MEMÓRIA PAROQUIAL



Nesta Página estão postadas as fotos antigas da nossa comunidade, desde o começo da História da Igreja Matriz de São Sebastião de Ingaí.

Se você possui fotos que registram os momentos marcantes da nossa igreja, colabore com este trabalho, enviando as a equipe da Pastoral da comunicação ou entregue ao padre, para que possamos digitalizar e divulgar para que todos possam conhecer.
PROGRAMA DA FESTA DA FOGUEIRA NO ANO DE 1950


Tábua com S.Sebastião pintado a óleo que restou da antiga capela que foi destruída pelo raio em 1931 quando se deu inicio a história da fogueira




Uma das mais antigas fotos da nossa igreja Matriz



Igreja Matriz de Ingaí no passado



Local onde é hoje a Praça Gabriel Andrade Junqueira

parte de baixo da igreja, onde situa-se hoje a Praça Artur Oscar de Rezende

Fogueira ainda construída na porta da Igreja Matriz

Pouco tempo depois da construção da Praça Rui Barbosa (atualmente Gabriel Andrade Junqueira)
A casa Branca na parte direita da foto era a antiga Casa Paroquial de Ingaí, se localizava onde é hoje a Prefeitura Municipal.


Matriz de Ingaí na década de 80
1984
IGREJA MATRIZ EM 1994



Matriz de Ingaí, depois da reforma de 1991

Praça Artur Oscar de Rezende pouco tempo depois de inalgurada


Reforma realizada no ano 2000, quando foi substituído o telhado


Altar mor da Igreja matriz
Antigo altar da Igreja



Matriz após a reforma de 2000
Matriz em 2004

2004


Matriz nos dias de Hoje
troca do altar mor feita na reforma de 2007


Conclusão do novo altar mor
Fazenda Ingaí, próximo ao Arraial da Ponte uma das principais fazendas construídas na nossa região e que hoje não existe mais.


Praça Gabriel Andrade Junqueira pouco tempo depois de inalgurada


Dom Antonio Carlos Mesquita em visita Pastoral à Ingaí

PADRES

Padre Frederico Bangder - SCJ, o que fez a promessa de construir todos os anos a  fogueira em Honra de São João Batista



Padre Marino Antônio Knoff- SCJ, o sacerdote que abençoou a nova Matriz de Ingaí em 1952

Padre Marino Antonio

Padre Silvestre Muller, foi vigário de Ingaí, atualmente é Vigário da Paróquia de Sant'Ana de Lavras

Padre Silvestre

Padre Ildefonso Béu, outro vigário que já atendeu Ingai

Padre Ildefonso

Padre Waldyr pouco tempo depois de ordenado sacerdote, no Pico do Gavião em São Thomé das Letras
OUTROS EVENTOS NA NOSSA COMUNIDADE
Primeira Comunhão na matriz de Ingaí


Procissão na Praça Gabriel Andrade Junqueira
Local onde hoje é o Centro de Festas da nossa Paróquia
Padre Waldyr  celebrando uma missa  na Matriz e as Senhoras da comunidade em uma homenagem
Coroação de Nossa Senhora na igreja Matriz
Missa na gruta de Nossa Senhora da Piedade celebrada pelo Padre Waldyr
Padre Waldyr presidindo a missa na gruta de NSra. da Piedade
Procissão com a Primitiva Imagem de São Sebastião pelas ruas da cidade
Procissão com a imagem de São João Batista
Procissão com a imagem de São João Batista pelas ruas da cidade






Padre Leandro celebrando a Missa na gruta de Nossa Senhora da Piedade

Antiga casa da família do Mulato, hoje é o prédio ao lado da prefeitura. Na casa Branca na foto é onde se localiza o bar do Reis.


Celebração na igreja Matriz. O menino loiro olhando pro lado é o senhor Prefeito giuliano Ribeiro Pinto






Tijolos para a construção da Prefeitura Municipal onde era a antiga casa Paroquial





"SESSÃO FOGUEIRA NO PASSADO"








Aureliano de Souza Pinto e sua esposa
Salvador Ferreira Diniz, Luminarense, importante lider na comunidade de Ingaí, foi um dos membros da primeira comissão organizada para a construção da nova Igreja Matriz. foto: Antõnio Vitor Gouvea Junior




Na foto a seguir destacamos a grande casa no meio da imagem, é o antigo prédio da Instrução, a escola da época.Lembramos que este prédio foi muito importante, pois além de ter servido como educandário da nossa comunidade por muitos anos, foi usado também para as celebrações religiosas e para guardar as imagens e outros objetos da igreja matriz de São Sebastião, depois que um raio atingiu a capela do povoado em 1931 e a destruíu. 


Algumas pessoas em frente a matriz, próximo ao local onde é hoje a praça Gabriel Andrade Junqueira 




Ave do Pantanal brasileiro que pousou em Ingaí. Segundo relatos de moradores daquele tempo, era um casal de Tuiuiu que pousou próximo à Fazenda do Sr. Dário, atrás do morro e um dos animais foi morto pois pensaram que se tratava de Extra-terrestres ou algum outro ser desconhecido, o que realmente eram os dois passaros, desconhecidos.
O sobrevivente foi domesticado e se tornou atração na nossa região.

Ave do Pantanal brasileiro que pousou em Ingaí. Segundo relatos de moradores daquele tempo, era um casal de Tuiuiu que pousou próximo à Fazenda do Sr. Dário, atrás do morro .
Antonio da Costa Martins, Dona Rita do Carmo Junqueira e Lia(irmã do careca)


Primeira Comunhão na Matriz de São Sebastião de Ingaí




Desfile de 7 de Setembro no passado

Desfile de 7 de Setembro na Rua Aureliano de Souza Pinto, em frente ào bar do Paulo (Careca), observa-se que o calçamento daquela rua era diferente, as pedras são as mesmas que hoje estão na Rua Francisco Pinto de Souza.
Desfile de 7 de Setembro na Rua Aureliano de Souza Pinto




João da Luia na igreja Matriz de Ingaí no ano 2000









Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias, Paróquia da qual nos originamos - créditos Antônio Vitor Gouvea Junior facebook Curiosidades sobre Luminárias


Lembrança da Benção da Usina Hidroelétrica Professor João Franzen de Lima, a "Usina da Fumaça", já desativada  Luminárias - MG.


A GRANDE RELIQUIA DA ANTIGA CAPELA DE INGAI





Aproxima se do dia da grande fogueira de São João Batista.Na noite do dia 23 de Junho deste ano, iremos acender a 80ª fogueira da história da nossa comunidade de Ingaí em cumprimento à promessa feita ào Glorioso São João Batista depois que um raio atingiu a capela do povoado, causando um grande incendio e destruindo a.

Na tarde do dia 20 de Outubro do ano de 1931 uma forte tempestade, daquelas comuns nas proximidades do verão, caiu sobre o povoado e uma descarga eletrica atingiu o espaço que ficava entre a casa do senhor Severino e a capela de São Sebastião.Com a intensidade do raio e pelo fato de a Ingreja ser construída de madeira, um incendio logo teve início e destruíu a pequena sacristia da igreja, onde estavam guardados os paramentos liturgicos, as alfaias alguns documentos que registravam a história local.

Naquele tempo nossa comunidade era atendida pelos padre do Sagrado Coração de Jesus da Paróquia de Sant'Ana de Lavras, que atendiam a toda região.O vigário responsavel por Ingaí era o Padre Frederico Bangder e um dos zeladores do povoado era o Senhor Francisco Nepomucendo de Rezende, que foi quem avisou o Padre Frederico sobre a tragédia.

No dia seguinte o sacerdote veio até nosso povoado, e junto com o povo rezaram um terço nas ruínas da igreja.

Pelo fato de a igreja ser muito simples e a descarga eletrica ter sido muito intensa, toda a estrutura da pequena capela ficou comprometida e o Padre Frederico decidiu por construir um novo templo em honra de São Sebastião.

As poucas coisas que sobraram da capela foram guardadas no prédio da instrução(antiga escola) e demoliram o restante das paredes para a construção da nova igreja, a atual Matriz de São Sebastião e São João Batista.

O povo era muito devoto e o Padre Frederico também e agradecidos por ninguém ter se ferido com o raio, fizeram uma promessa em honra de São João Batista, de construírem todos os anos, na passagem do dia 23 para 24 de junho uma fogueira, com quantos carros de lenha fossem possível ajuntar.


No começo a fogueira era pequena, era feita na porta da igreja mesmo, com o passar dos anos ela foi crescendo e ganhou o tamanho de mais de 30 metros que possui hoje.

Passou o tempo e de tudo que restou da antiga capela de Ingaí foi esta tábua com o desenho de São Sebastião pintado a óleo.Na relíquia podemos perceber até os sinais do fogo que destruiu o resto da Igreja.Mas a fé do povo também permaneceu inabalável, até aumentou com o correr dos anos e assim, mais uma vez, como fizeram nossos antepassados há 80 anos, acenderemos a fogueira em Honra a Deus e ao Glorioso Padroeiro São João Batista, pedindo proteção à nossa cidade e região.











A Primitiva imagem do Padroeiro São João Batista


A primitiva imagem do nosso Padroeiro São João Batista é um bem intangivel da nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí e um patrimonio Histórico tombado pelo município.

Tombamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O tombamento é o ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que o transforma em patrimônio oficial e institui regime jurídico especial de propriedade, levando em conta sua função social. Um bem cultural é "tombado" quando passa a figurar na relação de bens culturais que tiveram sua importância histórica, artística ou cultural reconhecida por algum órgão que tem essa atribuição.
O nome tombamento advém da Torre do Tombo, o arquivo público português, onde eram guardados e conservados documentos importantes.


A Imagem de São João Batista foi esculpida fora de Minas Gerais e trazida de trem para Ingaí no distante ano de 1933.A imagem chegou pela estação ferrea de Paulo Freitas e foi levada para a fazenda Capão das Flores, de propriedade do Senhor Gabriel Andrade Junqueira.Quem doou a imagem para a comunidade foi o Senhor Otávio de Junqueira Miranda.
Esta imagem original só pode sair da igreja Matriz no dia da fogueira.ELa ocupa um lugar de destaque no altar Mor, ao lado da imagem também primitiva de São Sebastião, esculpida em madeira.Depois do tombamento foi adiquirida pelo atual Pároco Pe. Leandro uma réplica da Imagem de São João Batista para ser usada durante a novena e em outras ocasiões, mas há de se destacar que o santeiro que fez a nova imagem explicou não encontrar mais forma de modelagem igual a original, tendo a outra imagem alguns pequenos traços diferentes desta .
Em Ingaí, além da Imagem de São João Batista, foram tombados como patrimônio histórico da cidade a Festa da Fogueira e a praça onde ela é construída; garantindo assim que a tradição se perpetue e que nada seja construído no local dedicado ao cumprimento da promessa feita pelo Padre Frederico Bangder e pelo povo de Ingaí no ano de 1931, após um raio ter destruído a capela do povoado.


Réplica da Imagem original de S. João Batista




FESTA DA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO BATISTA DE INGAÍ 2012


















“Um dia na Galileia, um homem chamado João, Falava com ternura, de amor aos seus irmãos...
Seu rosto resplandecia, a paz que ele trazia, fazei penitencias, sempre, sempre João dizia...
Viva João Batista, Viva o precursor; Porque João Batista, anunciava o Salvador
Às margens do Jordão, João batizava o povo, dizendo que Deus viria instaurar um Reino Novo...
As vezes João se zangava com os duros de coração, dizendo que já estava muito perto a Salvação...”
E ao som deste hino, mais uma vez, como fazemos há 80 anos nossa comunidade de Ingaí celebrou o Glorioso São João Batista, agora também nosso Santo Padroeiro.
A festa oficial com quermesse e com novena começou no inicio do mês, com a procissão de Corpus Christi e Benção do Santíssimo Sacramento no dia 07 de junho. Depois teve o tríduo do Sagrado Coração de Jesus, Tríduo e festa de Santo Antônio e em seguida a novena do Padroeiro São João batista que teve inicio no dia 14.
Daquela data em diante, muita coisa bonita aconteceu na nossa igreja de São Sebastião e São João Batista...
Recebemos as comunidades rurais na Igreja Matriz, o Laticinios PJ, as escolas do Municipio, Camara Municipal, Prefeitura, entidades sociais, terço dos homens, movimentos e pastorais da nossa paróquia; Padres da região também presidiram algumas missas durante a festa, assim como nosso ex vigário Paroquial Padre Clayton Nogueira, o outro Padre Leandro, amigo do nosso pároco Padre Leandro e o Padre Alisson Sacramento, vigário da Catedral do Pillar de SJDR.
MISSAS TEMATICAS
Em alguns dias da festa as missas foram temáticas, em homenagem à São João Batista, como no dia que a Paróquia de Ijaci e o seu pároco Pe. Nélio participaram, trazendo a “missa Afro”. Também tivemos “missa sertaneja” e a “missa caipira”, que foi celebrada no dia da fogueira.
BANDA DE NAZARENO E TERÇO DE OUTRAS PARÓQUIAS
Abrilhantaram a festa do padroeiro, a banda de Musica de Nazareno, o Terço dos Homens de Itutinga, de Itumirim e de Luminárias, além da irmandade do Santissimo Sacramento de Itumirim, do Terço de são Gonçalo de Lavras e do pároco da Paróquia NSra. Aparecida de Lavras.
PRESENÇA DO BISPO
Na terça feira, dia 19 de junho, nosso bispo diocesano dom Célio de Oliveira Goulart marcou presença na novena de São João Batista e no dia seguinte seguiu em viagem para a Paróquia vizinha, NSra do Carmo de Luminárias onde ele realizou a Visita Pastoral.
PADRE LEANDRO
Nosso Pároco e estimado sacerdote Padre Leandro realizou durante todos os dias da festa um belo trabalho de evangelização e liderança religiosa do povo fiel de Ingaí, se desdobrando em oferta de serviço ao Reino de Deus, louvado e glorificado pela festa de São João Batista.
Uma intensa campanha motivacional pela presença da comunidade nos eventos religiosos pode ser percebida através dos convites feitos pelo Padre no som da igreja, com a distribuição dos programas da festa, nas capelas rurais e nas paróquias por onde ele passava.
Muitas missas foram celebradas, inclusive no dia 24, dia de São João quando o Padre celebrou a Sagrada Eucaristia por 5 vezes em um mesmo domingo. Também no dia 23, mesmo com a comunidade em festa ele se recolheu em luto e celebrou com toda a dignidade, junto com a família e a Paróquia o sepultamento de um fiel devoto que veio a falecer naquele dia.
Na queima da fogueira realizou todas as pompas e protocolos que a benção solene da fogueira pedia, mesmo em meio à imensa multidão de pessoas que se acotovelavam na Praça de Eventos .Rezou, cantou o hino de São João e contou a história desta devoção realizada há 80 anos pelo povo católico de Ingaí.
No dia 24 ele encerrou a festa com Chave de Ouro, celebrando a solene Benção do Santíssimo Sacramento.
PREFEITO GIULIANO RIBEIRO PINTO E OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA
O Prefeito Municipal Giuliano Ribeiro Pinto e os funcionários da prefeitura também se doaram e esforçaram pelo êxito da festa de São João Batista e da Fogueira de Ingaí, uma das maiores festividades da nossa região sul de Minas Gerais.
E o prefeito não garantiu somente a parte de infra estrutura e social da festa, assim como também participou ativamente das atividades religiosas realizadas na Paróquia. Ele esteve presente em vários dias da novena e no dia de São João, acompanhando e participando da Santa Missa.
A FOGUEIRA
A fogueira que este ano completou 80 anos de existência, continua linda, cada vez mais bela e conhecida pelo povo, permanece encantando os que nunca viram tão maravilhosa manifestação cultural e emocionando também nós ingaienses que todos os anos aguardamos ansiosos o dia 23 de Junho.
Fruto de uma promessa feita em 1931 pelo Padre Frederico Bangder, SCJ de Lavras e pelo povo de Ingaí após um raio ter atingido a capela do povoado, a fogueira dedicada a São João Batista é uma pequena amostra do tamanho da fé que o povo tem em Deus e uma forma de valorizarmos as nossas tradições.
PEDRO E ROBSON
A dupla de jovens talentos da nossa cidade continua cada vez voando mais alto e participou dos grandes shows realizados pela prefeitura durante esta festa. Eles mais uma vez mostraram seu grande talento e dom de Cantar e encantar o povo com suas musicas, ao lado de grandes nomes da musica brasileira, como Gian e Giovani, Munhos e Mariano, Leo e Junior e do apresentador da TV aparecida, Cleber Oliveira. Nossa Paróquia se sente orgulhosa por estes talentosos rapazes e torce para que em breve eles estejam levando o nome de Ingaí para todo o País e até para o estrangeiro.
SHOWS
Em dois palcos equipados com modernos aparelhos, grandes nomes da Musica Brasileira e também grandes personalidades locais de Ingaí se apresentaram durante os quatro últimos dias da festa. Como já citado, a revelação da musica no momento, a Dupla Munhos e Mariano, os já consagrados Gian e Giovani, Leo e Junior e o apresentador Cleber Oliveira foram os shows principais; mas os artistas locais também tiveram seu espaço, o grupo Curti Samba, Cesar Moura e Cassiano e a dupla formada pelo ingaiense Marcelo e seu companheiro de palco, fizeram a alegria do povo nas madrugadas geladas entre os dias 22 e 24 de Junho.
RALA O COCO, MEXE A CANJICA
As crianças da nossa comunidade também homenagearam o padroeiro e durante toda a novena dançaram a quadrilha de São João no fim da missa, ao som da doce musica, Vamos ralar o coco. Regidos pela dedicada professora Leni, coordenadora da Pastoral da Liturgia, as crianças prestaram sua sigela homenagem a São João e mostraram que estão dispostas a perpetuar esta tradição em nossa comunidade.
JOGO DO BINGO, QUERMESES, MOVIMENTO DA BARRACA DA IGREJA E DOAÇÕES
Um animado Jogo de Bingo, quermesses e a venda de pasteis e bebidas na barraca da igreja nos dias da novena ajudaram na parte financeira da festa e vão garantir a manutenção da nossa Paróquia pelos próximos meses. Também a doação dos fiéis, seja nas coletas da missa ou nos inúmeros cofres espalhados pela matriz e na capela de São João Batista serão fundamentais para a continuidade das obras sociais e de estrutura realizadas na nossa igreja.
E assim, com as bênçãos de Deus, com a igreja sempre cheia e com a dedicação das pastorais, dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, do pároco e dos movimentos da nossa Paróquia, mais uma vez, completando 80 anos de fé e devoção, homenageamos nosso glorioso São João Batista, o padroeiro de Ingaí.
texto: Professor Vinícius Ferreira de Miranda
Fotos: Brazilissa Maria, Valdeci Silva e Vinícius