NOTICIAS 2010-2011

09 de Dezembro - Jubileu 60 anos da ordenação sacerdotal do Pe. Silvestre

É nesta sexta feira dia 09 de Dezembro de 2011 que o nosso mais antigo vigário paroquial, Padre Silvestre Muller(até hoje vigário da paróquia de Sant'Ana de Lavras) completa 60 anos de ordenação sacerdotal. Parabéns ao Padre Silvestre!!!

HOMENAGEM DO NOSSO BISPO DIOCESANO, DOM CÉLIO DE OLIVEIRA GOULART AO PADRE SILVESTRE:
Texto publicado na edição deste mês do Jornal "A voz de Sant'Ana", o informativo impresso da paróquia de Lavras.

"Em minhas vindas à Paróquia de Sant'Ana de Lavras gosto de ver o Pe. Silvestre Muller, ora sentado em sua cadeira de rodas, ora bem acomodado em sua cama no quarto de dormir. Recordo-me dele há quarenta anos atrás, quando ainda estava como sacerdote em plena atividade, dedicando-se com muito empenho nos trabalhos pastorais da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora. Falávamos durante nosso encontros e reuniões dos Padres da Diocese e via nele o carinho pelo povo de nossa querida cidade de Lavras. Agora, como bispo diocesano, manifesto minha gratidão e reconhecimento por todo bem que ele fez exercendo seu ministério sacerdotal e, junto à comunidade dos Padres Dehonianos, ajudando no processo de evangelização desta grande cidade. Pe. Silvestre no momento de sua vida, com seus limites e sua enfermidade, faz-nos entender o sentido da identificação com Jesus por parte daquele que se dispôs a segui-Lo. "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" !(Mc 8,34) No processo de evangelização que temos vivido, seja na Paróquia de Sat'Ana, como também nas demais paróquias que se originaram desta paróquia central, tomemos por exemplo a vida de Pe. Silvestre.Como ele se desgastou generosamente pela construção do Reino de Deus entre nós, também cada um de nós, sejamos padre, religioso, religiosa ou leigo e leiga poderemos fazer de nossa vida uma oferenda agradável ao Senhor. Na carta aos Hebreus, no capítulo 11, faz-se o elogio daqueles que souberam testemunhar sua fé. Poderíamos assim dizer também sobre o Pe. Silvestre: "Foi pela fé que Pe. Silvestre perseverou na sua experiência do seguimento a Jesus Cristo em sua dedicação sem limites ao povo da cidade de Lavras". Por isso ficará sempre presente junto a todos nós.
Dom Célio de Oliveira Goulart - ofm, Bispo da diocese de São João del Rei.

"foto e texto de dom Célio: jornal "A voz de Sant'Ana/ Dezembro - 2011"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


08 de Dezembro - 55 anos da ordenação sacerdotal do Monsenhor Waldir

Hoje, 08 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, é também o dia do aniversário da ordenação sacerdotal do nosso querido "paroco emerito" Monsenhor Waldyr Henrique Mancini. Há exatos 55 anos, no dia 08 de Dezembro de 1956 ele era ungido sacerdote pelas mãos de Dom Inocencio Engelke - ofm, na magestosa Catedral Basilica de NSra. do Carmo de Campanha; foi o ultimo padre ordenado por aquele bispo. Padre Waldyr se dedicou de corpo e alma, nestes mais de meio século à igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, Mestre dos mestres, de Quem naquele 8 de dezembro distante, o humilde vigário se tornara dignissimo embaixador. " PARABÉNS MONSENHOR WALDYR POR SEUS 55 ANOS DE SACERDÓCIO ! ! ! "Link
conheça a biografia do Mons. Waldyr acessando a página especial a ele dedicada nno nosso blog: MONSENHOR WALDYR

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011


TRIDUO E FESTA DE NSRA DA CONCEIÇÃO EM INGAI



Convidamos a todos para a Tradicional Festa de Nossa Senhora da Conceição, promovida todos os anos pela Sociedade de São Vicente de Paulo de Ingaí.
Durante os tres dias do triduo, 05, 06 e 07 de Dezembro haverá celebração da santa missa na igreja e/ou no asilo da conferencia de São Sebastião da SSVP.

No dia 08 de Dezembro, dia dedicado à NSra. da Conceição haverá desde a madrugada, muita comemoração em honra à Santa Mãe de Jesus Cristo e Nossa; alvorada festiva às 6 manhã, missa solene e reunião especial, com participação de conferencias das paróquias vizinhas durante o dia, além de uma linda queima de fogos.

Nossa Senhora da Conceição é também padroeira da Capela e comunidade rural de Vista Alegra, além de ser a Santa com o maior numero de Paróquias á ela dedicadas na Diocese de São João del Rei; são 6 Paróquias de NSra. da Conceição, nas seguintes cidades: São João del Rei(no Bairro Colonia do Marçal), Prados, Coronel Xavier Chaves, Prados, Conceição da Barra de Minas e de uma paróquia da forania de Lavras, na cidade de Ijaci.
CRISMA EM NOSSA PARÓQUIA

Chegou o mês de Dezembro, mês de alegria na Igreja Católica em todo o mundo pois comemoramos com grande jubilo o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus que se fez homem e habitou entre nós.

Mas antes da grande festa do natal, nossa paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí já está comemorando outra festa; neste primeiro fim de semana do mês. É a celebração do sacramento da Crisma.

Nosso Bispo esteve entre nós e na manhã do ultimo domingo dia 04/12, com muita atenção e carinho presidiu a missa, impôs o santo óleo do Crisma e bênção deste sacramento sobre 60 jovens da nossa comunidade.

A nossa comunidade acolheu muito alegre o nosso pastor diocesano, e se sentiu muito honrada de tê-lo entre nós. Os crismandos foram preparados para este momento desde o inicio do ano, com muito zelo pelas catequistas da pastoral da perseverança e orientados espiritualmente pelo nosso pároco.

A celebração do Crisma também fez parte das comemorações do aniversário de 2 anos da ordenação sacerdotal do Pe. Leandro.

E nesta bênção, com os jovens da comunidade renovados pelo Espírito Santo de Deus que nos aproximamos cada vez mais do nascimento do Messias.

fotos: Brasilissa Maria























segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


Coroinhas na comemoração dos dois anos de sacerdócio do Padre Leandro





Também os coroinhas participaram das celebrações de dois anos de sacerdocio do nosso pároco Padre Leandro Geraldo Magela Ferreira da Silva, comemorados neste final de semana.
como registrou nesta foto tirada na manhã de Sábado pelo nosso internauta amigo Gilson de Assis Nogueira.

domingo, 4 de dezembro de 2011


ANIVERSÁRIO DE 2 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE LEANDRO

"Este padre está com com você, em sua casa e família, trabalhando pela Igreja, reze por ele! "
Agradeciemntos:
Alegro-me no Senhor, Rei e Mestre, junto com Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Nazaré, o povo de Nazareno, São Sebastião e São João batista, por todo o povo de Deus, Famílias de Ingaí e onde pude passar conhecendo, celebrando e rezando durante estes dois anos sagrados em minha vida sacerdotal.A minha família, mamãe, irmãos, tios e parentes que percebem minha ausência em casa pela dedicação ao Reino de Deus. Obrigado Senhor Jesus por todas as pessoas que Vós tocastes para ajudar com carinho durante este tempo dadicoso em minha vida de discípulo vosso! " O Centro da Igreja Católica é Jesus Cristo, por isso a humanidade se volta para a Igreja" O padre é tocado pelo Milagre de anunciar Jesus Cristo, ontem, hoje e eternamente. A Eucaristia é o ápice na vida do cristão, sejamos assíduos no ouvir a Palavra e partir o Pão!

Dezembro de 2011 - Padre Leandro


Sob este Nuncio, com muita alegria e fé, nosso pároco Padre Leandro está comemorando 2 anos de Vida sacerdotal e presença em Ingaí.A pastoral da comunicação, nosso blog parabeniza ào Pe. Leandro por esta Graça !!! que Deus permaneça sempre derramando muita luz pelo caminho deste jovem pastor que vem mudando de forma extraordinária a vida critã da nossa igreja de Ingaí e região.


Convidamos a todos para as celebrações que ainda irão acontecer, marcando esta data especial:

Dia 03/12/2011 - 19 horas: Missa na igreja Matriz de São Sebastião e São João Batista de Ingaí com a participação do povo de Nazareno e confraternização.
Dia 04/12/2011 - 09 horas: Missa do Crisma com a presença do nosso bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart
Dia 05/12/2011 - 19 horas: Missa concelebrada.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011Diocese de São João del rei divulga seu novo brasão por Diocese

Qui, 01 de Dezembro de 2011 11:40
Brasao_com_150_DPI_menor.JPG_1
Em breve, após a oficialização documental necessária, cartazes, correspondências e comunicados da Diocese de São João del-Rei começam a circular com o novo brasão diocesano. O anúncio da nova arte, que leva o nome da diocese, foi divulgado no início dessa semana, após a aprovação do bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart.
De acordo com o vigário da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e reitor do Seminário São Tiago, em São João del-Rei, padre Álisson Sacramento, a ideia de substituição da atual logomarca surgiu com as comemorações pelos 50 anos de criação da diocese, comemorados no ano passado. “Perguntei ao Monsenhor Paiva, que sempre trabalhou na cúria, se a diocese não tinha um brasão. Ele me disse que não. O primeiro bispo, Dom Delfim Ribeiro Guedes, usava o dele mesmo como brasão da diocese. Então pensei que para os 50 anos da diocese deveríamos ter um brasão”.
A partir daí, dois candidatos se dispuseram ao desafio de reunir num só símbolo, o melhor desenho que representasse a força, a fé, a tradição, e a religiosidade católica característica da Igreja particular de São João del-Rei. Após uma prévia junto ao bispo diocesano, as artes produzidas pelo padre Álisson Sacramento e pelo secretário diocesano de pastoral, Cláudio Guimarães Pereira, foram encaminhadas, a pedido de Dom Célio, a um perito em heráldica.
O especialista em heráldica, padre Ermínio Ignácio, da Diocese de Jaboticabal (SP), responsável pela análise dos brasões, se mostrou satisfeito com a missão recebida. “Para mim foi uma Graça de Deus e uma grande alegria poder colaborar na confecção do Brasão oficial da Diocese de São João del-Rei; Igreja onde tenho meu coração arraigado”, declarou o sacerdote, natural de Resende Costa.
Das melhores idéias, traços e símbolos contidos nos dois brasões enviados ao padre Ermínio, surgiu o terceiro brasão, que dentro das devidas normas da heráldica, fora enviado, apresentado e aprovado pelo bispo Dom Célio de Oliveira Goulart.
Interaja conosco! Você pode comentar sobre este assunto em nosso Twitter > @diocesesjdr
brasao Brasao_com_150_DPI_menor.JPG_1
antigo novo
BRASÃO DE ARMAS DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI
Resumo:
Escudo de campo azul, com abaixo a representação de montanhas em diferentes tonalidades que dão a impressão de sobrepor-se. No centro do escudo, em evidência, uma coluna marmórea, a modo de pilar, sobre a qual repousa suavemente uma coroa imperial. Entre a coroa e o pilar uma estrela branca da qual, para cada um dos lados, sai uma fileira de seis estrelas amarelas, que se encontram, em meia lua, com a metade do pilar. Sobre o pilar, a cruz de São Tiago. Sobre o escudo estão a mitra, a cruz e o báculo pastoral em cor dourada com detalhes em vermelho. Abaixo do escudo está a escrita “Diocese de São João del-Rei”.
Simbolismo:
O Brasão tem seu campo em azul evocando a Virgem Maria, sob a proteção da qual nasceu a cidade de São João del-Rei e a Diocese. O azul, sinal da divindade, faz memoria da religiosidade marcante do povo da diocese, sempre em busca do divino, do sagrado, do desejo de experimentar a Deus, que vem simbolizado na sequência de montanhas, em diferentes tonalidades, aos pés do brasão.
As montanhas - que também trazem à mente a região geográfica na qual está a Diocese - sugerem que a forte religiosidade da igreja São-joanense não é outra que a experiência bíblica do encontro com Deus no monte e também as bem aventuranças dadas no Sermão do Monte, que encontram sempre eco nos planos pastorais e no compromisso da Igreja com a transformação da sociedade, compromisso este simbolizado nas tonalidades variadas das montanhas, a lembrar-nos terras cultivadas à espera da maturação e da ceifa.
No meio destas montanhas surge um Pilar, em leve dourado. O pilar é Cristo, pedra fundamental da Igreja que se ergue para formar o povo santo de Deus. Nele, conforme fala o apóstolo Paulo, em Ef (2,21), "todo edifício bem firmado se eleva". O Pilar, encimado pela estrela branca também é símbolo da Virgem e Senhora do Pilar, padroeira da Diocese e aurora que precede o despontar do Sol Invicto, estrela da evangelização, mulher revestida de sol, que João viu no apocalipse.
Incrustrada no pilar está a cruz de São Tiago, padroeiro secundário da diocese, sugerindo o discipulado, a missão até a entrega da vida (cruz) . O conjunto (pilar – cruz – estrela) sugere a missão da Igreja Particular de São João del-Rei: conduzir a todos, dos montes e vales, à solidez de Cristo, pedra angular do mundo, assistidos pela Virgem Santíssima e por São Tiago.
As doze estrelas amarelo ouro, evocam os apóstolos do Cordeiro, a Igreja que nasce e se fundamenta na doutrina dos apóstolos e sugerem a comunhão apostólica, na qual Bispo e Igreja Particular se inserem. Evocam também o povo de Deus presente na diocese chamado a ser o novo Israel de Deus (12 tribos), unido e centrado em Cristo e em plena comunhão evocada na disposição das estrelas e centralidade do pilar.
A coroa dourada, ao tempo que remete ao nome da Diocese (“del-Rei”) e ao contexto histórico no qual nasceu a região onde está a cidade sede, simboliza a recompensa, a “coroa da justiça” que merecerão aqueles que tomarem parte na vida do Cristo Justo Juiz e fundamento da história, remetendo à ideia da missão cumprida, à semelhança da Virgem Maria, do Apóstolo São Tiago.

domingo, 27 de novembro de 2011


1ª Eucaristia em nossa paróquia

Foi na manhã de hoje, em uma linda cerimonia na igreja matriz de São Sebastião e São João Batista de Ingaí que varias crianças da nossa Paróquia receberam o sacramento da Primeira Eucaristia. A missa foi celebrada pelo nosso pároco Padre Leandro que como sempre, com muito carinho e zelo pelo povo de Deus acolheu as crianças, seus familiares, padrinhos e toda a comunidade.

Na capela de Nossa Senhora Aparecida da comunidade rural do Campestre a primeira comunhão foi na tarde de ontem.

Confira algumas fotos da celebração, tiradas por Brasilissa Maria.



















segunda-feira, 17 de outubro de 2011


FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM INGAÍ

Foi celebrada com muita fé e devoção nesta primeira quinzena do mês de Outubro a Festa de Nossa Senhora Aparecida em nossa paróquia.
A santa, que é padroeira do Brasil, padroeira também das comunidades rurais da Bocaina, do Campestre e do Mato Sem Pau; além de ser a patrona do terço masculino de Ingaí, foi reverênciada durante os 9 dias.Houve a celebração de missas, procissões, benção do Santíssimo Sacramento, terços, coroações e várias outras manifestações de fé e respeito em homenagem à Mãe de Jesus Cristo, lembrada na imagem de Nossa Senhora da Conceição encontrada por pescadores no Rio Parnaíba do Sul no Norte do estado de São Paulo e que se tornou Padroeira da Nação brasileira. 
Foi intensa a participação dos fiéis de Ingaí durante as celebrações, o povo da cidade e o povo da roça, durante esses quinze dias fez a igreja ficar cheia.
A ornamentação dos altares e do templo e a liturgia também merecem destaque, pois estava tudo muito bonito.
O trabalho missionário do nosso querido pároco padre Leandro, mais uma vez foi dos melhores; e o padre estava animado e inspirado.
E é neste espírito de f
esta que vamos nos aproximando de poquinho em pouquinho do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo; lembrando da mãe Aparecida lembramos antes de tudo do seu amado Filho que vai nascer.
Fotos: Brasilissa Maria
DSC02548
Muitas flores, luzes e uma linda ornamentação encantaram os milhares de devotos de Nossa Senhora do Pilar que compareceram a Catedral do Pilar, em São João del-Rei, na última quarta-feira, 12. Desde a Liturgia das Horas, às 6h10, até a Missa e Procissão, às 18h, percebia-se no semblante de cada fiel a vontade de se fazer orações, agradecimentos e pedidos junto a Mãe de Jesus, que com o título do Pilar, é celebrada como a padroeira da nossa diocese.

O pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela, destacou a importância da visita de outras paróquias da diocese. “Esse momento reforça nossos laços de comunhão”.
Para Monsenhor Paiva, pároco emérito da Catedral, a Festa de Nossa Senhora do Pilar pode melhorar ainda mais. “Como ela é a padroeira da nossa diocese, precisamos resgatar essa devoção em toda nossa região”, referiu-se o padre ao fato dela ser comemorada no dia da padroeira do Brasil, realidade que reflete numa participação menor de fiéis nesta festa diocesana.
Às 9h30 houve a Missa Solene, presidia pelo bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart e abrilhantada pela Orquestra Lira Sanjoanense.
Já às 15h30, foi a vez da participação especial das crianças da catequese paroquial durante a Missa da tarde. Por volta das 17h, fiéis já chegavam para as Vésperas Solenes de Nossa Senhora e em seguida, para participarem da última Missa do Dia Maior. Procissão pelas ruas do centro histórico, fogos, homenagens, canto do Te Deum laudamus e Benção do Santíssimo Sacramento, encerraram as festividades.

Colaboração e fotos: Rosária Ribeiro (correspondente da Pascom – Catedral do Pilar)

DSC02546 DSC02597

terça-feira, 27 de setembro de 2011


"Aniversário dos nossos primeiros padres"

27 de Setembro, dia do aniversário de dois dos primeiros padres da nossa comunidade, o Padre Silvestre Muller e o Monsenhor Waldyr Henrique Mancini.
Nasceram no mesmo dia em anos diferentes, mas fizeram parte de uma linda e emocionante história...












A vida são deveres que nóstrouxemos pra fazer em casa.
Quando se vê já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira…
Quando se vê, já terminou o ano…
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dada, um dia,
outra oportunidade,eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente
e iria jogando,
pelo caminho,
a casca dourada inútil das horas…
Dessa forma eu digo,
não deixe de fazer algo que gosta devido
a falta de tempo, a única falta que terá,
será desse tempo que
infelizmente não voltará mais…
Mário Quintana










“Não há velhice para o sacerdote. Se a 50 anos do “Eis - me aqui”, pronunciado no dia da ordenação sacerdotal, as forças do corpo vão lentamente se enfraquecendo, o mesmo, porém, não acontece com outra força, a interior.” – João Paulo II


 

 


REUNIÃO DO CLERO DIOCESANO

Os padres de nossa diocese estarão em importante reunião na manhã da próxima quarta feira em São João del Rei, na Casa de Pastoral São Tiago.Confira a nota divulgada no portal diocesano sobre a reunião do Clero:

Acontece nesta quarta-feira, 21, a partir das 9h, na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del-Rei, mais uma reunião dos presbíteros da nossa diocese. Em pauta, dentre outros assuntos, a 7ª Assembleia Diocesana de Pastoral a ser realizada no próximo ano.

A Casa de Pastoral São Tiago fica situada na Avenida Leite de Castro, bairro Fábricas. Mais informações pelo telefone (32) 3371-4746.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Arquidiocese vizinha terá a primeira Paróquia dedicada ào Pp. João Paulo II no Brasil 

Primeira paróquia dedicada a João Paulo II será em MG

Escrito por Diocese
Seg, 29 de Agosto de 2011 09:28
papa-joao-paulo-iiA Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) terá a primeira paróquia do Brasil, autorizada pela Santa Sé, com o nome de Beato João Paulo II. O anúncio foi feito na quarta-feira, 24 de agosto, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, durante o curso de atualização do clero da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. A festa oficial de criação da Paróquia (com matriz na Rua Jeci Firmino Pinheiro, 30, bairro Nova Era) será no dia 22 de outubro.
Nesta semana, Dom Gil recebeu a confirmação de Roma de que esta é a primeira paróquia autorizada do Brasil a ter o nome do Beato João Paulo II. De acordo com o Arcebispo, outras dioceses do Brasil fizeram o pedido de criação de paróquia com o nome do Papa. No dia 1º de julho deste ano, o Vaticano enviou um decreto autorizando a arquidiocese a criar uma paróquia dedicada a João Paulo II.
O sacerdote nomeado para a comunidade é o Padre João Francisco Batista da Silva, que já iniciou o serviço pastoral na nova comunidade no dia 18 de maio.
Fonte: Portal diocesano de SJDR / Radio Vaticano

domingo, 28 de agosto de 2011

E HOJE FOI DIA DE FESTA LÁ NA IGREJINHA DA SeRRA...

Neste ultimo domingo do mês de Agosto; de Deus e dos homens, nossa paróquia esteve em festa.
Muito animada festa, lá na "igrejinha da serra", no Jaguara, celebrando a padroeira daquela comunidade rural, a Sagrada Família.
A celebração no Jaguara e todo o mês de Agosto em nossa Matriz de Ingaí foram dedicadas à família.
A procissão seguida de missa e leilão na capela da Sagrada Família do Jaguara estava repleta de fiéis que com muita alegria e devoção acompanharam os ritos religiosos em homenagem à Família de Nosso Senhor Jesus Cristo, Maria e José.
Logo em seguida houve um animado show da banda Forró Gandáia de Lavras, com a ilustre presença do sanfoneiro Zequinha e seus companheiros que animaram a tarde de festas no "Morro Grande" .
A festa anual do Jaguara é um momento marcante de fé e confraternização que sempre alegra nossa paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí .

Estive preso e fostes me visitar...dom Célio celebrará missa no presídio de Lavras

"Estive preso e fostes me visitar, disse o Senhor Jesus Cristo"(Mt25)

Nosso querido bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart estará em nossa região amanhã de manhã.

Às 8 horas da manhã desta terça feira dom Célio vai celebra uma missa no presídio estadual de Lavras; a cerimônia será no pátio daquela casa de detenção e por motivos de segurança participarão apenas os detentos, alguns familiares e poucos convidados.

Além da missa, também será administrado os sacramentos do batismo e da Crisma para alguns detentos que ainda não tiveram esta chance de se aproximar do banquete do Cordeiro e se tornarem membros efetivos da Igreja Católica Apostólica Romana.

Durante este mês de Agosto nossa diocese tem dado enfase à familia e às vocações; esta celebração é mais uma chance de garimpar irmãos e irmãs que se perderam nos caminhos deste mundo e que também são Filhos e Filhas muito amados de Deus.

Terça-feira, 26 de julho de 2011

Pe. Geraldo Soares toma posse como pároco em Minduri

Na noite de ontem 25 de Julho, dia que a Igreja Católica se vestiu de vermelho celebrando São Tiago e São Cristóvão, tomou posse como novo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da cidade de Minduri o Padre Geraldo Antônio Soares, que já trabalhou por alguns anos em nossa comunidade, antes da criação da Paróquia de São Sebastião de Ingaí.

Padre Geraldo foi transferido da Paróquia de NSra. da Penha de França de Resende Costa para a paróquia de Minduri.O ex pároco de Minduri, Pe. Eder substituirá Pe.Geraldo em Resende Costa e sua posse acontece na noite de hoje; Pe. Eder já havia trabalhado naquela paróquia como vigário.

Também na paróquia de Resende Costa já trabalharam os Padres Jesus e Pe. João, respectivamente ex e atual pároco de NSra do Carmo de Luminárias.Estes dois sacerdotes estiveram presentes ontem na posse de Pe. Geraldo, além de vários outros padres da nossa diocese, entre eles o Monsenhor Jair, pároco em Carrancas; seminaristas diocesanos, um diácono e o nosso bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart - ofm.

Participaram ainda da solene liturgia, cidadãos resendecostenses e de Minduri; os prefeitos das duas cidades e paroquianos de diversas paróquias da nossa diocese.

 segunda-feira, 25 de julho de 2011


DIOCESE CELEBRA O PADROEIRO SECUNDARIO E PATRONO DO SEMINÁRIO


seminarioNeste mês a Igreja celebra, precisamente neste dia 25, a Festa de São Tiago Maior. Em nossa Igreja particular de São João del-Rei têm-se grande importância, devido ao fato dele ser o padroeiro secundário de nossa diocese e também o padroeiro do Seminário Diocesano que carrega o seu nome, situado no bairro Cohab, cidade de São João del-Rei,
O Seminário Propedêutico e Filosofia São Tiago, que completa 50 anos de fundação em 2012, ou seja, festeja seu Jubileu Áureo, conta atualmente com 12 seminaristas. Todos eles cursam Filosofia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Acompanhando os seminaristas está o Pe. Álisson André Sacramento, sacerdote da Diocese de São João del-Rei, vigário da Paróquia Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
O Seminário Diocesano está edificado na base sólida de um propósito que segue o lema: “Christum ferent” (Levarão Cristo) – (brasão acima). Este lema, que está gravado no brasão do Seminário e no coração de todos os padres e seminaristas da Diocese de São João del-Rei. Deve mostrar, a todo instante, aos que vivem à sombra do Seminário São Tiago, que ali encontrarão a paz e a pureza vivendo debaixo da proteção maternal de Nossa Senhora do Pilar, Rainha dos Apóstolos, e onde se formarão, no zelo do Apóstolo São Tiago, como futuros e verdadeiros portadores de Cristo.

segunda-feira, 18 de julho de 2011


IREMOS À CATEDRAL


No próximo sábado dia 23 de Julho nossa paróquia irá em animada romaria à cidade de São João del-Rei, sede da diocese.
O destino da peregrinação é a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pillar, onde será celebrada uma missa especial.
A romaria está sendo organizada pelo grupo do terço masculino "NSra. Aparecida" de Ingaí.
O ônibus sairá da porta da igreja Matriz de S.Sebastião e S.João Batista de Ingaí com destino à sede do bispado e o regresso será no mesmo dia.
Padre Leandro nosso pároco, também participará desta viagem missionária realizada pelo grupo do terço masculino.
Todos estão convidados !!!

16 de Julho, dia da padroeira de duas Paróquias Vizinhas

quinta-feira, 14 de julho de 2011


Padre Zezinho esteve em Lavras


No dia 6 de Julho, quarta feira, esteve em nossa diocese, na Paróquia de Sant'Ana da cidade de Lavras um dos mais conhecidos padres do Brasil, o Pe. José Fernandes de Oliveira- o Padre Zezinho - SCJ.

Além dele, quase 80 sacerdotes da congregação dos padres dehonianos estiveram presentes naquela cidade, concelebrando uma missa que faz parte do encontro da provincia Dehoniana Brasil-São Paulo; essa missa marca também a comemoração dos Padres Jubilares este ano de 2011, no total são catorze padres Dehonistas que completam 25 ou 50 anos de ordenação sacerdotal.

Entre os jubilares está também o Pe. Zezinho com 50 anos de sacerdócio e o nosso ex vigário paroquial Pe. Silvestre Muller chegando à marca dos 60 anos de ordenado sacerdote.

Pe. Zezinho também visitou no dia seguinte à fazenda Senhor Jesus, a fazendinha do Pe. Israel como é conhecida.

segunda-feira, 11 de julho de 2011


MAIS UMA PARÓQUIA VIZINHA CELEBRA HOJE SEU SANTO PADROEIRO - SÃO BENTO

Mais uma paróquia e cidade vizinha à nossa celebra hoje seu santo padroeiro, é a Paróquia de São Bento, de São Bento Abade; municipio que se limita com Ingaí à oeste. Conheça um pouco mais da história daquela paróquia e cidade e leia no fim da postagem um fato interessante que aconteceu quando a diocese de São João del rei foi criada, envolvendo o Monsenhor Waldir, a nova diocese e a Paróquia de São Bento.



Paróquia São Bento (São Bento Abade/MG)


Criada em 24/07/1957
No ano de 1749, o Pe.Bento Ferreira de Toledo, veio residir em uma das extensas campinas, por ele batizadas com o nome de Deserto Dourado, Campo Formoso, Campo Belo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas. No século XIX o local passou a ser denominado Eremita, hoje São Bento Abade. O mencionado padre, figura respeitável pelos seus muitos méritos, teve vida longa, pois faleceu em 1784, com solene testamento, depois de ter desenvolvido um apostolado fecundo junto à classe menos favorecida pela sorte, ora a batalhar pela causa da Igreja, ora pela cultura do solo. É que de há muito, para maior facilidade de seu ministério, obtivera privilégio de Atar Portátil, podendo, assim, administrar os sacramentos em benefício dos fiéis.


Endereço:

Av. Miguel Nassar, nº 29
São Bento Abade /Minas Gerais - CEP: 37414-000
Fone: 35 3236-1274 – Fax: 35 3236-1233

Pároco: Pe. Rogério Ferreira da Silva
São Bento Abade, o município

O primeiro habitante do lugar foi o padre José Bento Ferreira de Toledo, que ali se fixou para catequizar os índios, tendo construído uma capela em meados do século XVIII e, em 1752, instalado a sede da fazenda São Bento do Campo Belo. Em 1794, após o falecimento do padre, Manoel Franscisco Ferreira constrói a primeira casa e logo o povoado se desenvolve, sendo elevado a distrito em 1938, com a denominação de São Bento. Em 1962, emancipa-se, com o nome de São Bento Abade, devido à devoção que o fundador, dedicava ao eremita São Bento.

"O Impasse"
- (causo sempre contado com muita alegria pelo Monsenhor Waldir em algumas de suas missas e relatado na página 19 da revista em comemoração ào Jubileu Áureo Sacerdotal do monsenhor em 2006)


"A paróquia de Luminárias sempre pertenceu à Diocese da Campanha. Com a criação da Diocese de São João del Rei, pouco depois da chegada do Pe. Wadir, Luminárias foi desmembrada da Diocese Da Campanha e passou para São João del-Rei, cujo primeiro Bispo foi D. Delfim Ribeiro Guedes. E agora, como ficava a situação do Pe. Waldir: ficava na Diocese da Campanha da qual fazia parte e deixava Luminárias ou permanecia aqui e passava para a nova Diocese de São João del-Rei? Podem imaginar como o assunto rendeu: -o padre vai embora? - o padre quer ficar mais o bispo não deixa - e por aí afora.Os comentários chegaram até na zona rural. Um belo dia um paroquiano muito piedoso veio até a cidade, apeou do seu cavalo e foi cumprimentar o estimado Pe.Waldir. -Pois é sô vigário, tô vendo falar que o Sinhô vai embora? Tô muito triste.Num faz isso não, pode vir um pior do que o senhor..."

causos à parte, o fato é que realmente, nos idos da criação da nova diocese de São João del-Rei, o bispo de CAmpanha querendo segurar Pe. Waldir em sua diocese o transferiu para a Paróquia de São Bento Abade e quase que aconteceu uma revolta para que o pároco de Luminárias voltasse para sua primeira e unica paróquia, a de NSra do Carmo; quem solucionou a questão foi o Nuncio Apostólico do Brasil que sabendo do fato determinou que imediatamente os parocos voltassem às suas paróquias.Quando ele voltou, foi a primeira vez q usou batina branca, ganhou tantos abraços que ela ficou amarelada.

sexta-feira, 8 de julho de 2011


NOSSA DIOCESE TEM UM NOVO BISPO EMERITO

Desde o dia 15 de maio deste ano, a Diocese de São João del-Rei passou a contar com a presença de mais um Bispo Emérito entre nós. Nesta entrevista exclusiva, concedida ao nosso Portal Diocesano (PD), Dom Diogo Reesink (DD) - Bispo Emérito de Teófilo Otoni (MG) -, fala sobre diversos assuntos, como: a descoberta da vocação sacerdotal, a chegada ao Brasil, a experiência marcante ao longo da vida, a ligação com Dom Célio e Dom Waldemar e ainda sobre as expectativas quanto a esta nova etapa de sua vida aqui em nossa diocese. Dom Diogo, de nacionalidade holandesa, comemora duas datas importantes neste mês. Seu aniversário sacerdotal, dia 15, e o natalício, dia 28.

sexta-feira, 17 de junho de 2011


DIOCESE DIVULGA NOVO CONSELHO PRESBITERAL

Foi anunciado na Manhã de quarta feira o novo Conselho Presbiteral da Diocese de São João del-Rei.
Entre os padres que foram eleitos, destacamos os que fazem parte da história de nossa paróquia: Pe. Odair(ex pároco de Ingaí), Pe.Bolivar e Pe. Jésus, confira na integra o texto extraído do Portal diocesano...


Diocese anuncia Novo Conselho Presbiteral
Qui, 16 de Junho de 2011 12:44
braso_da_dioceseNa manhã da última quarta-feira, 15 de junho, aconteceu a reunião do clero da diocese, na Casa de Pastoral São Tiago, em São João del-Rei. O motivo, formação do novo Conselho Presbiteral, cuja principal função é auxiliar o Bispo Dom Frei Célio de Oliveira Goulart nos trabalhos de evangelização por toda a diocese. Confira agora os 14 membros:
Membros Natos
1- Vigário Geral – Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros
2- Coordenador diocesano de Pastoral – Pe. Jésus Cristiano Arantes
3- Representante dos Presbíteros – Pe. Odair José de Carvalho
4- Reitor do Seminário São Tiago (Filosofia e Teologia de Juiz de Fora) – Pe. Antônio Carlos T. da Silva
Vigários Forâneos
5- Lavras – Pe. Luiz Eustáquio do Nascimento
6- São João Del Rei – Pe. Geraldo Magela da Silva
7- Andrelândia – Pe. Domingos Sávio da Silva
8- Prados – Pe. Fábio José Damasceno
Nomeados pelo Bispo
9- Pe. Álisson Andre Sacramento (Reitor do Seminário São Tiago - Propedêutico e Filosofia de São João del-Rei)
10- Pe. Bolivar Vieira R. Queiroz
Membros Eleitos
11- Pe. José Nacif Nicolau
12 – Pe. João Rodrigues de Paula
13- Pe. José Bittar
Representante dos Religiosos
14- Pe. Frei Jaime Eduardo Ribeiro
* Rezemos, pedindo a Deus que abençoe e ilumine os novos membros deste Conselho Presbiteral.
* Nota = Foi eleito o Pe. Rondineli Cristino como Delegado junto à Comissão Nacional dos Presbíteros.

SÃO JOÃO BATISTA SE TORNA PADROEIRO PRINCIPAL DE NOSSA PARÓQUIA

Como tem sido notificado pelo nosso pároco Pe. Leandro Geraldo Magela da Silva, o administrador da Paróquia de São Sebastião de Ingaí e oficialmente confirmado, NOSSA PARÓQUIA GANHA A PARTIR DE AGORA MAIS UM PADROEIRO PRINCIPAL; SÃO JOÃO BATISTA, que já era o nosso Padroeiro Secundário, foi elevado ào titulo de Padroeiro Principal ao lado de São Sebastião, que permanece sendo também o Padroeiro.O nome da Paróquia também muda, deixa de ser Paróquia São Sebastião de Ingaí e passa a ser Paróquia São Sebastião e São João Batista de Ingaí. A oficialização canônica desta mudança se dará no próximo sábado, quando o Exmo.Revmo. bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart-ofm irá celebrar uma missa na Igreja Matriz de Ingaí, declarando a adesão de mais um padroeiro principal em nossa Paróquia.
Este é um fato inédito em nossa diocese, assim como a condição de nossa paróquia, que passa a ter dois padroeiros.

Em Minas Gerais, uma das dioceses que possui o maior numero de paróquia com dois padroeiros é a diocese de Montes Claros, no norte do estado, onde 4 das 59 paróquias que pertencem àquela divisão esclesiastica possuem mais de um santo padroeiro.

A devoção à São João Batista em Ingaí é antiga, sobretudo a partir da promessa da fogueira, em 1931, quando um raio atingiu a capela do povoado, destruíndo - a.

Também a devoção à São Sebastião é muito antiga, vem desde o arraial da Ponte, primeira denominação da cidade de Ingaí.

quinta-feira, 2 de junho de 2011


NOVO PORTAL DA DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL REI NA INTERNET



Desde o dia 22 de abril passado está de volta o novo Portal de comunicação digital da Diocese de São João del Rei; www.diocesedesaojoaodelrei.com.br O site da diocese passou por uma grande reestruturação e agora volta ao ar, comunicando as principais noticias da nossa igreja diocesana.


Novos Tempos para a comunicação
Escrito por Jersiano
Sex, 22 de Abril de 2011 21:00
internet A Diocese de São João del-Rei recebeu hoje um novo impulso para sua comunicação social, a inauguração do Portal da Dioceseem novo formato, muito mais interativo e dinâmico, o novo portal promete ser um importante meio de comunicação para toda nossa diocese e região. A idéia inicial repassada pelo acessor Padre Rondineli era de inovar e modernizar o já existente portal no intuito de aproximar cada vez mais os cristãos não apenas de nossa diocese, mas de todos os cantos do mundo.
Agora com o novo formato ficou muito mais fácil e divertido ler notícias e artigos, ver vídeos, fotos e muito mais, tudo isso em comunhão com amensagem do Papa Bento XVI que nos fala sobre o uso dos modernos meios de comunicação para a evangelização. Por fim tecnicamente o Portal da Diocese precisa passar por algumas manutenções para atender cada vez melhor aos seus usuários, portanto, qualquer inconveniente comunique-nos imediatamente para que sejam tomadas as atitudes necessárias. Pessoalmente, como católico fui honrado por poder prestar tal serviço à igreja de Jesus Cristo, portanto, espero que gostem do trabalho final.
Um abraço Cristão,
Jersiano Silva - WebDesigner jersiano@gmail.com


SEGUNDA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2011

ACONTECE NESSE DOMINGO A BEATIFICAÇÃO DO PAPA JOÃO PAULO II


O anúncio da beatificação do Papa João Paulo II foi feito pelo Vaticano quando o atual papa, Bento XVI, promulgou decreto reconhecendo um milagre pela intercessão de seu antecessor. A beatificação será feita em tempo recorde - normalmente, o Vaticano leva cinco anos só para começar todo o processo. Quando João Paulo II morreu, em 2005, uma multidão reunida na Praça de São Pedro para o funeral gritava: "Santo já, santo já". Confira as imagens da trajetória de João Paulo II:
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. É amplamente difundido que Sua Santidade tenha sido fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa, bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o Judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa e a Comunhão Anglicana.Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi elogiado.

Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia falar os seguintes idiomas: italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polonês, sua língua nativa.Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1 340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados.Em 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI, tendo a beatificação prevista para 1º de maio de 2011.

QUARTA-FEIRA, 13 DE ABRIL DE 2011


O ULTIMO ADEUS ÀO PADRE ISRAEL

Milhares de pessoas de Lavras e da região compareceram nesta manhã de quarta-feira, dia 13, na igreja Matriz de Sant'Anna para prestar as últimas homenagens ao Padre Israel Batista de Carvalho, que estava sendo velado desde o início da madrugada de terça-feira, dia 12. Padre Israel morreu na noite de segunda-feira, dia 11, na Santa Casa de Lavras.
Os integrantes dos Emaús prestaram uma homenagem comovente na despedida, a prefeita Jussara Menicucci discursou ao lado do caixão e ficou emocionada e chorou.
Uma missa de corpo presente foi celebrada por diversos padres, às 9h30 e todos que queriam ver o padre, tiveram acesso ao corredor central que levava até o caixão, assim todos tiveram a oportunidade de despedir do padre que dedicou sua vida em prol de seu semelhante.
Padre Israel foi o idealizado, criador e mantenedor da Fazenda "Bom Jesus de Lavras", um centro de recuperação de dependentes químicos.
O Jornal de Lavras, de onde obtivemos estes textos e fotos, cobriu a despedida, o cortejo e o sepultamento do Padre Israel.










O_ cortejo com o corpo do Padre Israel Batista Carvalho saiu da Matriz de Sant'Anna às 11h15, o caixão foi colocado no caminhão do Corpo de Bombeiros. Uma fila extensa de veículos com parentes, amigos, autoridades civis, militares e eclesiásticas, acompanhou o cortejo, que subiu a rua Francisco Salles, virou a Chagas Dória até ganhar a rua João Modesto, desceu pela Misseno de Pádua, passou pela Comendador José Esteves, praça Dr. Jorge, Pedro Salles até a praça Dr. José Esteves, entrou na rua Custódio Moreira até ganhar a Vaz Monteiro e pegar o anel viário Presidente "Tancredo Neves", o estrada do Madeira, como é conhecido aquele setor.
Durante o trajeto, o povo aplaudia o cortejo, outros acenavam com lenços brancos e alguns até chegaram às lagrimas. O caminhão do Corpo de Bombeiros era seguido por dezenas de motocicletas e logo atrás os veículos. Também foram disponibilizados ônibus com pessoas que queriam acompanhar o Padre até a sua última morada.
No caminhão do Corpo de Bombeiros, que carregava o caixão, estavam: o padre Carlinhos, Josemias Batista Carvalho, Elias Batista Carvalho - irmãos do Padre Israel - um militar, bombeiros e profissionais de dois órgãos de imprensa: EPTV e Jornal de Lavras.





O cortejo com o corpo do Padre Israel chegou até a entrada da estrada vicinal que dá acesso a Fazenda Bom Jesus de Lavras e, de acordo com a programação da paróquia, o caixão deveria deixar o caminhão do Corpo de Bombeiros e ser colocado no carro fúnebre da Funerária Carvalho, para percorrer os dois quilômetros até o local do sepultamento. Porém, a programação foi alterada, porque os internos da fazenda não permitiram que o corpo fosse levado de carro, eles pegaram o caixão e carregaram.
Todos que acompanhavam o cortejo de automóvel e motocicletas, deixaram seus veículos às margens da rodovia e um grande cortejo a pé se formou. Os internos, bastante comovidos, cantavam e rezavam durante o trajeto e, emocionados, eles contagiaram as pessoas que seguiam, muita gente chegou a chorar.
Um dos momentos inexplicáveis e curioso foi quando o caixão aproximava da fazendinha: vacas e bois aproximaram da cerca e fixaram seus olhares no caixão. O que chamou a atenção de todos foi o fato dos animais ignorarem as pessoas e fixarem olhares no caixão que era carregado pelos internos. Este momento, no mínimo curioso, foi documentado pelo Jornal de Lavras.
Na fazenda, o cortejo a pé foi recebido com muitos aplausos pelas pessoas que já aguardavam o corpo. O caixão foi colocado num templo aberto, onde são rezadas missas para os internos e seus familiares. Uma cerimônia foi realizada para dar o último adeus ao homem que dedicou sua vida a recuperação de dependentes químicos e aconselhar pessoas.
Toda a cerimônia, desde segunda-feira na igreja Matriz até o momento do sepultamento, foi comovente e emocionante, mas um momento muito especial merece destaque: foi quando todos os presentes se afastaram do caixão para dar lugar aos internos, para a despedida. Muita gente chegou às lágrimas, comovidas com os semblantes dos rapazes, que deixaram transparecer, no choro, a dor e o sentimento da perda de um pai.
Terminado a despedida, o caixão foi fechado e levado para o local do sepultamento. O lugar escolhido foi o espaço gramado que envolve um pequeno altar, onde, segundo as pessoas próximas do Padre Israel, ele gostava de fazer suas orações, sempre voltadas para seus semelhantes que ele tanto amava.
Padre Israel foi sepultado sob os olhares de uma grande multidão. Apesar do grande número de pessoas presentes à cerimônia, o silencio tomou conta do local e apenas o som das ferramentas dos coveiros eram ouvidas.

fonte : http://www.jornaldelavras.com.br

Dom Célio inicia sua grande jornada de visitas pastorais às Paróquias da Diocese de SJDR


















[ fotos dos 4 bispos que passaram pela diocese de SJDR, dom Célio, dom Waldemar, + dom Antônio e + dom Delfim]

Em meados de Fevereiro, nosso que
rido bispo diocesano e pastor de nossa igreja, dom Célio de Oliveira Goulart-ofm iniciou, pela Paróquia de Santa Rita de Cássia de Ritápolis, a caminhada Pastoral de visita à todas as paróquias e comunidades da Diocese de São João del Rei. Um oficio redigido pelo senhor bispo foi enviado àos párocos anunciando a visita que ocorrerá no decorrer deste ano.Na carta estão contidas intruções e esclarecimentos sobre a visita pastoral.Em nossa paróquia este documento está disponivel no mural de avisos, na entrada principal da igreja Matriz de São Sebastião de Ingaí.Vale a pena conferir. Ingaí sempre foi uma cidade muito querida pelos bispos que passaram pela diocese de São João del Rei e mesmo antes de ser oficialmente paróquia, nossa matriz já foi visitada várias vezes pelos antecessores de dom Célio, os finados dom Delfim Ribeiro Guedes e Dom Antonio Carlos Mesquita e também pelo nosso emérito e tão amado bispo dom Waldemar Chaves de Araujo, que diversas vezes no ano nos alegra com sua tão agradavel presença.Nossa paróquia foi a primeira a ser criada por Dom Waldemar no episcopado diocesano de SJDR. Esperamos que dom Célio também se afeiçoe à nossa querida terra e possa muitas vezes estar junto de nós, sempre nos engrandecendo com seus tão ilustres ensinamentos e sua simplicidade e carisma cativantes. Confira na integra o texto escrito por Padre Jésus Criastiano Arantes, atual pároco de Ritápolis na ocasião da visita de dom Célio àquela paróquia:



Visita Pastoral de Dom Célio à Paróquia Santa Rita de Cássia – Ritápolis Por Diocese 18 de março de 2011 “O presbitério e o povo sintoniza com o Bispo da mesma forma que as cordas de uma harpa. Com sentimentos unânimes, e na harmonia da caridade, constituímos um canto a Jesus Cristo”. (Santo Inácio de Antioquia) Entre os dias 17 e 20 de fevereiro de 2011, foi realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia a primeira visita pastoral de D. Célio, na diocese de São João Del Rei. Nos sentimos honrados em acolher nosso novo bispo pela terceira vez desde sua posse em 17 de julho do ano passado. O pastor que procura ir ao encontro de suas ovelhas, sendo para nós a presença do próprio Cristo o BOM PASTOR. Procuramos nos preparar bem para estes dias para acolher nosso bispo, como pastor, supervisor, orientador e pai. Podemos afirmar que durante a sua visita nosso coração ardia enquanto o bispo nos falava, brincava, contava histórias, rezava, partilhava a vida e a missão e celebrava a Eucaristia. Sabia ser grande e pequeno, como um bom Franciscano que é. Estivemos atentos às suas diretrizes e orientações para melhor servir ao Reino de Deus, nesta porção do seu povo, que é nossa Diocese de São João Del Rei, nesta Paróquia Santa Rita de Cássia. Esteve inteiramente conosco, com o povo e com o Pároco. Realizou visitas às entidades, departamentos públicos, escolas, autoridades, capelas rurais, Igrejas, capelas urbanas, ermidas e grutas da cidade, acompanhando nossas obras e pastorais, conselhos paroquiais e administrativos, jovens crismandos com seus pais, visitando os enfermos, postos e unidades de saúde, verificando nossa infra-estrutura, organização patrimonial, secretaria paroquial entre outras. Foram dias intensos cumpridos com muita determinação, vitalidade e carisma. D. Célio confirmou nossa caminhada de comunhão com o bispo , com as diretrizes da CNBB e com o Papa. Uma Igreja atenta ao clamor das famílias, dos mais pobres, dos jovens, dos enfermos e crianças. Igreja servidora, que chora com os que choram e se alegra com os que se alegram como pede o Concílio Vaticano II. Nós te agradecemos D. Célio pelo privilégio de sermos a primeira Paróquia a ser visitada pelo Senhor. Pedimos que continue lembrando de nós em suas orações, para que entre as limitações e fraquezas que a vida nos impõe possamos oferecer sempre o melhor de nós, para o bem do povo de Deus e o crescimento do Reino entre nós. E conte também com nossas orações sempre, para que Deus fortaleça e ilumine sempre seus passos no governo da nossa Diocese de São João Del Rei. Santa Rita de Cássia estará sempre ao seu lado, intercedendo e o protegendo em todos os seus caminhos. Volte sempre! Pe. Jésus Cristiano ArantesPároco/Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia. Pe. Jésus Cristiano Arantes Pároco/Reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia.

sexta-feira, 18 de março de 2011


FESTA DE SÃO JOSÉ EM NOSSA PARÓQUIA




São José, o Grande Padroeiro Universal da Igreja Católica, esposo da Bem Aventurada Virgem Maria, será Homenageado com grande festa hoje em nossa Paróquia de São Sebastião de Ingaí.
A missa de encerramento da novena de São José e comemoração do dia do Glorioso Santo será celebrada às 19 horas na igreja Matriz. Toda comunidade reunida, iremos louvar e bendizer o nome de Deus Pai todo Poderoso e rogar a intercessão de São José; agradecer e pedir força no dia a dia e louvar com toda alegria e força de nosso coração este tão milagroso intercessor que temos no céu.







São José é lembrado como padroeiro de duas paróquias em Nossa diocese, na cidade de Itumirim, que é logo ali depois da serra do sofá, bem pertinho daqui e na cidade de São joão del Rei, no bairro do Tijuco, paróquia que recebe por estes dias seu novo pároco e novo vigário paroquial, consecutivamente, Padre José Raimundo, que era pároco da Paróquia de Bom Jesus de Matozinhos e Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães que se tornou o pároco emérito.













Matrizes de Itumirim e do Tejuco

quarta-feira, 16 de março de 2011


"DOBRADINHA II " - Encontro dos padres das 3 cidades vizinhas - criação da Pastoral Social "

  • | Seguindo com as outras duas noticias que marcaram o final da semana passada em nossa Paróquia, destacamos a organização e fundação oficial da Pastoral Social e o Retiro Quaresmal dos 3 párocos das cidades vizinhas Itumirim, Ingaí e Luminárias; respectivamente Pe. Bolivar, Pe. Leandro e Pe. João; que aconteceu em Ingaí .|

Na missa das 19 horas de sabado, I Domingo da quaresma, foi oficialmente apresentada à comunidade e criada a Pastoral Social de nossa Paróquia de Ingaí. Idealizada pelo ex padre e ex pároco, Janilto Geraldo de Carvalho, que também é o coordenador do movimento, esta nova pastoral terá como principal ideal, erradicar a pobreza em nossa cidade; haja vista, segundo foi relatado pelo idealizador, ainda existirem fatos reais de extrema miséria social entre as famílias de Ingaí. Serão atendidas, além das famílias que se enquadram neste lástimavel perfil, outras famílias com dificuldade financeira para a aquisição de alimentos e haverá ainda um trabalho de auxilio espiritual, prestado pelo Pároco Pe. Leandro, junto com os demais membro da pastoral às famílias atendidas. Outro Destaque desta pastoral, é a arrecadação de alimentos na igreja Matriz, nas missas do 3º fim de semana de cada mês, sendo entregue no fim de semana anterior, uma ficha à cada participante das celebrações, onde estará escrito a sugestão de um genero alimenticio à ser ofertado, para que seja possivel uma diversificação dos alimentos. Este trabalho filantrópico foi amplamente apoiado pelo Padre Leandro e por toda a comunidade paroquial.
Nos dias 11 e 12, aconteceu no auditório municipal, José Augusto de Andrade, o Retiro Espiritual dos "padres vizinhos", Pe. Bolivar, de Itumirim; Pe. Leandro, de Ingaí e Pe. João, de Luminárias. O encontro, contou com várias palestras e reflexões, proferidas não só pelos sacerdotes, mas também por pessoas da comunidade que também participaram do evento. Este intercambio paroquial, tem contribuído muito para que o povo esteja mais perto dos sacerdotes que cuidam das nossas cidades vizinhas, gerando assim, um clima de solidariedade pastoral entre os padres e auxiliandos os mutuamente no servço prestado às suas comunidades e Paróquias.

segunda-feira, 14 de março de 2011


"DOBRADINHA I " Novena de São José - Aniversário do coroinha Diego

  • |DOBRADINHA I | Novena de São José - Aniversário do Coroinha Diego|
  • |DOBRADINHA II| Retiro dos padres das 3 cidades vizinhas, Ingaí, Itumirim e Luminárias e criação da Pastoral Social em nossa Paróquia |

Está acontecendo em nossa paróquia de São Sebastião de Ingaí, desde a ultima sexta feira, dia 11 de Março, a grande novena em honra ào Glorioso São José; esposo da Bem Aventurada Virgem Maria, Patrono Universal da Igreja Católica, Pai Adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo e tão milagroso santo à interceder por nossas suplicas no céu. Após a novena, dia 19, que o dia dedicado ào santo, uma solene missa será celebrada em honra de São José, encerrando a festa. Em cada dia da novena, um seleto grupo de benfeitores de nossa comunidade está responsavel pelo apadrinhamento de São José, são várias madrinhas e Padrinhos da festa, que nos seus respectivos dias da novena, fazem sua benfeitoria à paróquia, em honra do santo.Também durante a novena, os movimentos e pastorais da nossa igreja estão se revesando na preparação da Liturgia. Esta novena e festa de São José, além de seu lado espiritual tão marcante, traz também um importante resgate cultural de nossas tradições, que está sendo promovido por nosso pároco Pe. Leandro. São incontaveis os devotos especiais de São José, que antes não tinha esta data referencia para demonstrarem ào Glorioso protetor dos trabalhadores sua gratidão e respeito.

Também sábado, uma data muito importante foi comemorada, o aniversário do patriarca dos coroinhas em nossa paróquia, o jovem Cerimoniario Diego, que completou naquele dia seus 18 anos de idade.
A atuação de Diego em nossa igreja como auxiliar nas celebrações, tem a mesma idade da fundação oficial da Paróquia, no inicio do ano de 1999, quando dom Waldemar Chaves de Araujo criou a primeira paróquia de sua administração episcopal em São João Del Rei, a Paróquia de São Sebastião de Ingaí.
De lá pra cá, 11 padres e 12 anos se passaram e o coroinha Diego permaneceu, sempre com muita alegria e disposição em colaborar com o engrandecimento do Reino de Deus em nossa comunidade.
Sem visar receber nenhuma recompensa material pelos tão valiosos serviços prestados à comunidade Cristã.
Voluntariamente Diego sempre se vê motivado em valorizar o que há de

mais importante na vida de um povo, sua História e suas tradições, e por isso mesmo, sempre que é possivel, dá dicas àos padres na organização de cerimonias e festas; cuida de alguns detalhes imprecindiveis, para que tudo fique dignamente preparado para a Honra e Glória da Santissima Trindade.

Parabéns Diego !!! e continue sempre a atuar em nossa comunidade Paróquial. Deus Certamente contabiliza seu labor e sempre Estará ao seu lado.

segunda-feira, 7 de março de 2011


08 de Março, aniversário do Padre João, de Luminárias


Amanhã 8 de Março, é aniversário do nosso vizinho, Padre João Rodrigues Dantas, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo.

Desde 1924, quando Luminárias teve seu primeiro padre residente, outros 15 sacerdotes administraram aquela Paróquia. O +padre Ivo Lebian, que foi o primeiro a morar na cidade, passando pelo Padre Waldir Henrique Mancini que ainda mora lá e também o Padre Silvestre Leão Muller, SCJ, hoje Vigário em Sant'ana de Lavras, o +padre Ildefonso Béu, um dos mais lembrados na memória do povo e o Padre Jésus, que foi quem entregou o "Timão da barca" ào Padre João e foi para a antiga paróquia onde padre João era vigário, NSra. da Penha de França de Resende Costa; sem duvidas, Padre João é um dos mais carismáticos e inovadores sacerdotes que a Paróquia de NSra. do Carmo de Luminárias teve a chance de abrigar.
Animador e Cativador da Comunidade Cristã, ele vive intensamente a proposta do Senhor Jesus Cristo e dá exemplo à seus paroquianos, de uma vida à serviço de Deus, com muita vigilância e oração.Um grande Missionário na vinha do Mestre de Nazaré.
Nas Festas dos padroeiros de Ingaí e nas missas concelebradas, é sempre uma alegria tê-lo entre nóis.

PARABÉNS PADRE JOÃO !!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


Mais um vigário na vizinhança...Pe. Adriano, da Paróquia Sant'Ana de Lavras

A paróquia de Sant' Ana da cidade de Lavras, paróquia vizinha à nossa, conta agora com os serviços de mais um vigário paroquial, é o Padre Adriano Marques Santiago-scj.

Ele foi ordenado sacerdote Dehonista no inicio de Dezembro do ano passado, dia 4 e é natural de São José dos Campos - SP e já está em Lavras auxiliando o pároco Padre Eligio nos trabalhos pastorais da sua nova e primeira paróquia.


Além do novo vigário, a Paróquia Sant'Ana de lavras é atendida por oito padres, o pároco Pe. Eligio Estulp, scj; os vigários paróquiais Pe. Carlos Alberto Páris Silvério, scj (Padre Carlinhos), Pe. Honório Link, scj, Pe. Armindo Kunz, scj, Pe. Ronaldo Rodolfo Ferreira, scj, Pe. Heitor Aparecido Rafael, scj que é o reitor do seminário Dehonista de Lavras; e ainda os Padres Israel Batista de Carvalho, scj, fundador e pai da Casa de Recuperação de usuarios de drogas, Fazendo do Senhor Jesus e o Padre Silvestre Muller, que foi padre em Ingaí à muito tempo atrás.

Pe Silvestre, hoje no alto de seus 65 anos de sacerdócio, já com sua saúde muito debilitada, ainda se faz presente no altar da Igreja Matriz de Lavras.
Ele foi Padre em Ingaí nos anos de 1952 à 1955, quando foi substituído pelo +Padre Ildefonso Béu, scj.
Padre Silvestre, hoje em seu silêncio profundo, auxiliado por uma cadeira de rodas, descança da grande missão realizada na ceara do Senhor Jesus Cristo.Enquanto foi possivel, ele sempre esteve junto dos nessecitados, visitava diariamente os hospitais da cidade, celebrava algumas vezes na Cadeia publica da cidade, sacramente todas as segundas feira celebrava a missa no cemitério São Miguel, adorava as crianças e cuidava com muita atenção da catequese.E foi um dos participantes no grande milagre ocorrido em Lavras, atribuido à Padre Dehon, o fundador da congregação dos Dehonianos, da qual ele é membro.

 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


RETROSPECTIVA DO ANO DE 2010 EM NOSSA PARÓQUIA


2010 foi um ano marcante em nossa paróquia, um novo pároco passou a cuidar desta parcela do rebanho do grande Pastor Jesus Cristo, fixada nestes sertões das Minas Gerais, esta terra, que com as palavras do próprio padre Leandro, que é de quem estamos falando, “Tão Querida de Ingaí”.
Sim, nossa cidade e paróquia ganharam um novo pastor, um novo representante do apostolado e discipulado de Cristo Jesus, legado à quase 2000 anos àqueles simples Homens que caminhavam à beira do mar da Galiléia e que seguindo, de geração em geração, vem ultrapassando décadas, séculos e milênios.
____________________________________________________________
O Padre Leandro, como se definiu Monsenhor Waldir quando ordenado sacerdote e termo agora propicio ao texto, “havia acabado de sair da Olaria” quando chegou a Ingaí, no final de 2009, com apenas alguns dias de sacerdócio logo mostrou seu animo e força de vontade para dirigir nossa paróquia. Celebrou com intensidade as festas religiosas de Fim de Ano, reanimou as pastorais, chamou o povo pras missas pelo alto falante e o povo atendeu.A Matriz estava lotada no Natal e Ano Novo.Quantas homenagens, sermão, musicas e orações que fizeram os fiéis refletirem com atenção a pureza e simplicidade do nascimento do Menino Deus; a vida pessoal de cada um no velho ano e a proposta pro novo tempo que começaria.













_____________________________________________________________


Em Janeiro, logo no começo do mês iniciou se a tão tradicional e bem celebrada festa do Padroeiro de nossa cidade e Paróquia, o Glorioso Mártir São Sebastião de Ingaí.
O animo continuava, o povo participou com muita fé e confiança, rogando a proteção do Santo para a Família, as crianças, os jovens e idosos; a proteção contra a peste, a fome e a guerra; em fim, pedimos Paz e prosperidade para cada cidadão ingaiense.
Dom Waldemar com sua alegria contagiante esteve entre nós, realizou o sacramento da Crisma e deu seu testemunho de como viver a grande missão de ser servo no Reino de Deus.



_____________________________________________________________
Fevereiro foi marcado pelo inicio da quaresma, com a belíssima celebração da quarta feira de cinzas, era o inicio do silencio, anunciando as dores de Cristo que se aproximavam. Houve também as celebrações da Via Sacra pelas ruas da cidade, no morro da gruta e no cemitério do Arraial da ponte.
_____________________________________________________________
Em Março, continuando os ritos da quaresma, muitos outros momentos de fé marcaram as celebrações em nossa comunidade, dia 2 se completaram dois anos da trágica morte de Padre Jonas de Melo, naquela triste tarde de outono, próximo à comunidade da vila, no fatal acidente automobilístico.
Também em Março aconteceu a Semana das Dores de Maria, tão bem refletida e estudada com os sermões do padre e as reflexões de pessoas da comunidade; houve ainda no finzinho do mês o início da Semana Santa, com suas lindas e respeitáveis celebrações solenes. Padre Leandro mostrou seu enorme conhecimento cerimonial e fez Bonito, cada parte da História de Cristo foi lembrada com muita fé e devoção, desde a triunfal entrada de Jesus em Jerusalém, no domingo de ramos, passando pelo encontro do Filho com a Mãe, à soledade de Maria, celebrada na quarta feira santa, dia 31 de março.
_____________________________________________________________ Chegou o mês de Abril, a semana Santa continuou, com a Ceia do Senhor, as celebrações da Sexta Feira Santa, Sábado Santo e Domingo da Ressurreição, encerrando se com a festa do Triunfo de Nossa Senhora. Encerradas as festas do Senhor, o ano continuou e este já era o quinto ano da administração paroquial, Padre Leandro continuava cada vez mais unido com a comunidade paroquial, reorganizando as pastorais, sempre com grande entusiasmo motivando o povo a participar ativamente dos mistérios da nossa fé.
   __________________________________________


___________________
Em Maio, mês da querida Mãe de todos nós a Virgem Santíssima e Bem Aventurada, muitas homenagens foram feitas à mãezinha do céu, foi Festejada Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade Vila Candinho e também nas outras comunidades rurais o padre celebrava com muita alegria, a cada missa, cada vez mais próximo do povo camponês, que muito hospitaleiro sempre o recebia em suas casas e fazendas ou nas capelas.
Também em maio, um projeto audacioso de Padre Leandro foi colocado em pratica, a reforma e aquisição dos vasos litúrgicos para as celebrações. A comunidade ficou encantada com os novos cálices, ambulas, castiçais e crucifixos restaurados ou comprados.
Por fim, dois fatos históricos na diocese de São João del Rei aconteceram em Maio,o Jubileu Áureo, marcando o aniversário de 50 anos de fundação da igreja particular de São João del Rei, da qual faz parte nossa paróquia e a nomeação do novo bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart e a conseqüente renuncia de dom Waldemar Chaves de Araújo, que passou a ser nosso bispo emérito.
_____________________________________________________________
“Viva João Batista, Viva o precursor”, o hino de São João anunciava que chegou o mês da Fogueira, a festa de Junho estava aí, desde o começo do mês, as equipes paróquias e toda a comunidade já estavam trabalhando pelo bom êxito da festa. Vários Padres e paróquias foram convidados e se fizeram presentes durante a novena; O povo admirado, se emocionava a cada missa celebrada pelos padres vizinhos.Padre Bolívar cantou seu famoso “bendito” junto com a banda do Macuco; Padre João e a comunidade Luminarense, sempre presente em nossas festas; algumas novidades como o Padre Fernando de Itutinga e a as tradicionais missas Afro e sertaneja, das paróquias de Ijaci e de Nsra. Auxiliadora de Lavras deixavam apreensivos os fiéis que com muita atenção admiravam cada detalhe das celebrações.
Lembramos também que em Junho houve grandes outras festas, a de Corpus Christi no inicio do mês, a festa do Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio e São Pedro.
______________________________________________________________ Passado o agito de junho, quando nossa paróquia celebrou sua maior festa, chegou o mês de julho e já era anunciada desde o começo do mês a posse do novo bispo. Foi um momento histórico, para muitos dos paroquianos nunca presenciado.Nosso padre esteve presente, junto a mais de 200 sacerdotes e milhares de pessoas na praça das Mercês, na cidade sede do bispado, São João del Rei.Outro evento de destaque que nossa paróquia participou naquele mês, especialmente o grupo de jovens JPJ foi a grande romaria diocesana à Aparecida do Norte, em comemoração aos 50 anos da diocese.
Também em julho foi comemorada a festa de Nossa Senhora do Carmo em nossa paróquia, uma das maiores homenagens a este titulo de Nossa Excelsa ex-padroeira já celebrada em nossa matriz.
_____________________________________________________________

Agosto, de Deus e dos homens, a vida continuou, como dizia Santo Agostinho, “linda e bela, como sempre foi...”, e assim começava o segundo Semestre do ano de 2010 em nossa paróquia, seguindo o ritmo calmo daqui do interior de Minas...

______________________________________________________________
Em Setembro, na tradicional festa de Nossa Senhora de Nazaré em Nazareno, terra do Padre Leandro, nossa comunidade paroquial também esteve presente nas festividades daquela paróquia.
Em Ingaí houve a reinalguração da gruta de Nossa Senhora da Piedade e Missa em homenagem à Nossa Senhora das Dores que passou por reformas, inclusive a belíssima imagem de Nsra. da Piedade foi também restaurada.


______________________________________________________________
Outubro, mês das missões e do Santo Rosário, muitas celebrações marcaram a história de nossa paróquia naquele mês.
Padre Leandro e o grupo de jovens JPJ participaram do grande encontro de jovens, que aconteceu em Lavras, marcando as celebrações do Dia Nacional da Juventude em nossa Forânia.
O Encontro coordenado pelo nosso Ex-pároco Pe. Odair, teve inicio com uma concentração de jovens na Matriz de São Sebastião de Lavras e uma grande caminhada até o ginásio do Lavras Tênis Clube, onde o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart presidiu uma missa concelebrada com quase todos os padres da forânia de Lavras.


______________________________________________________________
Em Novembro, a comunidade rural de Paulo Freitas comemorou em sua capela a padroeira, Santa Catarina de Alexandria.
Mas o grande destaque deste mês foi sem duvidas a chegada dos novos bancos para a Matriz de São Sebastião de Ingaí. O povo ficou fascinado com tanta beleza!Uma iniciativa mais que precisa foi tomada pelo pároco e com a ajuda da comunidade ele adquiriu quase 40 bancos de madeira, todos de muita qualidade e muito confortáveis. Além dos bancos foram adquiridas novas cadeiras para a
ornamentação do presbitério, estantes para folhetos, mesa de acolhida e credencia.Até dom Waldemar Chaves de Araújo, nosso estimado bispo emérito experim
entou os novos bancos e aprovou!


______________________________________________________________
No ultimo mês do ano, Padre Leandro celebrou seu primeiro aniversário sacerdotal, as bodas de algodão, uma celebração especial na matriz de Ingaí, presidida pelo bispo emérito e concelebrada por vários padres marcou a data.
Também em Dezembro foram celebradas grandes outras festas, como a solenidade da Imaculada Conceição de Maria e Aniversário da Conferencia de São Sebastião da Sociedade de São Vicente de Paula, o Natal e Ano Novo.
_____________________________________________________________


No decorrer deste ano de 2010 em nossa paróquia, Padre Leandro contou com a colaboração e participação dos fiéis paroquianos de Ingaí, que com muito zelo e carinho participaram das incontáveis celebrações. Contou também com o indispensável apoio de seu colega de sacerdócio o outro Padre Leandro que sempre está presente e é acolhido em nossa comunidade, além da amizade dos padres vizinhos e das pessoas que sempre fizeram parte de sua vida pessoal.
Foi um ano de muitas alegrias, houve também algumas noites escuras, mas prevaleceu a esperança de que neste próximo ano que se inicia, continuaremos sempre juntos à serviço do Reino e da Glória de Nosso Deus.
Que a Santíssima Trindade nos ilumine em 2010 e com a intercessão de São Sebastião e São João Batista possamos seguir sempre na construção de um mundo melhor.


segunda-feira, 15 de novembro de 2010


Padre Clécio é nomeado como novo pároco de São Miguel do Cajuru e Emboabas

A Diocese de São João del Rei, que neste ano de 2010 teve tão grandes fatos marcando sua história, dos quais destacamos os 50 anos da fundação, o encerramento da missão diocesana, a posse do novo bispo dom Célio de Oliveira Goulart - ofm e tantos outros fatos que com certeza fizeram os diocesanos louvarem e bendizer o nome de Deus em memoraveis comemorações e manifestações religiosas mais uma vez nos brindou em seu portal de noticias, na ultima sexta feira (15). Um fato que irá marcar para sempre as páginas dos livros de história, sites, informativos e tantos outros recursos que registram nos mais variados contextos os bens culturais, religiosos e espirituais destas cercanias de Minas Gerais, localizadas na região do campos das vertentes e sul do estado.A posse de Padre Clécio Alencar, como o novo pároco das centenarias paróquias de São Miguel Arcanjo e São Francisco de Assis, dos respectivos distritos de São Miguel do Cajuru e Emboabas(ou São Francisco do onça como é conhecido).














[ matrizes de São Miguel do Cajuru e de São Francisco do onça ]

Padre
Clécio faz parte da história da
Paróquia de Ingaí, foi ordenado diacono na nossa I
greja Matriz de São Sebastião, na primeira celebração deste porte realizada neste templo.Foi uma celebração que encheu a igreja, vieram padres de diversas regiões do estado e do país.Ingaí ficou admirada com tão solene evento, que como dizia padre Vitor Coelho (de Aparecida do Norte), não dá pra ser descrita em palavras, por tão emocionante que se configura.










O Padre Cowboy, como ficou conhecido, que é do campo, adora os animais e anda de carro de boi, celebra saudosas missas sertanejas e vem demonstrando seus dons artisticos com a gravação de um CD oficial, após sua ordenção sacerdotal trabalhou durante dois anos como vigário paroquial, junto do nosso ex-pároco Padre Clayton Nogueira, na Paróquia de Nossa Senhora de Fatima em Lavras e agora assume mais esta grande missão, a de administrar as duas paróquias rurais da diocese.

Com seu jeitão de homem do campo, Padre Clécio certamente irá trazer a originalidade do que é ser mineiro, vai mostrar o que e ser membro destas duas igrejas de um povo tão simples, mas ao mesmo tempo tão crente e que adora e bendiz o nome de Deus sobre todas as coisas.Um povo hospitaleiro que tem uma vida tranquila, livre dos grandes problemas que aflingem as grandes cidades. Nosso blog congratula nesta data o Exmo.Revmo. Bispo diocesano por esta tão brilhante ação, certamente foi o Espirito Santo de Deus, que de uma forma explendida sempre ilumina as ações dos homens, Quem iluminou a mente de quem teve esta ideia.



conheça mais sobre Padre Clécio Ferreira alencar em :
 

http:// www.padreclecioalencar.com.br





sábado, 13 de novembro de 2010


PREFEITO DE INGAI VAI à BH PEDIR RECURSOS PARA A REFORMA DA "EE.R.S.A."

Publicada em: 12/11/2010 22:32 - Atualizada em: 13/11/2010 11:36
Comitiva de Ingaí foi a BH viabilizar recursos
Políticos de Ingaí foram a Belo Horizonte viabilizar recursos para reformar escola; eles foram recebidos na Cidade Administrativa.

Terezinha Chagas, assessora do deputado Dalmo Ribeiro, vereador Gervânio Aldair dos Reis, deputado Dalmo Ribeiro, Gilberto Rezende, prefeito Giulliano Ribeiro Pinto e o presidente da Câmara João Luís Martins Nogueira
Um grupo de políticos da cidade de Ingaí, liderado pelo prefeito Giuliano Ribeiro Pinto, esteve com o sub-secretário de Administração da Secretaria de Estado da Educação, em Belo Horizonte, Gilberto José Rezende, para tratar de assuntos referentes a educação naquela cidade. A audiência foi marcada pelo deputado Dalmo Ribeiro e a reunião foi na Cidade Administrativa.
O prefeito Giuliano e os vereadores Gervânio Aldair dos Reis e João Luís Martins Nogueira, presidente da Câmara Municipal daquela cidade, foram reivindicar o empenho para a liberação de recursos para a reforma da escola estadual "Ramiro de Souza Andrade".
A escola foi construída em 1979, ainda na administração de Francelino Pereira, desde então ela nunca foi reformada. Os políticos de Ingaí querem reformá-la e ampliá-la, além de construir uma quadra poliesportiva coberta.
O presidente da Câmara, vereador João Luís, disse que a visita foi proveitosa e que ele e o prefeito Giuliano estão esperançosos, principalmente com a dedicação, empenho e presteza do deputado Dalmo Ribeiro em lutar para conseguir viabilizar os recursos, já que muitos benefícios trarão para os professores, funcionários e alunos daquela casa de instrução.
Depois a comitiva de Ingaí foi até a sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), onde trataram com o superintendente da Assessoria de Representação de Distribuição, tratar do projeto "Luz Para Todos" que irá beneficiar vários produtores rurais do município que ainda não possuem energia em suas propriedades. O programa deverá ter inicio ainda no mês de dezembro.

fonte :http://www.jornaldelavras.com.br/index.php

sexta-feira, 29 de outubro de 2010


Paróquia de Ingaí participa do evento em comemoração àos 50 anos da diocese na fornania de Lavras


No Ultimo domingo, dia 24 de outubro nossa paróquia participou do grande evento em comemoração àos 50 anos da Diocese de São João del Rei, na forania de Lavras. O encontro da juventude diocesana, que marcou o dia nacional da juventude aconteceu em Lavras e o grupo de jovens de nossa paróquia se fez presente, junto do pároco Pe. Leandro e de outros leigos da nossa Igreja. As comemorações contaram de um grande encontro de todas as paróquias da forania de lavras respresentadas por seus jovens e padres na Igreja Matriz de São Sebastião de Lavras, seguiu se de uma grande passeata até o ginasio do Lavras Tenis Clube, onde o Bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart - ofm presidiu uma missa, comemorando o DNJ e o aniversário da diocese. Além da imensa legião de jovens estiveram presentes 16 padres da forania : o Pe. José de NSra. de Nazaré de Nazareno; Pe. Nélio de NSra. da Conceição de Ijaci; Pe. João de NSra. do Carmo de Luminárias; Pe. Bolivar, de São José de Itumirim; Pe. Clayton e Pe. Clecio da paróquia de NSra. de Fatima de Lavras; Pe. Fernando de Sto. Antonio de Itutinga; os padres da Paróquia de Sant'Ana de Lavras, Pe. Eligio, Pe. Carlinhos Pe. Ronaldo e o Pe. Rafael com os seminaristas do Sagrado Coração; também o Pe. Marcos, da Paróquia de Nsra Aparecida e os Padres Neidir e Odair da Paróquia de NSra. Auxiliadora ambas em Lavras; o Pe. Luizinho e o Pe. Leandro, das Paroquias de São Sebastião, de Lavras e de Ingaí e o bispo diocesano Dom Célio.

O Evangelho foi proclamado cantado pelo Padre Bolivar,
e logo em seguida dom Célio proferiu uma linda homilia, ressaltando a importancia da juventude na igreja.

No momento de Ação de Graças, Padre Luizinho surpreendeu a todos com uma linda homenagem à Nossa Senhora do Pillar, padroeira da diocese de SJDR .



Foi um momento especial para toda a juventude diocesana. Ao final do evento, alguns dos jovens deram o testemunho da experiência vivenciada no grande encontro.









O COORDENADOR DIOCESANO DA PASTORAL DA JUVENTUDE

Padre Odair José de Carvalho

O coordenador diocesano da pastoral da juventude, Padre Odair José de Carvalho também esteve presente na celebração do Dia Nacional da Juventude, animando os jovens e concelebrando a solene missa.
Padre Odair faz parte da história da nossa paróquia de Ingaí, ele foi pároco desta paróquia por um breve periudo entre 2005 e 2006

terça-feira, 19 de outubro de 2010


Forania de Lavras celebra os 50 anos da diocese


Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, sede do Episcopado de São João


A Diocese de São João del-Rei completou este ano, em maio, seu cinqüentenário. Diversas atividades estão sendo realizadas este ano e, no domingo, dia 24, para comemorar, os católicos de Lavras, da qual suas cinco igrejas matrizes são vinculadas àquela região episcopal, estarão comemorando a data.
Um grande número de católicos estará presente na matriz de São Sebastião, a partir das 14h. Aquela igreja estará recepcionando todos da Forania de Lavras e cidades visitantes que estarão prestigiando as comemorações dos 50 anos da Diocese.
Também no domingo, será comemorado em Lavras o Dia Nacional da Juventude, com uma caminhada que sairá da paróquia de São Sebastião em direção à praça Augusto Silva; na chegada será celebrada uma missa com a presença de todos os padres da cidade e da região.
A Diocese de São João del-Rei foi criada em 21 de maio de 1960 pela Bula Quandoquidem novae do Papa João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Mariana, da Diocese de Campanha e da então Diocese de Juiz de Fora. Sua instalação se deu no dia 6 de novembro de 1960.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010


MORREU HOJE, O SENHOR ATANOEL MOURA MAIA, UM DOS GRANDES NOMES DA HISTóRIA DA NOSSA CIDADE


Morreu hoje, no Hospital Vaz Monteiro em Lavras, um dos maiores nomes da história da nossa cidade, o Senhor Atanoel Moura Maia, irmão do Tuca Maia, que também muito participou da história de nossa cidade e da nossa Paróquia.
"ATANOEL DE MOURA MAIA, filho de Arthur da Costa Maia e Ágda Moura Maia, nasceu em Lavras, MG, em 19/09/21, na antiga casa do Sr. Julinho Lima, situada onde biburca a Rua Dr. Francisco Sales, originando as ruas Melo Viana e José dos Reis Vilela. Estudou na Escola Estadual e sua infância e adolescência foram vividas em Luminárias, com uma rápida passagem por Ingaí. Dotado de um porte físico atlético, praticou esporte, sendo um bom atacante no vôlei e um grande jogador de futebol. Aos 20 anos, foi par o exército como voluntário. Apresentou-se ao 11º RI, em São João Del Rei , sendo em seguida transferido para Vitória, ES. Em 1945 requereu baixa, saindo como 2º Tenente (RI) e voltou para Luminárias. Em 1946, mudou-se para a capital mineira para trabalhar como escriturário. Permaneceu até 1949 quando, por designação do governador Milton Campos, dirigiu-se para Luminárias, para instalar oficialmente o município. Terminada a Intendência, viajou para Itumirim, para visitar seu irmão Anastácio, no dia 03/07/49, quando encontrou Alda, cuja família permaneceu morando naquela cidade, só por um ano. Tempo suficiente para o encontro, conhecimento e pedido de casamento. Ah! Estávamos esquecendo: ATANOEL E ALDA se conheceram num jogo de vôlei. Destino ou coincidência? Nada disso. Amor à primeira vista. Em 31/07/50, um ano após o primeiro encontro, casaram. Deste casamento nasceram os filhos: Arnon, Angélica, Sheila, Áurea, André e Áulus. Retornando ao ano de 1949, Atanoel, após entregar o município legalmente organizado, implantou naquela cidade um agência do Banco Nacional e, como funcionário deste, ficou até 1970, quando se aposentou em São Paulo. A sua trajetória funcional no banco foi ascendente. Começou em Luminárias, foi para Belo Horizonte, dali para Juiz de Fora como Contador, Rio de Janeiro como auditor e, finalmente, São Paulo. Aposentado, regressou a Lavras e, em 1972, assumiu, juntamente com sua esposa Alda, a direção da Creche Lar Emília de Andrade, inaugurada em 08/03/70, com o objetivo de amparar a criança, oferecendo abrigo, alimentação, assistência médico-odontológica e atividades pedagógicas. No início, eram 19 crianças, hoje, uma centena. Não basta escrever ou falar sobre a Creche. É preciso ver para avaliar a grandeza do trabalho ali desenvolvido. Além deste extraordinário empreendimento com as crianças da Creche Lar Emília de Andrade, do Centro Espírita Augusto Silva, que funciona de segunda a sexta-feira, no prédio da Rua Misseno de Pádua, outros benefícios são oferecidos à população como: medicamentos para pessoas carentes de toda a região, numa média de 35 atendimentos diários; tratamento odontológico; empréstimo de 8 cadeiras de roda; ajuda para a cantina Irmão Iágo, Grupo Alan Kardec (este atende 70 famílias carentes), isto tudo com o produto arrecadado nas casas, através da CAMPANHA DO QUILO, feita aos domingos, apresentação diária do programa Alvorada Espírita Cristã, da Aliança Municipal, pelas ondas da Rádio Cultura. A receita da Creche vem de LBA, venda de trabalhos manuais (feitos por voluntárias) no Bazar da Creche, doações , comissões sobre vendas de passes, de material escolar; aluguel de salas. Conta ainda com funcionários cedidos pelo Estado e Prefeitura. Aqui, ressalta-se a participação, mais uma vez, da comunidade lavrense. É dignificante o trabalho desenvolvido pelo casal. O reconhecimento por parte da população se faz pela entrega de títulos e homenagens que não são poucas: Diploma do Rotary Lavras Sul- Prestação de Serviços 30/01/75: Honra ao Mérito - Câmara Municipal de Lavras - 09/76; Honra ao Mérito - Tribuna de Lavras - 05/77; Honra ao Mérito - SENAI - 09/78; Título Benemérito - Biblioteca Municipal “Meirinha Botelho” Lavras - 04/87; Comenda Comunitária Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho - 10/87; Diploma de Mérito Cívico - Prefeitura Municipal de Lavras - 04/92. Atanoel e Alda vivem a filosofia cristã de AMOR AO PRÓXIMO e justificam o pensamento contido no protótipo da cartilha da Creche, em relação à Escola Singular de Ensino, em atividades, para crianças de 5 anos: “Educar os pequeninos é sublimar a humanidade”. ALDA COSTA MAIA E ATANOEL DE MOURA LIMA estão há onze anos na Creche Lar Emília de Andrade Silva, lapidando os pequeninos diamantes, para que possam fazer reluzir dentro da comunidade lampejos de sensibilidade e os homens possam construir a VIDA, sob a égide do AMOR."

Certamente, Atanoel Moura Maia, vai fazer muita falta na vida dos humildes e nessescitados , que ele com tanto carinho e atenção, fazia questão de servir.
Que ele continue sua brilhante caminhada pela eternidade, sempre a serviço do bem e do proximo, pois isso, o Mestre Jesus Cristo ensinou e o Atanoel aprendeu e colocou em pratica enquanto aqui esteve...

Vinícius Ferreira de Miranda - editor deste blog


pesquisa: LAVRAS, SUA HISTÓRIA, SUA GENTE - LAVRAS, ITS HISTORY, ITS PEOPLE: Gente da Terra 01 - Parte 1






Nenhum comentário: