros, contracenaram no Adro da matriz e dentro da igreja; em cenas que dramatizaram a infância e o retorno do protagonista à fictícia cidade de Rio Fundo.No inicio da trama, cenas foram gravadas sob as montanhas da Serra de Carrancas e da Serra do Galinheiro, próximo à comunidade rural de Paulo Freitas que faz parte da nossa Paróquia de Ingaí.

Embora a Telenovela não esteja abordando um assunto referente à religião Católica ou à cidade e paróquia de Carrancas, esta iniciativa de se usar cenários naturais e reais, como a própria Matriz de Nossa Senhora da Conceição, muito contribui para a divulgação e valorização de tão precioso patrimônio histórico, artístico e cultural daquele município.

Os Carranquenses e também os Mineiros de uma forma geral, certamente estão muito felizes por esta amostra Grátis deste maravilhoso e encantador estado de Minas Gerais que tanto amamos e do qual temos tanto orgulho de ser Filhos desta Terra.

 

 Aniversário do Padre Fernando, pároco de Itutinga

Ontem, dia 19 de Abril, quem celebrou mais um ano de vida foi o Padre Fernando Salomão de Resende, pároco da Paróquia vizinha Santo Antônio de Itutinga.

A ele desejamos os nossos votos de força e fé e os nossos parabéns!!!

Padre Fernando celebrou  missas especiais aqui em Ingaí nos ultimos anos durante a novena do Padroeiro São João Batista.

Aniversário do Padre Honório Link

Neste dia 17 de Abril, quem completa mais um ano de vida é o Padre Honório Link, Vigário paroquial da Paróquia Sant'Ana de Lavras; sacerdote que faz parte da história daquela cidade e muito querido pelo povo lavrense e de toda região.
Parabéns Padre Honorio !!!

ANIVERSÁRIO DO VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE, PADRE DIRCEU MEDEIROS


Vigário-geral, é o sacerdote a quem o bispo diocesano delega o próprio poder executivo para os actos administrativos em toda a diocese, com eventual excepção dos reservados por ele ou pelo direito. Em todas as dioceses deve haver um vigário-geral ou, porventura, mais que um (475-481; etc.)

Na nossa diocese, o atual Vigário Geral é o Padre Dirceu Medeiros, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Prados, ele completa nesta quarta feira dia 28, mais um ano de vida.

PARABÉNS PADRE DIRCEU e que Deus permaneça te Abençoando em seu apostolado sacerdotal .

Aniversário do Alisson Reis, Jornalista responsavel pelo site da diocese

( foto: Jornalista Alisson Reis ao lado dos então apresentadores do Jornal Nacional da Rede Globo, Willian Boner e Fátima Bernardes )
Nosso Blog e a pastoral da Comunicação da Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí, parabenizamos no dia de hoje, com muito carinho e fé, o Jornalista Alisson Reis(no centro da foto rsrsrs), responsável pelo Portal Diocesano de Comunicação na Internet, o site da diocese de São João del Rei e também pelo DeDiCom.
O Alisson completa hoje mais um ano de vida e desejamos à ele muita luz e força em seu belíssimo trabalho a frente da comunicação social na nossa Igreja particular de SJDR.

"PARABÉNS PRA VOCÊ, NESTA DATA QUERIDA, MUITAS FELICIDADES, MUITOS ANOS DE VIDA !!! "

POSSE DO PADRE RONDINELI EM NAZARENO


No final da missa de São José, no dia do Padroeiro de Itumirim, o Padre Bolivar ao convidar o povo para a despedida dos símbolos da Jornada mundial da Juventude que estavam naquela paróquia, ressaltou que esta semana seria de momentos intensos e marcantes em nossa diocese, ao se referir à posse do novo pároco de Nazareno, o Padre Rondineli Cristino...

E realmente foram emocionantes as celebrações que marcaram a posse do sacerdote que irá administrar a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré e ser reitor do Santuário que é a igreja Matriz de Nazareno.

Uma grande multidão esperava na entrada da cidade pelo seu novo pastor, que chegava acompanhado de seus ex paroquianos de Bom Jesus de Matosinhos, no fim da tarde de terça feira.Todos seguiram em uma imensa procissão até o Santuário de NSra de Nazaré que fica no centro da cidade, onde dom Célio de Oliveira Goulart, nosso bispo diocesano,
junto dos demais padres do Clero deram posse ao Padre Rondineli.

A Paróquia da cidade de Nazareno é a comunidade de origem do nosso pároco Padre Leandro e era administrada a quase 15 anos pelo estimado Padre José Cassimiro da Silva que faleceu no final do mês de fevereiro.

fotos: Departamento diocesano de Comunicação.

FESTA DE SÃO JOSÉ EM ITUMIRIM


Foi solenemente celebrado no fim da manhã de hoje a festa do padroeiro São José, da Paróquia d
e Itumirim, na forania de Lavras. A festa também foi de reinauguração da igreja matriz daquela cidade que passou por uma grande reforma. A missa, que teve inicio às 10 horas da manhã foi presidida pelo bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada, além do pároco Padre Bolivar de Vieira Rezende Queiroz, pelos padres Leandro, da Paróquia São Sebastião e São João Batista de Ingaí, Pe. Rogério da Paróquia São Gonçalo do Amarante de Ibituruna, Pe. João da Paróquia de NSra. do Carmo de Luminárias, Pe. João da Paróquia NSra. do Rosário de Fátima de Barroso, Pe. Dirceu da Paróquia de NSra. da Conceição de Prados, Pe. Claret, da Paróquia de NSra. da Conceição de SJDR, que já trabalhou em Itumirim; Pe. Geraldo Magela, Paróquia de NSra do Pillar de SJDR e pelos padres de Lavras, Pe. Clayton, da Paróquia NSra. de Fátima, Pe Marcos, da Paróquia NSra. Aparecida, Pe.Neidir e Pe. Odair da Paróquia NSra. Auxiliadora.
Centenas de pessoas esperavam nas escadas da Matriz de São José, pela procissão que teve inicio no Pavilhão Sagrada Família, o grande Salão Paroquial daquela comunidade. ao fim da procissão, na porta da igreja, dom Célio abençoou as chaves do templo e Padre Bolivar abriu as portas da Matriz para o povo, que encantados entraram para a celebração da missa do padroeiro.
Durante a missa, foram celebrados os ritos de unção, do altar, aspersão das paredes, que também foram incensadas; benção dos quadros da via sacra e das cruzes que representam os doze apóstolos de Cristo. No ofertório foram colocadas as alfaias no altar que até então se encontrava desnudado e as velas foram acesas, simbolizando o renascimento da igreja, templo Sagrado de Itumirim.
O Evangelho foi proclamado cantado pelo Padre Bolivar, de Deus um cantador, que sempre abrilhanta as missas solenes na diocese com sua voz, cantando o evangelho.
Na homilia dom Célio falou sobre a importância desta reinauguração, falou da vida do Glorioso São José, Santo do dia e Padroeiro daquela Paróquia, lembrou o carinho com que aquela comunidade é administrada pelo Padre Bolivar e ressaltou o quanto aquele sacerdote se empenhou para a realização desta obra.
Ao final da celebração foram feitos os agradecimentos aos fieis e a comissão pelo trabalho e dedicação na reforma da matriz, e o Padre Bolivar se emocionou ao falar do quanto ele estava agradecido naquele momento, pela realização de mais este sonho em Itumirim.
Hoje a noite ainda será celebrada outra missa no pavilhão em honra de São José e amanhã terça feira, após a missa de posse do novo pároco de Nazareno, no Santuário de NSra. de Nazaré, a Paróquia de São José se despedirá da cruz e dos ícones da Jornada Mundial da Juventude que estão em Itumirim e seguem para SJDR.
Texto e fotos: Vinícius Ferreira de Miranda - PasCom da Par. S.Sebastião e S. João Batista de Ingaí

Conselho presbiteral anuncia o nome do novo Pároco de Nazareno




Foi Noticiado oficialmente, hoje pela manhã, pelo portal de noticias da diocese de São João del Rei, o nome do novo sacerdote que irá ocupar a função de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, da cidade de Nazareno, padre Rondinele Cristino, atual vigário da Paróquia de Bom Jesus de Matosinhos de SJDR.

A Paróquia de Nazareno era administrada há 15 anos pelo saudoso +Padre José Cassimiro da Silva, que faleceu no final do mês passado e foi sepultado naquela cidade.A igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré é também o santuario diocesano dedicado à este titulo da Bem Aventruada Virgem Maria.

Padre Rondineli é coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação .

Quem substitui Padre Rondineli em Matosinhos, trabalhando junto ào Padre José Bitar é o Padre Admilson Heitor de Paiva, que foi ordenado sacerdote recentemente na Paróquia de São Sebastião da Vitória e que atualmente ocupava o cargo de vigário na Paróquia Sant'Ana de Barroso.

As posses dos padres acontecerão nos seguintes dias, missa de posse do Padre Rondineli será às 19:00 horas do dia 20 de Março, terça feira no Santuario de Nazareno e do Padre Admilson, também às 19:00 horas no Santuario de Bom Jesus de Matozinhos no dia 23 de março, sexta feira.

O legado do Padre José Cassimiro na Paróquia de Sant'Ana, da cidade de Ferro, no Leste de Minas


Padre José Casimiro, natural de Nazareno, nascido em 04 de Março de 1927, teve sua formação filosófica e teológica no seminário de Mariana. Ordenou-se sacerdote em 01 dezembro de 1957 na catedral de Mariana. Celebrou a primeira missa no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (Nazareno), em 8 de dezembro do mesmo ano.
Pe. Casimiro trabalhou muitos anos na Paróquia de Santana dos Ferros, diocese de Itabira.

No inicio da década de 80, voltou para sua cidade natal para auxiliar o então pároco Padre Francisco de Andrade. Com a morte de Padre Francisco, em 04 de março de 1989, veio a assumir as funções de pároco de Nazareno, até 28 de fevereiro de 2012.



Na Paróquia de Sant'Ana, na cidade de Ferros, no Leste de Minas

Padre José Casimiro da Silva foi pároco da Paróquia de Sant'Ana da cidade de Ferro de 1º de Novembro de 1959 a 29 de Junho de 1985.

Foi-lhe confiada a dupla missão de demolir a igreja Matriz e edificar a nova, missão esta que abraçou corajosamente e, segurando na mão de Deus, Levou-a até o fim. Sem dúvida, um visionário pertinaz. Foi o pioneiro nas pesquisas para captação dos sinais e imagens de TV. Escalou montanhas, fizesse frio ou calor, no sol e na chuva, insistindo nas experiências que se estendiam até alta noite. Não desistiu até que sua utopia se tornou realidade. Outra obstinação sua: o telefone. Graças a ele também, o serviço telefônico chegou até Ferros.

Derrubada da antiga igreja e construção da igreja atual: A primeira igreja do município, em estilo barroco, que surgiu a partir da devoção a Santana, permaneceu até o início da década de 1960, quando se decidiu, por meio de um plebiscito - "Vote Verde" para aqueles que desejavam a nova igreja, e "Vote Vermelho" para quem era conservador, e queria somente uma reforma -, a construção de uma moderna igreja de acordo com os ideiais arquitetônicos da época.

O PAINEL "A ARVORE DA VIDA"
A nova igreja de Sant'Ana dos Ferros possui o mais importante trabalho da artista plástica Yara Tupynambá, e o primeiro dela feito para igrejas, "A árvore da vida", que foi, na época, assunto da mídia nacional e internacional, por retratar Adão nu e Eva seminua.
A polêmica partiu das beatas, que, curiosamente, em forma de protesto, passaram a entrar na igreja de costas.


fonte e fotos :
Wikipédia/site da prefeitura de ferros,site da diocese de guanhães,site da diocese de SJDR,site da paróquia de NSra. Aparecida de Lavras

VELORIO DO PADRE JOSÉ CASSIMIRO, DE NAZARENO


Nessa quarta-feira, 29, a cidade de Nazareno amanheceu em luto. A notícia do falecimento do pároco local, padre José Casimiro, fez com que milhares de pessoas comparecessem ao velório, missa e sepultamento do sacerdote da Diocese de São João del-Rei. Por todos os lados e cantos do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e também da praça da cidade a imagem que se via era a mesma: pessoas emocionadas rezando e prestando homenagens ao sacerdote que completaria no próximo domingo, dia 4 de março, 85 anos de vida.
Na manhã da última terça-feira, 28, como de costume, padre José Casimiro desempenhou todas suas funções sacerdotais. Logo mais à noite, após a missa das 19h, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, padre Casimiro resolveu acompanhar um grupo de oração na igreja do Rosário, onde segundo relatos, ainda se mostrava solicito e muito disposto. O que ninguém esperava era que um infarto fulminante o levasse ao óbito, logo após seu retorno à casa paroquial, por volta das 22h.
“Com a notícia do falecimento foram tocados os sinos da igreja, fato que deixou a comunidade assustada”, relata a correspondente da Pascom em Nazareno, Carmélia de Paiva. "Na medida em que a notícia se espalhava, a tristeza e a dor tomavam conta dos habitantes da cidade", completa Carmélia.

Velório, Missas e Sepultamento
O velório realizado no Santuário de Nazareno foi marcado por muita comoção e solidariedade: os paroquianos se abraçavam sentindo a perda do seu pastor. Diversas autoridades religiosas, civis e militares, assim como os familiares, também estavam presentes, inclusive o bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e outras dezenas de sacerdotes desta e de outras dioceses. Várias missas foram celebradas no decorrer da madrugada de quarta-feira e também durante todo o dia, sempre com grande participação de fiéis.
A concelebração de exéquias (corpo presente), às 15h, foi presidida pelo Revmo. bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart. Também houve participação do Revmo bispo emérito de Oliveira e grande amigo de seminário do padre Casimiro, Dom Barroso. Outros 46 sacerdotes das dioceses de São João Del Rei, Juiz de Fora e Oliveira fizeram questão de

 




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retiro Espiritual feminino reune quase 300 mulheres na Paróquia de Carrancas

Oficialmente o município de Ingaí não se limita com o de Carrancas, pelo fato de Itutinga ser um município limítrofe com Luminárias; porém a cidade de Carrancas se encontra bem perto do nosso município, sobretudo no extremo Leste de Ingaí, às margens do Rio Capivari, na região de Paulo Freitas e da Serra do Galinheiro.
As duas Paróquias, a de São Sebastião São João Batista de Ingaí e Nos
sa Senhora da Conceição de Carrancas podem ser consideradas paróquias vizinhas, afinal, apesar da ausência de um caminho nas regiões inabitadas das serras de Carrancas e do Galinheiro, se fosse possível traçar uma linha reta no Horizonte, nossa igrejinha naquela região, a Capela dedicada a Santa Catarina de Alexandria em Paulo Freitas estaria à menos de 17 quilometros da Matriz de 
C
Carrancas, mais próximo até do que da nossa própria Matriz de Ingaí.
Aquela é uma região rica em belezas Naturais, lindas paisagens, duas imponentes serras que serviram até de cenário para a nova novela das 6, da Rede Globo de Televisão.
Vale a pena conhecer as maravilhosas obras da Criação Divina ali emolduradas.





Mas distâncias e belezas naturais a parte, hoje queremos falar do retiro Espiritual realizado na Paróquia de NSra da Conceição de Carrancas...

Terminou neste domingo, 26, o 28º Retiro Espiritual Feminino promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Carrancas. Quase 300 mulheres de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes, participaram do evento orientado pelo bispo diocesano. Dom Célio também esteve na cidade para orientar o 71º Retiro Espiritual Masculino, que reuniu mais de 150 participantes há uma semana.
Segundo uma das correspondentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), em Carrancas, Beatriz Alves, os retiros espirituais por gênero já são tradição na pequena cidade há mais de 50 anos. “Não acontecia anualmente. A partir de 2006, em reunião do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), ficou acertado que o retiro feminino deveria acontecer anualmente, logo após o retiro masculino”, revelou Beatriz.
A programação para os dois retiros foi parecida, mudando-se apenas a abordagem. “Todos puderam repensar sua caminhada humana e cristã à luz da Palavra de Deus. Meditação, oração, palestras, leitura orante da Bíblia, Adoração ao SS. Sacramento, via-sacra, busca da reconciliação e participação na Eucaristia estruturaram os dias de retiro”, informou Beatriz Alves.
Em suas palestras, todas elas fundamentadas na Palavra de Deus, Dom Célio explorou os temas: Fé como dom de Deus e conquista nossa; SS. Trindade; Maria na história da salvação; Igreja e compromissos do batismo; Dimensões da Eucaristia – Ação de graças, Aliança, sacrifício, bênção, ceia pascal, memorial; Pilares da convivência familiar – diálogo, respeito, perdão; Caminhos do discipulado – é preciso seguir as pegadas do Mestre Jesus.
Dom Célio ressaltou a experiência positiva da participação das mulheres de todas as idades, a atenção e interesse em conhecer a Palavra de Deus e o clima agradável e acolhedor. A presença de algumas crianças e adolescentes foi gratificante. Para o bispo diocesano, estar em Carrancas nestes dias foi uma oportunidade para conhecer um pouco mais a paróquia, apoiar e incentivar a comunidade e conviver mais de perto com o irmão no sacerdócio, Mons. Jair.
Por sua vez, o pároco local, Monsenhor Jair dos Santos, estava emocionado por dois motivos: pela presença de Dom Célio e pela comemoração de seus 56 anos a frente da paróquia de Carrancas.

Comentários dos participantes

Maria José de Paula Sclafani, Zélia Pereira de Andrade e Nilza Sales estavam felizes porque foram dias muito proveitosos, dias de aprendizagem e de sintonia mais profunda com Jesus. Elas concordaram quanto à avaliação do evento “Valeu a pena, foi bom demais!”.
Jucemar José de Oliveira buscou no retiro o crescimento da espiritualidade. Ele ressaltou a importância da palestra sobre a família e disse que volta para casa com muita vontade de mudar.
O senhor Jair Felipe, de 77 anos, participa de retiros espirituais desde os 18 anos. Ele se encantou ao ouvir novamente as passagens de Jesus com seus discípulos. Outro ponto marcante para Jair foi a palavra sobre o relacionamento afetuoso entre marido e mulher.

* Colaboração e fotos - Beatriz Alves, Madalena Lopes e Daléia Alves (correspondentes da Pascom em Carrancas)

fotos: Panoramio_paulo Gaia e Pedro Augusto/retiro:portal da diocese de SJDR

NOTICIA - "Fiéis da diocese de Campanha se mobilizam para a reforma da Catedral"


Do G1 Sul de Minas

Fiéis de Campanha, no Sul de Minas, estão se mobilizando para arrecadar fundos para a reforma da Catedral de Santo Antônio. A obra está estimada em R$ 8 milhões. Carnês de doações já foram distribuídos para 77 paróquias pertencentes à Diocese de Campanha. A prioridade da obra é a reconstrução do telhado e do forro. Calcula-se que sejam necessários R$ 700 mil para a restauração.
A igreja está com problemas estruturais causados pela umidade nas paredes, nos pisos, na fiação, nos altares e no telhado. Segundo o coordenador da campanha de doações, Carlos Henrique de Melo Ramos, os carnês foram a maneira encontrada para arrecadar fundos para a recuperação da catedral. “Nós procuramos lançar esta campanha nas missas e expandir para outras cidades e comunidades para arrecadar o valor prioritário”, diz ele.
Até o momento, 600 pessoas aderiram à campanha. Elas vão pagar 10 parcelas de no mínimo R$ 25 por mês. Mas apesar da arrecadação estar em andamento, ainda não existe uma previsão para o início das obras na catedral.
O prédio da igreja foi construído em 1823. De acordo com a Paróquia de Campanha, foi encaminhado um projeto de tombamento da catedral para o Iepha(Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) em 2008, mas a assessoria de comunicação do órgão diz que o projeto não foi aprovado porque a catedral já é tombada pelo Ipham (Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do Município).
A Prefeitura da cidade informou através de nota que não libera recursos para a reforma da Catedral de Santo Antônio porque o imóvel não pertence ao município. Para liberar verbas para casos assim, os governos federal e estadual exigem a realização de um termo de comodato.
Até o momento foram levantados R$ 8 mil através dos carnês de doação. Os interessados em ajudar podem depositar as doações nas seguintes contas: Banco Bradesco – Agência 6440-8, Conta Corrente: 1000-6 ou Banco Sicoob – Agência 3169, Conta Corrente – 2801-0.

Festa de São Gonçalo do Amarante em Ibituruna 

Terrminou no último domingo, 29, a grande festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro de Ibituruna e também da única paróquia da cidade. A festa foi marcada por novidades, grandes emoções, momentos de agradecimentos e de muita alegria nas danças da folia, da congada e da recém criada Calango de Nossa Senhora.
A novena foi preparada com muito amor e carinho pelas diversas famílias da cidade, pelo grupo de jovens, pelos setores da Várzea e São Sebastião e também pelos professores. Foi enriquecida com os belíssimos ofertórios que emocionaram os presentes. Além do Calango de Nossa Senhora, outra novidade foi o Coral dos Jovens que fez sua estreia no sexto dia da novena, com direito a elogios por parte do pároco local, padre Rogério Zanola.
Já no último dia da novena, houve um lindo momento no ofertório. Os moradores do bairro São Sebastião aproveitaram a ocasião para agradecer a todos os envolvidos que ajudaram àquele setor na enchente do começo deste ano.
Outra novidade foi a visita da imagem do padroeiro aos bairros da cidade, começando pelo bairro São Sebastião. Na oportunidade, padre Rogério Zanola aproveitou para destacar a importância de se agradecer a Deus por nenhuma fatalidade grave ter acontecido no local em virtude das chuvas. Durante essas visitas aos setores, a dança da Folia e da Congada animava a comunidade que, logo em seguida, aproveitava para se unir durante um café servido a todos os presentes, um verdadeiro “banquete”, como brincou o padre Rogério.
A festa vem crescendo a cada ano e traz visitantes de diversas cidades, como é o caso de Dona Ângela Maria, da paróquia Sant’Ana, de Lavras. A senhora que participa da festa pela segunda vez, afirmou ter uma fé muito grande em São Gonçalo. “Vim agradecer as graças alcançadas. Gosto muito da Congada e da Folia!”, revelou Dona Ângela, acompanhada por mais de 16 pessoas da sua paróquia.

Participação de Dom Célio
A presença do bispo diocesano, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, enriqueceu ainda mais o Dia Maior da Festa, 29 de janeiro. Dom Célio participou da procissão às 19h e logo após, presidiu a Santa Missa. Dom Célio destacou a grande vontade que tem de se fazer presente na vida de cada paróquia, participando das festas dos padroeiros.
“Que a festa do padroeiro venha reavivar em cada um de nós a fé em Cristo”, afirmou o bispo. Com atenção, Dom Célio admirou as danças da Folia, do Calango e da Congada. Na ocasião ainda brincou “No ano que vem vou dançar junto com o povo de Ibituruna”.

*“Repórter por um dia” - Luiz Guilherme Esteves (correspondente da Pascom em Ibituruna)
* Fotos: André Luiz da Silva (paroquiano de Ibituruna)




PADRE LUIZINHO SE RECUPERA BEM DA CIRURGIA
Passa bem o pároco da Paróquia São Sebastião, em Lavras, padre Luiz Eustáquio do Nascimento (foto). O sacerdote foi submetido a uma cirurgia na última quinta-feira, 2, para a retirada de dois coágulos no cérebro. Segundo informações de sua secretária paroquial, Mônica, padre Luizinho 
deve permanecer na Santa Casa da cidade até quarta-feira, 8

Padre Luizinho...

Um mineiro de Piedade do Rio Grande, filho de José Athaíde do Nascimento e de Marina Alves do
 Nascimento; seguindo o exemplo de um pastor chamador por Deus onde o texto bíblico diz: " 
Saia de tua terra, do meio de teus parentes e da casa de teu Pai e conduza o meu povo" ; com 12 
anos de idade o adolescente Luiz Eustáquio foi para o Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora - MG. 

No dia 25 de Janeiro de 1974 ordenou-se sacerdote pela imposição das mãos do Bispo Diocesano 

Dom Delfim Ribeiro Guedes, em sua terra natal. E como o pastor que sua terra, seus parentes e 

a casa de seu Pai o recém ordenado Pe. Luiz foi para Andrelândia - MG como Vigário para 

auxiliar Pe. Jaime Salgado. Seguindo seu caminho de pastor tornou-se Capelão do 8º BPM de Lavras. 

Em 1984 assumiu a Paróquia em São Vicente de Minas. O que Pe. Luizinho assim chamado

 carinhosamente não sabia é que Deus havia reservado a ele uma missão ainda maior, ser formador 

de opiniões. O chamado veio através do Bispo Dom Antônio Carlos Mesquita para que assumisse 

a Reitoria do Seminário São Tiago onde permaneceu até 2002.Como lema escolheu para sua 

caminhada; "Tu foi feito ministro do Evangelho pela graça de Deus". (Ef 3,7).
a

PADRE JÉSUS COMPLETA 10 

ANOS DE SACERDÓCIO, PARABÉNS !!!


Parabenizamos neste início de mês, pelos seus 10 anos de ordenação sacertodal, o Padre Jésus Cristiano Arantes, Coordenador Diocesano de Pastoral, atualmente Pároco da Paróquia de Santa Rita de Ritápolis, que foi por vários longos anos, pároco de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias, paróquia de onde originou a nossa comunidade paroquial de Ingaí.


Desde que chegou a Luminárias, em 2002, na época vigário paroquial daquela cidade, Padre Jésus sempre nos agraciava com suas celebrações aqui na nossa igreja Matriz de São Sebastião; fosse nas missas concelebradas, nas férias do padre de Ingaí, Semana Santa e até mesmo em dias comuns.


Um Padre Grande, um Grande Padre; jovem, com seu jeito único de falar de Deus, sábias palavras em suas homilias, nos levava à reflexão da Vida Cristã, vivida de acordo com a proposta de Jesus Cristo, amando e servindo ao próximo.


"Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos"(Mt; 28 , 20 ) foi o lema de ordenação do Padre Jésus e com certeza, as palavras de Jesus se concretizam na vida daquele sacerdote, que sempre mostrou aos fiéis que o escutavam que o Cristo estava ali, sempre presente e vivo ao lado dele e ao nosso lado.


PARABÉNS PADRE JÉSUS POR ESTES DEZ ANOS COMO EMBAIXADOR DO PRÓPRIO JESUS CRISTO EM NOSSO MEIO ! ! !




Publicada no site do Jornal de Lavras em 28/01/2012 17:26 - Atualizada em: 28/01/2012 17:27

Suposta manifestação de santa leva mais de mil pessoas a Carmo da Cachoeira
Carmo da Cachoeira é o centro das atenções daqueles que crêem na suposta manifestação de Nossa Senhora.


Mais de mil pessoas foram até aquela cidade para acompanhar a manifestação, muitos chegaram a se emocionar e ver a materialização da santa, outros só ouviram o relato do Frei Elias. Foto: Ana Regina Nogueira


Esta não é a primeira vez que muita gente tem acompanhado a suposta aparição de Nossa Senhora na cidade de Carmo da Cachoeira, na fazenda da Figueira, uma comunidade mística fundada pelo pensador e espiritualista José Trigueirinho Neto. Os frequentadores da Figueira, apesar de acreditarem em preceitos cristãos, não têm vínculo direto com nenhuma religião. A suposta aparição da santa foi na noite de quarta-feira, dia 25.
A aparição é no lugar conhecido como "Morro do Cristal", dentro da propriedade da Comunidade da Figueira, na zona rural de Carmo da Cachoeira. Quem afirma receber as mensagens de Nossa Senhora é um religioso, o Frei Elias, da Ordem Graça Misericórdia, que tem representantes em várias partes do mundo. Segundo os membros da comunidade, Frei Elias é quem vê e ouve a santa. Os membros da comunidade dizem que a santa não aparece apenas em Carmo da Cachoeira, ela aparece também na Europa em outras localidades da América do Sul.
O frei disse que as aparições começaram em uma comunidade da ordem em Salto, no Uruguai, em 2007. Ele afirma que a comunicação entre ele e a "Mãe Universal", como é chamada pelos membros da comunidade, ficou mais frequente, até que ela pediu para que os encontros se tornassem públicos. Segundo ele, foi a santa que disse que apareceria na comunidade de Carmo da Cachoeira. As mensagens de Nossa Senhora seriam principalmente sobre paz e oração para que a humanidade se prepare para as mudanças no mundo.
Na noite de quinta-feira, dia 26, foi relatado que a santa mais uma vez se manifestou através do frei. Segundo testemunhas, o religioso se concentra e depois fala o que ouviu, às vezes, chega até emocionar os que ouvem o relato. A santa deverá se manifestar mais uma vez no "Morro do Cristal" no dia 25 de fevereiro, segundo o frei.

Nenhum comentário: