GERAIS 2012



Parabéns aos Padres Pedro Teixeira, Pe, Waldyr e Pe. Silvestre
 
Amanhã dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira da nossa Comunidade Rural de Vista Alegre e também a padroeira com o maior numero de Paróquias no bispado, 6 Paróquias dedicadas a Ela nas cidades de São João del Rei, Ijaci, Carrancas, Coronel Xavier Chaves, Prados e Conceição da Barra de Minas; é também um dia muito especial na vida do Sacerdote mais velho da nossa Diocese, o Padre Pedro Teixeira Pereira, sacerdote que ajuda na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a Sede Apostolica da nossa Diocese. Padre Pedro completará 64 anos de Ordenação Sacerdotal Religiosa. Parabenizamos a Ele por tantos anos dedicados em sua simplicidade e Humildade ao serviço no reino de Deus.






Também é um dia muito especial na vida do Monsenhor Waldyr Henrique Mancini, nosso Primeiro Pároco, que também completa 56 anos de ordenação Sacerdotal. Monsenhor Waldyr foi ordenado sacerdote no dia 08 de Dezembro de 1956 na Catedral de Santo Antônio, diante de Nossa Senhora do Carmo a Padroeira da Diocese da Campanha, pelas mãos de dom Frei Inocêncio Engelk, saudoso bispo que muito trabalhou em nossa região. Padre Waldyr foi o ultimo sacerdote ordenado por ele. Após ser oficializado como sacerdote, Monsenho Waldyr foi designado a ser Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias e suas comunidades, incluindo a então comunidade da Matriz de São Sebastião de Ingaí. Ele permaneceu aqui durante toda a sua vida. Parabenizamos também ao Monsenhor Waldyr por esta data tão especial. Conheça a história do Monsenhor na página dedicada a ele aqui no blog: http://paroquiasaosebastiaodeingai.blogspot.com.br/p/monsenhor-waldyr.html




E ainda temos mais um dos Patriarcas comemorando aniversário sacerdotal, esse no dia 9 de Dezembro,  o Padre Silvestre Muller, vigário da Paróquia Sant'Ana de Lavras, que também foi vigário em Ingaí há muito tempo atrás, antes da chegada do Padre Waldyr. Padre Silvestre comemora 61 anos de Ordenação. Hoje em seu silêncio, ele vive sob os cuidados dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, os Dehonistas de Lavras que dispensam a ele a maior dedicação e todo cuidado possivel.
Recordando o passado . .




Pe. Reneé de camisa vermelha
Uma foto divulgada pelo Internauta amigo Gilson Nogueira nos fez recordar de um grande, literalmente grande sacerdote que passou pela nossa Paróquia de Ingaí no ano de 2007 e que realizou uma das maiores reformas já realizadas na nossa Igreja Matriz desde sua construção em 1942, o Padre Reneé Evilo de Castilo Orenlana, o primeiro Padre da Missio em Ingaí, aquele que falava espanhol e que veio de San Salvador, um país da America Central.


Padre Reneé tinha grande estatura e era fortão, caracteristica que lhe rendeu na comunidade o apelido(não oficial) de "Boi", existe também a explicação que esse pseudônimo se originou de uma rifa do boi, que o padre realizou para juntar dinheiro para a obra . Foi um pároco ousado e com Parcos recursos financeiros que a Paróquia possuia, realizou uma enorme Revitalização no Presbitério da Igreja Matriz, além de ter construído uma grande e confortável sacristia, anexada à minuscula sacristia que antes servia à nossa igreja. Também todo o piso da Igreja Matriz foi trocado, além de uma nova Pintura Externa e uma imensa revitalização na parte de baixo das Paredes internas que era ornadas de um obsoleto recurso que dificultava a limpeza do templo, produzindo grande quantidade de areia, além do aspecto fisionomico que escurecia a igreja.

O que chamou atenção na reforma realizada por iniciativa do Padre Reneé foi o breve tempo que ela foi realizada. As obras começaram no inicio de Setembro de 2007 e já nas vesperas do Natal daquele ano, a conclusão da reforma já se tornara realidade e o povo pode celebrar o Nascimento do Menino Deus na Matriz pronta. 

Poucas Campanhas para angarear recursos, mas o Padre não desanimou e motivou mais ainda a comunidade, inclusive pondo a mão na massa, ajudando diretamente os pedreiros nas atividades, trabalhando junto com eles na reforma da Matriz.

Nossa equipe da PasCom fez algumas buscas para saber em qual Paróquia ele trabalha atualmente e não alcançamos resultados, mas onde quer que ele esteja, registramos aqui a Gratidão do Povo de Ingaí por esta maravilhosa e breve passagem desse Sacerdote à frente do Rebanho das Ovelhas de nossa comunidade, a Paróquia de São Sebastião e agora São João Batista de Ingaí.

CAUSO

"Narram os pedreiros da reforma da igreja, que certo dia, durante as obras da reforma da sacrisitia, na hora do almoço, quando os operários foram pra suas casas almoçar, em um dia que o Padre Reneé estava bastante animado ajudando nos trabalhos e já havia almoçado naquele dia e voltado um pouco mais cedo pra labuta e estava lá, de chapéu de palha na cabeça, calça suja de terra e um par de botinas no pé.
E nisso chegou um material de construção, vindo de Lavras, dois funcionários de uma loja vieram com o caminhão para entregar. Chegando na casa paroquial, o padre logo foi sauda-los e mostrar onde era pra ser descarregado o material. Falando seu idioma portunhol, o sacerdote tentava explicar pros homens que ele era o padre da igreja e que iria assinar os recibos:"Aquí, usted puede dejar esto aquí, yo soy el párroco, puede dejar que estas piedras aquí...", mas os inocentes rapazes, não acostumados com a situação de ver um padre na lida, esquivavam-se dele, pensando se tratar de algum "bebado ou doido", pois pensaram que ele estava falando enrolado propositalmente. A situação foi no minimo constrangedora, até que alguma piedosa beata vizinha da igreja, percebendo o mal entendido aproximou-se e explicou aos homens que aquele realmente era o padre e responsável pela compra. Passado o desentendido eles deixaram o material onde o padre indicara, riram um pouco do acontecido e ainda tomaram um bom café na casa Paroquial, acompanhados do carismatico Pe. Reneé"




















foto Facebook da dupla
GRANDES NOMES DA MUSICA EM INGAÍ

Nos ultimos anos, nas festas das cidades da Região e também em Ingaí, um show sempre se destaca dos demais, o da dupla sertaneja Pedro e Robson. Os dois jovens de grande talento são filhos da nossa cidade e estão alcançando cada vez mais sussesso no meio artistico, cantando musicas que marcaram época, compostas e cantadas pelos grandes nomes da musica sertaneja ou cantando suas próprias e belas composições.
Nos principais shows da Festa da Fogueira de Ingaí e também nos shows de cantores famosos na Região eles são convidados a fazerem participação especial ao lado dos maiores artistas da musica no Brasil, que são trazidos à nossa cidade pelos prefeitos que sempre estiveram preocupados com a manutenção e melhoria continua da maior Festa de Ingaí, a tradicional fogueira de São João Batista.
Pedro e Robson também tem se destacado nos melhores do ano em várias cidades do sul de minas e segundo especialistas no assunto, possuem grande tendência de ampliar sua fama e alcançar não somente o Brasil inteiro, mas também fama internacional.
Com o advento das tecnologias, as musicas de Pedro e Robson podem ser ouvidas em todo o planeta pela internet e isso almenta ainda mais a possibilidade de sussesso da dupla.


CARTAZ DO SHOW DE JOSEMIR E JOSEMARfoto: Gilson Nogueira/Adão Daniel
Mas as novas gerações talvez não saiba, mas Ingaí há muito tempo já é terra de grandes talentos na musica sertaneja, e dois grandes nomes da nossa cidade fizeram sussesso na Era do Rádio, o nome artistico da dupla era Josemir e Josemar, composta pelos então jovens, José Vicente(Zé Chora Rita) e José Fiinho. Segundo os internautas Gilson Nogueira e Valdeci Silva, dois grandes fotografos e amigos do nosso blog e que se empenham para manter a história da nossa cidade: "Zé Chora Rita e Zé do Fiínho, a primeira dupla sertaneja de Ingaí Josemir e Josemar, fizeram o maior feito artístico até o momento da cidade , se apresentaram na rádio RECORD de São Paulo na década de 70." Eles também eram compositores e escreveram muitas letras.

O tempo passou, a dupla se desfez e eles voltaram pra sua terra natal, nossa cidade de Ingaí, mas as lembranças dos bons tempos permanece viva na memoria do nosso povo. Assim como Pedro da dupla Pedro e Robson, muito já contribuiu na musica da igreja em nossa paróquia, Zé Chora Rita é também um dos principais colaboradores da Pastoral da musica em Ingaí e há muito tempo abrilhanta as missas com o coral São Sebastião.

Tendo a oportunidade, conheça os sussessos de Pedro e Robson, eles estão sempre cantando nas festas de Ingaí e região.





 

 

PARABÉNS PADRE BOLIVAR



Hoje é aniversário do saudoso Padre Bolivar de Vieira Rezende Queiróz, "de Deus um cantador" pároco da Paróquia vizinha de São José de Itumirim.
Parabenizamos ao Padre Bolivar por mais um ano de vida e rogamos à Deus e a São José muita luz e forças para o padrecontinuar sempre seu trabalho de Evangelização à frente de sua Paróquia e sempre presente em nossa comunidade e em toda diocese, com sua alegria e carisma que cativam o povo.
E como falar de Padre Bolivar sem lembrar dos belos momentos em que ele proclama o evangelho Cantado nas Concelebrações pelo bispado é impossivel, segue uma postagem com um video do Padre Bolivar cantando o Evangelho.

sábado, 4 de agosto de 2012


FELIZ DIA DO PADRE AOS NOSSOS SACERDOTES

PARABÉNS À TODOS OS PADRES DO NOSSO CLERO DIOCESANO, BISPOS E SEMINARISTAS PELO SEU DIA, QUE O SENHOR JESUS CRISTO OS ILUMINE E FORTALEÇA SEMPRE!!!



 

FOTOS DE INGAÍ, POR VALDECI SILVA


Veja nossa maravilhosa cidade de Ingaí e a magestosa fogueira de São João Batista pelos mais belos angulos nas fotos registradas pelo grande filho desta terra querida Valdeci Silva.
Você que ainda não conhece nossa cidade sinta - se convidado a conhecer e desde já, seja bem vindo.






























Padre Leandro participou das Festividades do Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos


Nosso pároco Padre Leandro Geraldo Magela também esteve presente nas festividades do Jubileu em Honra de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, na Paróquia dedicada ao santo na cidade de São João del Rei, a sede da nossa diocese. Ele concelebrou a solene missa presidida pelo D.D. Bispo Diocesano dom Célio de Oliveira Goulart e também presidiu a missa de envio da Cruz da Jornada Mundial da Juventude  e Icone de Nossa Senhora, que foram levados para a Paróquia de São Gonçalo do Amarante de Ibituruna.A festa de Bom Jesus de Matosinhos teve inicio no final do mês passado e contou com a participação de vários padres da diocese de São João, inclusive os da forânia e cidade de SJDR.No dia principal do Jubileu hove Benção Santíssimo Sacramento, além das missas que foram celebradas naquele dia.A cobertura completa da festa você confere no site da Paróquia de Matosinhos CLIQUE AQUI



Oi Jesus eu sou o Zé !
Cada dia, ao meio dia, um pobre velho entrava na igreja e, poucos minutos depois, saía. Um dia, o sacristão lhe perguntou o que fazia, pois havia objetos de valor na igreja.
Venho rezar, respondeu o velho.
Mas é estranho, disse o sacristão, que você consiga rezar tão depressa.
Bem, retrucou o velho, eu não sei rezar aquelas orações compridas. Mas todo dia, ao meio dia, eu entro na igreja e falo:
"Oi Jesus, eu sou o Zé. Vim visitar você."
Num minuto, já estou de saída. É só uma oraçãozinha, mas tenho certeza que Ele me ouve.
Alguns dias depois, Zé sofreu um acidente e foi internado num hospital. Na enfermaria, passou a exercer grande influência sobre todos.
Os doentes mais tristes tornaram-se alegres e, naquele
ambiente onde antes só se ouviam lamentos, agora muitos risos passaram a ser ouvidos.
Um dia, a freira responsável pela enfermaria aproximou-se do Zé e comentou: Os outros doentes dizem que você está sempre tão alegre, Zé...
O pobre enfermo respondeu prontamente: É verdade, irmã. Estou sempre muito alegre! E digo-lhe que é por causa daquela visita que recebo todos os dias. Ela me faz imensamente feliz.
A irmã ficou intrigada. Já tinha notado que a cadeira encostada na cama do Zé estava sempre vazia. Aquele velho era um solitário, sem ninguém.
Quem o visita? E a que horas? Perguntou-lhe.
Bem, irmã, todos os dias, ao meio dia, Ele vem ficar ao pé da cama por alguns minutos, talvez segundos... Quando olho para Ele, Ele sorri e me diz:
"Oi Zé, eu sou Jesus, vim te visitar".
* * *
A história é singela e seu autor é desconhecido.
No entanto, o ensinamento que contém nos faz refletir profundamente.
Fala-nos da fé, da simplicidade, da dedicação e da perseverança.
Quem de nós dispõe, como o Zé, diariamente, de alguns minutos para falar com Jesus?
Muitos ainda confundimos a oração com um amontoado de palavras que vão saindo da boca, destituídas de sentimento e de humildade.
Quantos de nós temos tal perseverança, tanto nas horas de alegria quanto nas de dor, para elevar o pensamento a Jesus, confiando-lhe a nossa intimidade, com a certeza de que Ele nos ouvirá?
A oração é uma ponte que se distende da alma opressa para que o alívio possa chegar.
É o fio misterioso, que nos coloca em comunhão com as esferas divinas.
É um bálsamo que cura nossas chagas interiores.
É um templo, em cuja doce intimidade encontraremos paz e refúgio.
Enfim, para as sombras da nossa alma, a oração será sempre libertadora alvorada, repleta de renovação e luz.
É importante que cultivemos a fé inabalável nas soberanas leis que regem a vida e das quais o Sublime Galileu nos trouxe notícias.
É preciso orar, ainda que a nossa oração seja singela, mas que seja movida pelo sentimento.

 

Nas próximas horas nosso blog alcançará a marca de 40 MIL ACESSOS.



Nas próximas horas nosso blog alcançará a marca de 40 MIL ACESSOS.
A nossa Pastoral da Comunicação da Paróquia São Sebastião e São joão batista de Ingaí, através de seus membros Diego Emanuel e Professor Vinícius agradece à você Internauta que fez cada um destes acessos uma realidade neste trabalho de Comunicação Social e Evangelização realizado em prol do Reino de Deus.
Agradecemos imensamente ao Bom Deus por nos ter permitido transformar o sonho de termos um blog-site em realidade e ao alcançar este numero de visitas em um relativamente curto espaço de tempo, percebemos que o nosso trabalho tem sido bem feito e vemos na presença de vocês internautas o reconhecimento e o apoio para continuar com a PasCom em nossa Paróquia.

Agradecemos de forma especial também ao Jornalista Alisson Reis, responsável pelo Departamento Diocesano de Comunicação, o DeDiCom, pelo grande apoio que ele nos prestou durante estes 40 mil acessos que o nosso blog recebeu. Semanalmente ele nos informa de maneira personalizada atravéz de um e-mail individual sobre as notícias que aconteceram na nossa diocese durante aquela semana; também se preocupa em saber como estão os trabalhos da pastoral da Comunicação, além de nos incentivar a continuar nosso trabalho de cobertura dos eventos realizados em Ingaí e Paróquias da região onde não há a PasCom em atividade.

Também reconhecemos o quanto foi importante o apoio do Padre João Rodrigues Dantas, pároco da Paróquia de NSra. do Carmo de Luminárias que sempre nos motivou a continuar nosso trabalho.Agradecemos aos colegas das Pastorais de Comunicação das outras Paróquias da Diocese de São João del Rei que possuem sites e blogs, em especial os amigos das PasCons de São gonçalo do Amarante de Ibituruna, Senhor Bom Jesus do Monte de SJDR e NSra. Aparecida de Lavras.

No decorrer da existência do nosso blog contamos com o preciosissimo apoio dos amigos Gilson de Assis Nogueira, Brazilissa Maria e Valdeci Silva que gentilmente sempre nos forneceram as melhores fotos da nossa Paróquia e da nossa cidade.À eles e também ao Padre Leandro nosso pároco, agradecemos pelas fotos e pelo apoio.

Em fim retornamos à agradecer à todos vocês internautas amigos e amigas que sempre estiveram aqui presentes ou aos que conheceram o nosso blog recentemente.


Diego, Emanuel e Prof. Vinícius - equipe da PasCom de Ingaí
Que Deus nos Abençoe sempre e que possamos continuar esta nossa caminhada de evangelização e Comunicação social na nossa Paróquia de Ingaí.

Para lembrar esta marca tão gratificante de 40 mil acessos, montamos este video especial com as principais fotos que aqui foram publicadas e que ajudam a contar a história da nossa Paróquia. As musicas do audio foram resgatadas pelo Emanuel e são musicas que marcaram época na nossa comunidade de Ingaí.

 

29 de Setembro - 34 anos da morte do Papa João Paulo I

Papa João Paulo I, um pontificado breve, intenso e marcante

Da Redação da Canção Nova, com Rádio Vaticano


Há  34 anos atrás, o Sacro Colégio dos Cardeais elegia como Papa, em um conclave que durou apenas 26 horas, como sucessor de Paulo VI, o patriarca de Veneza, Cardeal Albino Luciani, que adotaria o nome de João Paulo I e teria um dos pontificados mais breves da história da Igreja: apenas 33 dias. De fato, viria a falecer no dia 28 de setembro sucessivo.

O conclave teve início às 16h30 de sexta-feira, 25 de agosto, e se concluiu 26 horas depois, com a escolha do Cardeal Luciani. Foi o conclave mais rápido do século XX, depois do de 1939. Às 19h19 de 26 de agosto, se erguiam as cortinas do balcão central da basílica vaticana, e o Cardeal Pericle Felici pronunciava a fórmula latina "habemus papam".

Dois dias antes, o Cardeal Albino Luciani escrevera à sua sobrinha, Pia: "Não sei quanto tempo durará este conclave. É difícil encontrar a pessoa apropriada para enfrentar tantos problemas que são cruzes muito pesadas. Felizmente, não corro riscos..."
Mas corria... de fato, poucas horas depois, diante dos cardeais que se inclinavam em sinal de submissão, diria: "O que vocês fizeram? Que Deus os perdoe!"

Mas a escolha não o encontrou despreparado. Estava ali, a começar pelo nome, João Paulo I: inédito, pronto para unir, simbolicamente, os pontificados dos dois pontífices do Concílio Vaticano II, João XXIII e Paulo VI, numa síntese original, nascida de uma perspectiva muito pessoal.

Mudanças em poucos dias


Essa perspectiva pessoal se confirmou logo no início do pontificado: manutenção da estrutura curial, renúncia à coroação, à tiara e à sede gestatória, assim como sua solicitação para que fossem suspensas as formalidades da audiência aos cardeais com mais de 80 anos, que não haviam participado do escrutínio, e que deveriam prestar voto de obediência ao novo pontífice.

Um pontificado iniciado com tais auspícios prometia deixar uma marca indelével na história da Igreja. Uma promessa que, todavia, não teve tempo suficiente para se concretizar. Foi brutalmente detida na noite de 28 para 29 de setembro, com o seu precoce falecimento.

Mas o breve e saudoso pontificado de João Paulo I não deixou apenas o seu sorriso franco e sincero, aberto ao mundo. Assinalou o início de uma transformação. Aqueles 33 dias bastaram para que Albino Luciani inaugurasse uma imagem de pontífice liberada de entraves e formas protocolares, a começar pelo uso simples e direito do "eu", no lugar do habitual plural majestático, e prosseguindo com seus discursos improvisados, que deram ensejo a não poucas preocupações nos âmbitos curiais.

Papa João Paulo I reafirmou continuamente e com humildade, a essencialidade da mensagem evangélica, com referências contínuas à pobreza e ao correto uso da propriedade privada.



SUPER INTERESSANTE - Paróquia de Luminárias inicia reconstrução do campanário da sua mais antiga irgeja matriz

A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias, liderada pelo atual Pároco Padre João Rodrigues Dantas e contando com a união e solidariedade do povo, iniciou nesta semana uma importante etapa na obra de restauração da "Igreja Velha", a Capela do Carmo, que foi por muitos anos a Matriz daquela Cidade e Paróquia - da qual também fomos comunidade filial até 1999 - de Nossa Senhora do Carmo; a reconstrução do Campanário da igreja. O campanário é o local destinado à colocação do sino, que é usado no dia a dia para anunciar o inicio das celebrações ou avisar que algo está acontecendo naquele momento.

No passado, quando não existia os sistemas de auto falante o sino era muito usado e tinha uma grande importancia em todas as igrejas e cidades.As igrejas das pequenas cidades como a nossa por exemplo ainda se valem muito deste instrumento de comunicação.Em algumas cidades grandes também o sino ainda é tocado, inclusive São João del Rei, a sede da nossa diocese é conhecida mundialmente como a "cidade onde os sinos falam", devido ao valor cultural e histórico que aquele povo reconhece no velho sino.Infelizmente ele tem perdido espaço nas modernas igrejas da atualidade.

Voltando ao campanário de Luminárias, a ideia de reconstrução partiu do nosso bispo diocesano, como destacou Padre João Dantas em sua página na rede social facebook: " INICIAMOS NO DIA DE HOJE A CONSTRUÇÃO DO CAMPANÁRIO PARA A IGREJA VELHA.
A PEDIDO DO NOSSO BISPO DIOCESANO EM SUA VISITA PASTORAL, QUE AO VER ESSE DESENHO PEDIU PARA QUE VOLTÁSSEMOS AO ESTILO ORIGINAL DA IGREJA VELHA, COM UM CAMPANÁRIO AO SEU LADO.POR ISSO É COM MUITA ALEGRIA QUE NO DIA DE HOJE INICIAMOS A CONTRUÇÃO DESSE CAMPANÁRIO. E TODA ESSA OBRA SERÁ COM A AJUDA DOS DIZIMISTAS, PESSOAS QUE AJUDARAM A VENDER AS RIFAS E PESSOAS QUE COMPRARAM AS RIFAS. COMO TAMBÉM DE BENFEITORES QUE DOARAM BEZERROS, PORCOS PARA O LEILÃO DE GADOS E SUINOS.SE ALGUÉM DESEJAR NOS AJUDAR NA DOAÇÃO DE CIMENTOS.BASTA ME PROCURAR.DEUS LHE PAGUE PELA SUA GENEROSIDADE. - PADRE JOÃO"



A reinalguração oficial de toda a Capela do Carmo será em breve e nosso blog divulgará toda a programação.

fotos e parte do texto: facebook do Padre João Dantas

 

27 de Setembro aniversário do Monsenhor Waldyr e do Padre Silvestre


27 de Setembro é um dia muito especial na nossa diocese de São João del Rei, sobretudo na nossa Paróquia de Ingaí, pois comemora-se o aniversário dos nossos dois primeiros Párocos e vigários residentes, o Padre Silvestre Muller, que foi vigário de Luminárias antes do Padre Waldyr e do próprio Padre Waldyr, que foi quem substituiu Padre Silvestre na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias e por consequência na nossa cidade e comunidade de Ingaí.

Os dois sacerdotes nasceram na mesma data, mas o Padre Silvestre nasceu três anos antes do Padre Waldyr, em 1925, na cidade de Lageado Mirim em Santa Catarina e o Padre Waldyr nasceu na cidade de Três Corações, no ano de 1928. Já em tempo de ordenação sacerdotal, Padre Silvestre também se ordenou sacerdote antes do Padre Waldyr; com 26 anos foi ordenado sacerdote, no dia 09 de dezembro de 1951, na cidade de Taubaté-SP, pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.Já o Padre Waldyr foi ungido sacerdote no dia 08 de Dezembro de 1956, pelas mãos de dom Inocêncio Engelk-OFM tendo sido o ultimo padre ordenado por ele.

A posse de Padre Waldyr na Paróquia de Luminárias aconteceu no dia 10 de Fevereiro de 1957; "a igrejinha branca, no alto da montanha, abria suas portas para tão ilustre pessoa. E o povo estava feliz!”
Devoto de Nossa Senhora se emocionou vendo que entrava na casa de Nossa Senhora do Carmo.
O novo vigário foi recebido pelo Prefeito Salvador Ferreira Diniz, autoridades, Congregação Mariana, Apostolado da Oração, Vicentinos e pela bandinha de meninos, regida pelo Mestre Sinhô.
Quem deu posse ao Vigário foi o padre caçador, Padre Francisco Leopoldino com esta recomendação:
- trabalhar durante a semana e caçar no sábado e domingo.
-Mas o pessoal que vem da roça, vou deixar sem confissão? Pergunta o novo padre.
-Estes já estão no céu, seu sacrifício em vir a pé e descalços lhes garante o perdão, responde o Padre Caçador."
O milagre reconhecido pela “Congregação das Causas dos Santos” para promulgar a beatificação de Pe. Dehon aconteceu na Paróquia Sant’Ana de Lavras, pela intercessão de Padre Dehon e a mediação do Padre Silvestre. No dia 31 de maio de 1954, o eletricista Geraldo Machado da Silva foi internado na Santa Casa de Misericórdia, com dores no abdome. O resultado do diagnóstico médico era perfuração no intestino e consequente peritonite. Operado imediatamente, seu estado se tornou cada vez mais grave.
Sem esperanças, a equipe médica pediu que chamassem o sacerdote para dar-lhe os últimos sacramentos. Padre Silvestre chegou ao hospital às 19 horas, ministrou o sacramento da unção dos enfermos, colocou a relíquia de Padre Dehon sobre o peito do doente e rezou pedindo a Deus que o curasse. De madrugada, Geraldo deu sinais de melhora e, em poucos dias, ficou totalmente curado.
Padre Silvestre foi o responsável por esse grande milagre em nossa cidade, reconhecido pela Cúpula da Igreja Católica em Roma.


Em Ingaí o Padre Silvestre ainda é figura viva na memória dos mais antigos, que se recordam de sua passagem pela Paróquia de Luminárias antes do Padre Ildefonso e do Padre Waldyr, mas também é admirado pelas novas gerações pelo seu exemplo de fé e persistencia no serviço ao Reino de Deus, até bem pouco tempo atrás ele ainda assistia as missas na matriz de Sant'Ana de Lavras. A saúde do Padre Silvestre está bastante debilitada e ele atualmente permanece em constante repouso na casa paroquial da Paróquia de Sant'Ana sob os cuidados dos seus colegas padres daquela cidade.

Já o Padre Waldyr ainda permanece em nosso meio; nesses quase 60 anos de sacerdócio ele sempre esteve presente na nossa comunidade. Durante 47 anos ele foi nosso pároco e mesmo depois de ter entregado a Paróquia aos cuidados do ex padre Janilto, ele permaneceu sempre presente por aqui.

Na grande Visita Pastoral de dom Célio à Ingaí que aconteceu no mÊs de Julho passado, o Monsenhor nos fez uma maravilhosa surpresa e depois de 2 anos sem aparecer entre nós, ele veio concelebrar a missa de despedida do bispo.Foi emocionante ver o quanto os paroquianos de Ingaí estavam felizes com a volta do Monsenhor Waldyr aos nossos altares.

Rezemos à Deus que continue abençoando e dando força a estes dois amados Padres. Parabéns Padre Silvestre e Monsenhor Waldyr ! ! !






É Bom manter oculto os segredos do rei, mas é necessário que se propaguem as obras de Deus



Hoje é dia do Santo Anjo do Senhor, São Rafael Arcanjo, o protetor do nosso blog. Este veículo de Comunicação foi criado sob inspiração da leitura do livro de Tobias, nos conselhos do Anjo: "E bom manter oculto os segredos de um rei, mas é necessário que  se propague e divulgue as obras de Deus" TB 12, 7 É essa a meta do nosso blog, divulgar as obras do Reino de Deus, feitas pela nossa Igreja Católica, por isso rogamos sempre à São Rafael Arcanjo, que também é o médico enviado por Deus para nos dar sempre saúde e força neste trabalho.

1.Então Tobit chamou seu filho e disse-lhe: Que havemos nós de dar a esse santo homem que te acompanhou?
2.Meu pai, respondeu ele, que gratificação lhe havemos de dar? Que presente poderá igualar os seus benefícios?   
3.Ele levou-me e trouxe-me em boa saúde; foi receber o dinheiro de Gabael; fez-me ter uma mulher e afugentou dela o demônio; encheu de alegria os seus pais; livrou-me de ser devorado pelo peixe, e fez-te rever a luz do céu; enfim, ele cumulou-nos de toda a sorte de benefícios. Que presente poderia igualar a tudo isso?
4.Rogo-te, meu pai, que lhe peças se digne aceitar a metade de tudo o que trouxemos.
5.Chamaram-no, pois, o pai e o filho, e, tomando-o à parte, rogaram-lhe que aceitasse a metade de tudo o que tinham trazido.
 6.Então ele falou-lhes discretamente: Bendizei o Deus do céu, e dai-lhe glória diante de todo o ser vivente, porque ele usou de misericórdia para convosco.
 7.Se é bom conservar escondido o segredo do rei, é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus.
 8.Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos,
  9.porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;
  10.aqueles, porém, que praticam a injustiça e o pecado

são os seus próprios inimigos.
  11.Vou descobrir-vos a verdade, sem nada vos ocultar.
  12.Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.
  13.Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse.
  14.Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho.
  15.Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.
  16.Ao ouvir estas palavras, eles ficaram fora de si, e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra.
  17.Mas o anjo disse-lhes: A paz seja convosco: não temais.
  18.Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor.
  19.Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas o meu alimento é um manjar invisível, e minha bebida não pode ser vista pelos homens.
 20.É chegado o tempo de voltar para aquele que me enviou: vós, porém, bendizei a Deus e publicai todas as suas maravilhas.
 21.Acabando de dizer estas palavras, desapareceu diante deles, e eles não viram mais nada.
  22.Durante três horas permaneceram prostrados por terra, bendizendo a Deus. Depois levantaram-se e publicaram todas essas maravilhas

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/01/17/12.php#ixzz27skioCku
REUNIÃO DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL DURANTE VISITA PASTORAL DE DOM CÉLIO
Ação pastoral católica ou simplesmente pastoral é a ação da Igreja Católica no mundo ou o conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo.
A palavra pastoral deriva de pastor, que era um elemento constante no mundo bíblico. Na simbologia bíblica, Deus é comparado ao pastor, aquele que tem ao mesmo tempo autoridade e solicitude para com suas ovelhas. Jesus Cristo também é comparado ao bom pastor no Evangelho de João.
Como instituição, a Igreja atua não só na transmissão de ideias, valores e ideologia, mas também no serviço à comunidade.
Objetivos
Evangelizar, proclamando o Evangelho de Jesus Cristo, por meio do serviço, do diálogo, do anúncio e do testemunho de comunhão, à luz da evangélica opção pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade, formando o povo de Deus e participando da construção de uma sociedade justa e solidária.
As Pastorais em nossa Igreja Católica são lideradas cada um por um de seus membros, em alguns casos o mais antigo ou com maior disponibilidade ou interesse de liderança. Na nossa Igreja Particular de São João del Rei, cada Pastoral possui um Padre diocesano como Diretor Espiritual e Coordenador diocesano. A Pastoral da Comunicação por exemplo, é liderada e orientada pelo Padre Rondineli Cristino, Pároco e reitor do Santuário e Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré de Nazareno, o Movimento de Emaus e Cursilho é orientado e coordenado pelo padre Bolivar, pároco de São José de Itumirim e o Apostolado da Oração pelo Padre João, pároco de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias.
Na nossa Paróquia de Ingaí existem várias pastorais em atividade, A pastoral do Batismo, da Catequese e Crisma, da Comunicação, da Liturgia, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Dizimo, Família, Apostolado da Oração, Movimento do Terço masculino NSra. Aparecida e Movimento Mãe Rainha, além de outras que estão em reformulação, como a Pastoral de Acólitos, que são os coroinhas e cerimoniários. Além das Pastorais, as comunidades rurais que compõem a nossa Paróquia e a Comunidade Matriz também possuem seus representantes, suas lideranças.
A União de todos os coordenadores de Pastorais e lideranças das comunidades forma o CPP, Conselho Pastoral Paroquial.
A principal função do CPP é auxiliar o Pároco, no nosso caso, Padre Leandro Geraldo Magela na orientação espiritual e na coordenação dos trabalhos Pastorais e sociais da nossa Paroquia.
O CPP em Ingaí existe desde a criação da Paróquia em 1999 e sempre esteve em atividade ajudando os padres que por aqui passaram a cuidar dos assuntos da igreja. A secretaria Paroquial também é uma importante participante deste conselho, pois é a responsável pelas atas e organização da reuniões, além de ser a pessoa que mais conhece a situação financeira da Paróquia.
Em sua Visita Pastoral a São Sebastião e São João Batista de Ingaí, nosso bispo diocesano se dom Célio de Oliveira Goulart realizou na manhã do dia 04 de Agosto uma importante reunião com Conselho Pastoral Paroquial de nossa Paróquia. O bispo ressaltou que este foi um importante momento de sua visita pois é através do Conselho que ele pode conhecer melhor a realidade particular de cada Pastoral , além de poder nos ter passado importantes orientações.
A reunião foi realizada na Igreja Matriz e participaram representantes de quase todas as pastorais, além da coordenadora da comunidade Matriz. Dom Célio citou sua experiência como pároco e Padre Franciscano nas paróquias que já administrou e falou o quanto o CPP lhe ajudou neste serviço. Padre Leandro também participou da reunião e ressaltou a importância do Conselho Pastoral, inclusive em sua acolhida como pároco desta Paróquia.
Os membros do conselho citaram as dificuldades enfrentadas nestes 13 anos de Paróquia mas também destacaram os bons frutos colhidos. Momentos delicados foram recordados, como o período que a Paróquia está sendo administrada pela Congregação Missio e a consequente desestruturação desta congregação, que ao ser trazida para Ingaí gerou um forte choque cultural entre o povo e os sacerdotes, dificultando e de certa forma tornando mais dinâmica a convivência Pastoral.
O CPP fez uma boa avaliação sobre o trabalho do nosso pároco Padre Leandro, mas dom Célio chamou atenção para a necessidade de uma melhor organização nos horários das missas e maior participação dos leigos a frente das celebrações, para evitar o desgaste físico e emocional do nosso sacerdote. A paróquia é uma Paróquia grande, de intensa Atividade Pastoral, com muitas comunidades rurais e a quase totalidade da população do município é Católica. Isso requer um esforço do Principal líder religioso, o Padre para atender a todos e por isso é importante que ele tenha momentos de descanso e de formação acadêmica, para que este atendimento seja de fato de qualidade e sobretudo, baseado nos princípios da fé Católica Apostólica Romana. Dom Célio citou marcante experiências vivenciadas por ele na Diocese de Cachoeiro do Itapemirim com a participação dos leigos nas cerimonias.
Padre e bispo enfatizaram ainda a importância do trabalho da Pastoral Familiar.
Surgiu na reunião do CPP a ideia e a necessidade da Construção de um Centro de Evangelização e Catequese na nossa Paróquia. A princípio está sendo sugerido que a obra seja construída no Estacionamento da Igreja, abaixo da grande Árvore de Oleo. Para a realização desta grandiosa obra é necessário a solidaria Colaboração Financeira do Povo de Ingaí e Região.
Por fim a reunião foi encerrada com muita alegria e entusiasmo, os membros do conselho ficaram satisfeitos com as preciosas orientações passadas por nosso bispo ao CPP e o bispo fez uma boa avaliação do trabalho pastoral em Ingaí.
Nossa Pastoral da Comunicação sugere como nome para o Centro de Evangelização e Catequese, quando estiver concluído, uma homenagem ao saudoso e inesquecível padre que trabalhou em Ingaí por mais de 50 anos,  Monsenhor Waldyr Henrique Mancini; “ Centro de Evangelização e Catequese Monsenhor Waldyr Henrique Mancini ”.

texto e fotos: Professor Vinícius Ferreira 
Pastoral da Comunicação - PasCom

DOM CÉLIO DE OLIVEIRA GOULART SE ETERNIZOU NA VIDA DAS CRIANÇAS DE INGAÍ
 "Trouxeram-lhe também criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isto, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, chamou-as e disse: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará." (Lucas 18,15-17)

Durante a visita de dom Célio à nossa Paróquia, à Escolinha Municipal Cantinho Feliz e às capelas das comunidades rurais, tivemos a oportunidade de ver o quanto nosso Pastor Diocesano é atencioso e ama as crianças; a atenção especial por ele dispensada a todas elas.

Como fidedigno Embaixador de Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na terra, dom Célio em simples gestos de acolhida às crianças, mostra a toda comunidade o quanto ela são merecedoras do nosso amor e o quanto são puras e afaveis.

No coração do bispo, ele acolhia a abraçava em cada homilia realizada ou conversa com os pequenos, todas as crianças que fazem parte da nossa Paróquia e as que estavam nos visitando.

A recompensa recebida da parte das crianças possui um valor inestimavel, intangivel; pois elas sorriam; sorriam de verdade, um sorriso meigo, vindo do fundo de suas almas, mas que é capaz de encher de luz e de apaziguar todos que estivessem por perto.

Um grande autor citou que "Um professor se eterniza na vida de uma criança, pois nunca se sabe onde vai cessar a sua influencia...", parafraseando o, poderiamos dizer que "DOM CÉLIO DE OLIVEIRA GOULART SE ETERNIZOU NA VIDA DAS CRIANÇAS DE INGAÍ, POIS NUNCA SABEREMOS ONDE VAI CESSAR A SUA INFLUÊNCIA"  torcemos para que nunca cesse, que nunca se acabe este bem que ele é capaiz de produzir com sua simplicidade e seu carisma na vida das nosso crianças, que são o futuro de nossa diocese, o futuro de nosso país.

EVANGELIZANDO - NOSSA IGREJA CELEBROU HOJE A MEMÓRIA DE SÃO BARTOLOMEU APOSTOLO

São Bartolomeu
Conhecido tambem como Nathanael
Bartolomeu, apóstolo e martir. Ele foi um dos doze apóstolos mencionados nos "Atos dos Apóstolos". Seu nome significa "filho de Tolomai". Acredita-se que ele seja o Nathanael mencionado no evangelho de João. A martirologia Romana credita a ele vários trabalhos missionários na Índia e na Armênia. Oficiais armênios o condenaram e foi despelado vivo e depois decapitado. Acredita-se ainda que ele pregou tambem na Mesopotania, Pérsia e Egito. Um pequeno evangelho é também atribuído a ele .Outras lendas e tradições dizem que Bartolomeu foi apedrejado e depois crucificado. Sua relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari, Sicília e Benevento na Itália.

O Rei Edward, o Confessor que reinou de 1041 a 1066 é tido como tendo guardado uma relíquia de sua faca. Ele é o patrono dos padeiros, alfaiates e sapateiros. Os mercadores de Florença também o chamam de padroeiro. Ele é na liturgia da Igreja mostrado com uma faca e um pedaço de pele ( por causa de sua morte).
Curiosidades:
Pareceu que São Nathanael seria o único apóstolo canhoto e assim é tambem o padroeiro  dos canhotos.
Ele é muito venerado na Igreja grega e russa, e a Catedral de São Bartholomew na antiga Capital da Rússia São Petersburg (Leningrado) resistiu vários anos ao regime comunista e e a cidade voltou, recentemente, a se chamar São Petersburg.
  Sua a festa é celebrada no dia 24 de agosto.

Estudiosos das sagradas escritura acreditam que a citação feita  por Jesus, "Antes que Filipe te chamaste, te vi enquanto estavas debaixo da figueira", se relaciona ao fato de a mãe de Natanael te-lo escondido debaixo da raiz de uma figueira sob as folhas secas da arvore, quando da ira de Herodes, com a intenção de matar Jesus despachou  uma ordem que todos os recém nascidos abaixo de três anos fossem sacrificados.

Evangelho (João 1,45-51)

Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2012
São Bartolomeu



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.


45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
Na mais tradicional pintura que retrata a Santa ceia, São Bartolomeu esta representado como o primeiro da esquerda para a direita(o jovem de tunica azul e manto verde) .
Da esquerda para a direita:
São Bartolomeu(Nathanael)-SãoTiago menor -Santo André-São Pedro- Judas- São João-Jesus Cristo-São Tomé(dedo para cima)-São Tiago maior- São Felipe-SãoMateus-São Judas Tadeu e São Simão
 
CAMPANHA SER GENTIL É LEGAL

"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mateus 5:3).


Mateus, Lucas, Marcos e João, os sábios evangelistas, também padre Zezinho do Sagrado Coração de Jesus, de Deus um Cantador nos conta a belíssima história do humilde e doce Galileu, fonte inesgotável de amor de humildade...
"Um certo dia, a beira mar, apareceu um jovem Galileu...
Ninguém podia imaginar, que alguém pudesse amar do jeito que ele amava
Seu jeito simples de conversar tocava o coração de quem o escutava

E seu nome era Jesus de Nazaré sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador, que tinha tanto amor

Naquelas praias, naquele mar, naquele rio, em casa de Zaqueu, naquela estrada, naquele sol e o povo a escutar histórias tão bonitas...
Seu jeito amigo de se expressar, enchia o coração de paz tão infinita

Em plena rua, naquele chão, naquele poço e em casa de Simão, naquela relva, no entardecer o mundo viu nascer a paz de uma esperança...seu jeito puro de perdoar, fazia o coração voltar a ser criança.
Um certo dia, ao tribunal, alguém levou o jovem Galileu;  Ninguém sabia qual foi o mal e o crime que ele fez; quais foram seus pecados, seu jeito honesto de denunciar, mexeu na posição de alguns privilegiados...
E mataram a Jesus de Nazaré e no meio de ladrões puseram sua cruz, mas o mundo ainda tem medo de Jesus que tinha tanto amor..."

Em tempos, como disse o poeta em que " a humanidade parece cada vez mais ser desumana", nos esforcemos para que o Jovem Galileu permaneça ao nosso lado em todos os momentos, sobretudo nas nossas sacristias da vida, em nossas atividades pastorais e na nossa convivência com o nosso semelhante, figura do Cristo que caminha ao nosso lado.

Esta prece que elevo aos céus é por mim, é pelo nosso Sacerdote, lideres de pastorais e leigos da comunidade; pois perdoem - me a sinceridade, tenho presenciado dentro de nossa igreja, algumas cenas em que o Mestre Jesus parece estar sendo apedrejado e colocado pra correr do nosso meio.Que Deus nos dê muita luz e muita esperança  para o burilamento de nossas ações e reações na atividade missionária em Favor de seu Reino, realizadas no templo santo.Que o respeito mutuo, o esforço coletivo e o reconhecimento da importância da união possam sempre nos fortalecer e serem armas com as quais alcançaremos a PAZ QUE É TÃO SONHADA, CANTADA EM CANÇÕES TÃO LINDAS...

Com amor...

Vinícius Ferreira - Pastoral da Comunicação.

ANIVESÁRIO DO PADRE ODAIR JOSÉ DE CARVALHO, NOSSO EX PAROCO

 Hoje é anivesário do Padre Odair José de Carvalho, nosso terceiro pároco e atual vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Lavras.

O sorridente e carismático Padre Odair desde quando era seminarista sempre teve um grande carinho para com o povo de Ingaí, cidade e paroquia onde ele realizou parte de suas atividades pastorais do seminário e onde teve a oportunidade de ser o nosso pároco no ano de 2006, após a renuncia do sacerdócio feita pelo então padre Janilto.Padre Odair trabalhou em Ingaí até 2007, quando foi sussedido pelo Padre Reneé. Clique aqui e relembre a história do Padre Odair em Ingaí.

A Pastoral da Comunicação e toda a Paróquia São Sebastião de Ingaí parabeniza ao Padre Odair por mais este aniversário, que Deus e a Bem Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora Auxiliadora possam sempre cobrir de bençãos a vida deste jovem e feliz sacerdote.


Que ele seja sempre acalentado no colo da Mãe da Auxiliadora e continue sempre este iluminado Homem de Deus aqui na Terra, tão querido pelo povo que com ele convive e teve a oportunidade de conviver, sobretudo a juventude diocesana e os padres do Clero, que são por ele orientados espiritualmente, lembrando que o Padre Odair também é o Assessor dos Presbiteros da Diocese de São João del Rei.


PARABÉNS PADRE ODAIR

 " Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria" - No dia 20 de Agosto nossa Igreja festejou o Santo Autor desta Invocação
São Bernardo de Claraval O.Cist
Bernard of Clairvaux - Gutenburg - 13206.jpg
São Bernardo de Claraval, representado em A Short History of Monks and Monasteries de Alfred Wesley Wishart, 1900
Abade de Claraval e
Doutor da Igreja (Doctor Mellifluus)
Nascimento 1090 em Castelo de Fontaine-lès-Dijon, Borgonha
Morte 20 de Agosto de 1153
Canonização 18 de junho de 1174 por: Papa Alexandre III
Festa litúrgica 20 de Agosto
Portal dos Santos
São Bernardo de Claraval O.Cist, ou de Fontaine, foi um abade de Claraval, santo e Doutor da Igreja. Nascido em 1090 em Fontaine-lès-Dijon, falecido em 20 de Agosto de 1153[1] na Abadia de Claraval.
Foi um monge cisterciense e grande propagador da Ordem e defensor da Igreja. Uma das personalidades mais influentes do século XII.
Foi ele que escreveu a regra dos Templários e outras obras como o Tratado do Amor de Deus e o Comentário ao Cântico dos Cânticos. É também o compositor ou redactor do belíssimo hino Ave Maris Stella. Também é sua a invocação: " Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria" da salve-rainha[2].

Biografia



Nascido numa grande família nobre da Borgonha, no castelo de Fontaine-lès-Dijon, Bernardo foi o terceiro de sete filhos de Tescelin o Vermelho (Tescelin Sorrel) e de Aleth de Montbard.
Com a idade de nove anos, é enviado para a Escola Canônica de Châtillon-sur-Seine, onde mostra um gosto particular pela literatura.
São Bernardo num manuscrito iluminado do século XIII dC.
Em 1112, decide entrar na Abadia de Cister, fundada em 1098 por São Roberto de Molesme, e na qual Santo Estevão Harding havia acabado de ser eleito Abade. Convence vários amigos, irmãos e parentes a ingressarem com ele na vida monástica e chega assim com outros 30 candidatos para entrar na Abadia.
Em 1115, Estevão Harding envia-o jovem à frente de um grupo de monges para fundar uma nova casa cisterciense no vale de Langres, em Ville-sous-la-Ferté. A fundação é chamada "Vale Claro", ou Clairvaux – Claraval. Bernardo é nomeado abade desta nova abadia, e confirmado por Guilherme de Champeux, bispo de Châlons e célebre teólogo.
Os primórdios de Claraval são difíceis: a disciplina imposta por São Bernardo é bastante severa. Bernardo busca formação nas Sagradas Escrituras e nos Padres da Igreja. Ele tem uma predileção quase exclusiva pelo Cântico dos Cânticos e por Santo Agostinho. O livro e o autor correspondem às tendências da época.
Muitas pessoas afluem à nova abadia e Bernardo acaba de converter toda sua família: seu pai, Tescelin, e seus cinco irmãos tornam-se monges em Claraval. Sua irmã, Umbelina, toma igualmente o hábito no priorado de Jully-les-Nonnains.
A partir de 1118, novas casas são fundadas (a exemplo da Abadia Nossa Senhora de Fontenay, para evitar a superlotação de Claraval.
Em 1119, Bernardo faz parte do Capítulo Geral dos Cistercienses convocado por Estevão Harding, que dá sua forma definitiva à Ordem. A Carta da Caridade, que é então redigida, é confirmada pouco depois pelo papa Calisto II.
É nesta época que Bernardo escreve suas primeiras obras, tratados e homilias e, sobretudo, uma Apologia, escrita a pedido de Guilherme de Saint-Thierry, que defende os beneditinos brancos (os cistercienses segundo a cor de seu hábito) contra os beneditinos negros (cluniacenses). Pedro, o Venerável, abade de Cluny, lhe responde amigavelmente, e apesar de suas diferenças ideológicas, os dois homens tornam-se amigos.
Envia igualmente numerosas cartas para incentivar à reforma o resto do clero, em particular os bispos. Sua carta ao arcebispo de Sens, Henrique de Boisrogues chamada mais tarde de De Officiis Episcoporum (Da conduta dos Bispos) é reveladora do importante papel dos monges no século XII, e das tensões entre o clero regular e secular.
Em 1128, Bernardo participa do concílio de Troyes, convocado pelo papa Honório II e presidido por Matthieu d’Albano, legado do papa. Bernardo é nomeado secretário do concílio, mas ao mesmo tempo é contestado por uma parte do clero, que pensa que, por ser monge, se intrometia em coisas que não são lhe concerniam. Ele termina por se desculpar, mas o concílio é fortemente influenciado por sua atuação. É durante este concílio que Bernardo consegue o reconhecimento para a Ordem do Templo, os Templários, cujos estatutos são delineados por ele mesmo.
Torna-se uma personalidade importante e respeitada na Cristandade; ele intervém em assuntos públicos, defende os direitos da Igreja contra os príncipes seculares e aconselha papas e reis.
Em 1130, depois da morte de Honório II, durante o cisma de Anacleto II, é a sua voz que faz com que Inocêncio II seja aceito.
Em 1132, ele consegue do papa a independência de Claraval em relação a Cluny.
Nesse período de desenvolvimento das escolas urbanas, no qual os novos problemas são discutidos na forma de questões (quaestio), de argumentação e busca de uma conclusão (disputatio), São Bernardo é defensor de uma linha tradicionalista. Ele combate as posições de Abelardo, e as faz ser condenadas no concílio de Sens em 1140.
Em 1145, Claraval dá um papa à Igreja, Eugênio III. Quando o reino de Jerusalém é ameaçado, Eugênio III, ele mesmo um cisterciense, pede a Bernardo que pregue a segunda cruzada em Vézelay em 31 de março de 1146 e mais tarde em Spira. Ele o faz com tanto sucesso que o rei de França Luís VII o Jovem e o imperador do Sacro Império Conrado III tomam eles mesmos a cruz.
No concílio de Reims, em 1148, ele faz uma acusação de heresia contra Gilbert de la Porreé, bispo de Poitiers. Não obtém grande sucesso e seu adversário conserva sua posição e prestígio. Cheio de zelo pela Ortodoxia, combate também as teses de Pierre de Bruys, de Arnaldo de Bréscia, e condena os excessos de Raul, um antigo monge de Claraval, que exige o massacre dos Judeus.
Neste mesmo ano, ele prega a cruzada em Hainaut e permanece em Mons, a capital dos condes de Hainaut.
São Bernardo fundou 72 mosteiros, espalhados por toda Europa: 35 na França, 14 na Espanha, 10 na Inglaterra e Irlanda, 6 em Flandres, 4 na Itália, 4 na Dinamarca, 2 na Suécia e 1 na Hungria, além de muitos outros que se filiaram à Ordem.
Em 1151, dois anos antes de sua morte, existem 500 abadias cistercienses. Havia 700 monges ligados a Claraval.
Bernardo morre em 1153 com 63 anos.
Foi canonizado em 18 de junho de 1174 por Alexandre III e declarado Doutor da Igreja por Pio VIII em 1830. É comemorado no dia 20 de agosto.

Histórias e milagres

Inúmeros milagres são atribuídos a São Bernardo em suas viagens.
Diz-se que inúmeras pessoas iam até ele buscando curas e ele as atendia. Conta-se que após o fracasso da Segunda Cruzada, muitos culparam Bernardo e ele, desconsolado, foi chorar aos pés de uma imagem do Crucificado. Então a imagem de Cristo desprendeu-se da Cruz e abraçou-o para consolá-lo.
Outra história popular é que São Bernardo sempre saudava a Virgem Maria quando via uma imagem sua: "Ave Maria". Certa vez, andando por um mosteiro, ao fazer a costumeira saudação, a imagem lhe respondeu: "Ave Bernardo".
Também se diz que, uma vez, escrevia uma carta importante ao ar livre, e começou a chover. Bernardo abaixou a cabeça e fez uma breve prece, e então, somente no lugar onde estava, a chuva parou.

São Bernardo e Portugal

Lendas há que associam São Bernardo e Portugal.
Diz-se, por exemplo, que o próprio Bernardo teria vindo a Portugal, por altura da introdução da Ordem Cisterciense no país (Mosteiro de São João de Tarouca, em 1142), e até que teria estado na abadia de Alcobaça, um dos maiores coutos cistercienses de toda a Europa (o que evidentemente era impossível, já que a abadia alcobacense foi sagrada no ano da morte de Bernardo).
Estudos recentes dão como certo que São Bernardo esteja associado à independência de Portugal. Parece ter sido por sua mediação (ou pelo menos, por mediação da sua abadia) que o Papa enviou um legado à Península Ibérica, o qual reconheceu, senão a independência nacional, pelo menos o título de dux a Afonso Henriques e a submissão do novo país à Santa Sé, pelo pagamento de quatro onças de ouro anuais.


OS BISPOS E SUAS VISITAS A INGAÍ

Amanhã, o primeiro dia de Agosto de 2012 será uma data que vai entrar para a história da nossa cidade e da nossa Paróquia, pois será o inicio da grande visita Pastoral do nosso bispo diocesano à nossa comunidade paroquial.Pela primeira vez dom Célio de Oliveira Goulart-ofm, o bispo que tomou posse na nossa diocese de São João del Rei em 2010 ficará tantos dias na nossa cidade, além de conhecer também as casas dos fiéis, as comunidades rurais e os pontos de prestação de serviço ào povo, como escolas e os prédios municipais.

Mas Ingaí já recebeu também os outros três bispos que administraram este bispado a que pertencemos; dom Delfim Ribeiro Guedes, dom Antônio Carlos Mesquita e dom Waldemar Chaves de Araujo, que atualmente é nosso bispo emérito.

dom Delfim em Luminárias
Segundo relatos orais dos moradores mais antigos, dom Delfim Ribeiro Guedes realizou uma visita pastoral a então comunidade de São Sebastião de Ingaí no inicio da década de 80, quase no fim de seu legado na nossa diocese; dom Delfim foi o bispo que por mais tempo administrou a diocese de São João del Rei; foram 23 anos desde a fundação em 1960 até 1983, quando ele se tornou emérito.Os moradores contam que o bispo já estava bem idoso e com a saúde um pouco debilitada, mas mesmo assim fez questão de conhecer a nossa comunidade.Foi um momento marcante na história do nosso munícipio e dizem que a mobilização para receber o bispo foi muito intensa.A cidade parou.Os camponeses vieram até o povoado; as ruas foram enfeitadas, houve muita festança.Dom Delfim visitou e abençoou algumas capelas.

dom Antônio e Padre Waldyr ao lado da Igreja Matriz
Dom Antônio Carlos Mesquita, nosso segundo bispo diocesano também esteve em Ingaí, quando ainda eramos comunidade filial da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias; sua visita também se deu na década de 80.A alegria da comunidade em receber o bispo também foi grande.Entre os três bispos que já governaram a nossa diocese antes de dom Célio, embora muito produtiva e marcante, a administração de dom Antônio foi a mais curta da história, tendo ele administrado o nosso bispado pelo periudo de 12 anos, de 1984 até 1996.


Pe Joanees, Mons. Waldyr,  Pe. Luís, dom Waldemar e Mons. Pedro
Waldemar Chaves de Araujo é o nome do nosso terceiro bispo diocesano e atual bispo emérito.Ele foi o bispo que transformou a comunidade de São Sebastião de Ingaí em Paróquia de São Sebastião, no ano de 1999.Foi a primeira paróquia fundada por dom Waldemar na nossa diocese.Ele esteve várias vezes em visita Pastoral a Ingaí.Algumas breves, de dois ou três dias, outras mais longas, chegando a ficar na nossa cidade por mais de uma semana, como aconteceu em 2003, na ocasião em que ele estava em Ingaí e acabou por adoecer, seguindo recomendações médicas o bispo ficou entre nós por vários dias até que sua saúde fosse recuperada.Seu legado em São João del Rei à frente do bispado durou 14 anos.
Além de ter sido a primeira paróquia que dom Waldemar fundou na diocese, provavelmente Ingaí detém outro recorde curioso em se tratando deste estimado bispo; fomos a Paróquia onde ele mais deu posses a Padres, párocos e vigários.Em 14 anos de existência, passaram por aqui 11 sacerdotes, tendo sido 8 deles párocos e administradores paroquiais e outros 3  vigários paroquiais, sendo que 1 deles também foi administrador.A maioria das missas de posse foram celebradas por dom Waldemar.Todos os anos, dom Waldemar também celebrava o sacramento do Crisma e participava da festa do Padroeiro São Sebastião.

Por fim, teremos amanhã a grande honra de receber dom Célio em nossa matriz; estamos muito felizes com a presença do nosso bispo em nosso meio e em constante oração pelo exito da visita pastoral.Que o Espirito Santo permaneça junto do Senhor Bispo lhe dando forças e fé para mais esta missão.Lembramos que dom Célio já esteve entre nós celebrando a Crisma do ano passado e na festa do padroeiro São João Batista.

 

25 de Julho, dia de São Cristovão

Hoje é dia de São Cristovão, o protetor dos motoristas; Santo muito venerado e amado pelos católicos em todo o mundo e Mártir de história memorável na tradição Cristã.
Imagem de São Cristovão no altar da nossa Igreja Matriz

Em nossa cidade de Ingaí São Cristovão é um santo muito querido; no altar da igreja Matriz temos uma imagem que recorda o Santo e na Entrada e saída da cidade foi edificada uma Gruta também com a imagem de São Cristovão.

 
São Cristóvão é o protetor dos motoristas e dos viajantes. Viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. "Cristóvão"significa "Aquele que carrega Cristo" ou "porta-Cristo". Seu culto remonta ao século V. De acordo com uma lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandezas. ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Veio a saber, então, que o maior rei do mundo era Satanás. Colocou-se pois, a serviço deste. Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Nosso Senhor. Um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao Senhor. São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes. Valendo-se da imensa força de que era dotado, pôs-se a baldear pessoas, vadeando o rio. Uma noite, entretanto, um menino pediu-lhe que o transportasse à outra margem do rio. À medida que vadeava o rio, o menino pesava cada vez mais às suas costas, como se fosse o pedo do mundo inteiro. Diante de seu espanto, o menino lhe disse: "Tiveste às costas mais que o mundo inteiro. Transportasse o Criador de todas as coisas. Sou Jesus, aquele a quem serves".




0RAÇÃO - " Senhor, que dissestes: "Quem vos recebe, a mim recebe"; e mais: "Quem não toma a sua cruz e me segue, não é digno de mim", fazei com que o bem-aventurado mártir São Cristóvão aumente em nós o amor de vosso nome e tenhamos a felicidade de ver-nos em nossos irmãos no caminho da vida. Amém".

ORAÇÃO - "Dai-me Senhor, firmeza e vigilância no volante, para que eu chegue ao meu destino sem acidentes. Protegei os que viajam comigo. Ajudai-me a respeitar a todos e a dirigir com prudência. E que eu descubra vossa presença na natureza e em tudo o que me rodeia. Amém".

Duas Paróquias e cidades vizinhas celebram sua Padroeira NSra. do Carmo

Hoje 16 de Julho é o dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de duas Paróquias vizinhas à Ingaí; Luminárias, da qual originou nossa Paróquia e Carmo da Cachoeira, na diocese da Campanha, nossa vizinha do Oeste.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo da Cachoeira/MG

Igreja Matriz de NSra. do Carmo de Carmo da Cachoeira

Criada em 03/07/1857
CNPJ: 19.081.884/0013-18

        A fundação do lugar é do início do século XIX. Teve seu começo na Fazenda do Maranhão. Foi o Capitão Valentim José da Fonseca quem levantou a Primeira Ermida, que passou a ser conhecida com o nome de Carmo do Maranhão, em vista da padroeira N.Sra. do Carmo.Crescendo a população, nada mais justo que aspirarem os moradores ao título de Paróquia, o que foi efetuado pela Lei Mineira de n° 805, a 3 de julho de 1857. 
Endereço:
Padre André Luiz - Pároco de Carmo da Cachoeira
                                                                               
Praça N. Sra. do Carmo, nº 350 – Caixa Postal 25
Carmo da Cachoeira / Minas Gerais - CEP: 37225-000
Fone/Fax: 35 3225-1244

E-mail: nsracarmo@hotmail.com

Pároco: Pe. André Luiz da Cruz
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo Luminárias
Forania de Lavras
Padroeira ; Nossa Senhora do Carmo
Dia Maior: 16 de julho
Pároco: Pe. João Rodrigues Dantas
Vigário: Mons. Waldyr Henrique Mancini
Horários de Missa na Matriz: 
- Segunda a sábado, às 19h e domingo, às 07h, 10h e 19h.

História
O título “Nossa Senhora do Carmo” ou “Nossa Senhora do Monte Carmelo”, como também é conhecida, surgiu no século XIII com a formação de um grupo de eremitas no chamado monte Carmelo, na Palestina. O grupo, cujas origens remontam ao profeta Elias, vivia em ritmo de oração e de exercícios espirituais, formando a chamada Ordem dos Carmelitas. Alvo de injustiças e de perseguições, os integrantes da Ordem acabaram espalhando-se pela Europa. Um de seus superiores, Simão Stock, teria recebido um sinal de proteção de Nossa Senhora do Carmo - um escapulário - que se tornou o símbolo da devoção à Virgem.
Os primeiros registros da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Luminárias, datam de 1798, tornando sua história bicentenária. Uma família teria chegado à região e erguido uma capela onde foi colocada a imagem de Nossa Senhora do Carmo. A região que passou a ser conhecida por “Carmo das Luminárias” constituiria, em 1949, o município de Luminárias.
A igreja primitiva, primeira capela da cidade, ficou abandonada por muitos anos até ser reformada, por volta de 1985. A reforma acabou descaracterizando-a de seus aspectos originais, com mudanças como a substituição do assoalho de madeira por ardósia. Atualmente, ela passa por nova fase de restauração a fim de resgatar suas características bicentenárias.
          Ao todo 28 padres já atuaram na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Dentre eles, é preciso destacar o trabalho desempenhado pelo Mons. Waldyr Henrique Mancini, que atuou como pároco de 1957 a 2002, sendo sucedido pelo Pe. Jésus Cristiano Arantes, que também realizou importantes contribuições. Desde dezembro de 2008, a Paróquia de Luminárias tem como pároco o Pe. João Rodrigues Dantas. “Encontrei na Paróquia de N. Sra do Carmo fiéis bastante criativos e dinâmicos. Minha meta é dar continuidade ao importante trabalho de renovação iniciado pelo Pe. Jésus”, conta o Pe. João.
            Atualmente, apenas uma região rural é atendida pela Paróquia de N. Sra. do Carmo; a localidade do “Val”. Além da igreja primitiva, há ainda a igreja matriz. Diversos movimentos e pastorais estão em atuação.

PARÓQUIA VIZINHA CELEBRA SEU PADROEIRO SÃO BENTO

Igreja Matriz de São Bento de São Bento Abade
Abertura da festa do Padroeiro 2012

Com a Igreja Matriz completamente reformada, a Paróquia de São Bento Abade, nossa vizinha do Oeste, que pertence à Diocese da Campanha celebra hoje, seu glorioso Padroeiro São Bento, o abade.

 Conheça um pouco da história daquela Paróquia que traz uma importante contribuição para a história da nossa região.







Principal entrada da cidade de São Bento Abade

Apresentamos também o site oficial da Paróquia de São Bento Abade e recomendamos que acessem e aproveitem a oportunidade de ficar por dentro do dia a dia da Paróquia de São Bento, que mesmo  não sendo da nossa diocese, também faz parte danossa caminhada enquanto Igreja Católica:   

https://sites.google.com/site/paroquiasaobentoabademg/

 

Ultimo dia da novena do Padroeiro

Paróquia São Bento (São Bento Abade/MG)

Escrito por Secretaria de Pastoral.

Criada em 24/07/1957
CNPJ: 19.081.884/0041-71

D. Diamantino Prata - Bispo da Campanha e Pe. Carlos pároco de SBA
        No ano de 1749, o Pe.Bento Ferreira de Toledo, veio residir em uma das extensas campinas, por ele batizadas com o nome de Deserto Dourado, Campo Formoso, Campo Belo, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Carrancas. No século XIX o local passou a ser denominado Eremita, hoje São Bento Abade. O mencionado padre, figura respeitável pelos seus muitos méritos, teve vida longa, pois faleceu em 1784, com solene testamento, depois de ter desenvolvido um apostolado fecundo junto à classe menos favorecida pela sorte, ora a batalhar pela causa da Igreja, ora pela cultura do solo. É que de há muito, para maior facilidade de seu ministério, obtivera privilégio de Atar Portátil, podendo, assim, administrar os sacramentos em benefício dos fiéis.

Endereço:
Av. Miguel Nassar, nº 29
São Bento Abade /Minas Gerais - CEP: 37414-000
Fone: 35 3236-1274 – Fax: 35 3236-1264
E-mail: paroquiasba@gmail.com

Adm. Paroquial: Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva

DIA DE SÃO BENTO

São Bento

11 de Julho


Abade vem de "Abbá", que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.


A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.


São Bento, rogai por nós!

Monsenhor Waldyr em São Bento Abade

A Paróquia de São Bento de São Bento Abade tem sua importância também na história de vida do nosso estimado ex pároco Monsenhor Waldyr Henrique Mancini, afinal ele já foi pároco daquela comunidade por alguns dias....
No dia 06 de Novembro de 1960 a nova diocese de São João Del rei foi criada.
A Paróquia de Luminárias que era da Campanha passou a ser de São João del Rei e São Bento permaneceu no antigo bispado de sempre.
O bispo de Campanha, querendo segurar o pároco de Luminárias, Padre Waldyr em sua diocese, o transferiu  para São Bento Abade.
O assunto rendeu e logo chegou na zona rural.Uns diziam que o padre ia embora, outros que ele ia ficar, outros ainda que ele queria ficar mais o bispo num deixava e por aí foi...
O Monsenhor conta com saudades os causos daquela época, lembra que no meio de toda aquela confusão eis que chegou um simples camponês e perguntou, " é Sinhô Vigario, to sabendo que o Senhor vai embora daqui, num faiz isso não, pode vir um outro pior que o sinhor..."
Quase que aconteceu uma revolta, mas no Núncio Apostólico, sabendo do expediente usado, mandou que os padres voltassem às suas paróquias.Foi a primeira vez que o Padre Waldyr usou a batina branca, segundo ele, ganhou tantos abraços que a batina ficou amarelada...

 

Paróquia São Tomé de São Thomé das Letras

Hoje é dia do Santo Padroeiro de uma das Paróquias próximas à nossa, a de São Tomé da cidade de São Thomé das Letras.A cidade que fica no alto da montanha, pode ser vista de vários pontos do nosso munícipio, inclusive da região da Comunidade Rural do Jaguara, capela da Sagrada Família.
Conheça a história da Paróquia de São Thomé, diocese da Campanha

Criada em 09/03/1840
CNPJ: 19.081.884/0046-86
A Serra das Letras é conhecida desde tempos imemoriais. Os hieróglifos, segundo a lenda do lugar, vem de São Tomé, ele (ou sua imagem) permaneceu ali por muito tempo e, ao sair da gruta, deixou aquelas inscrições, ou letras. As figuras alegóricas são também atribuídas aos índios que perambulavam pela região. O Padre Francisco Álvares Torres é pois, o afamado padre jesuíta que dera nome ao lugar; foi aquele que procurou na Serra das Letras um lugar mais próximo de Deus, na contemplação das maravilhas da natureza. Realmente, ao lado do admirável belvedere daqueles píncaros, pode-se apreciar uma vegetação singular e abundante, composta especialmente de orquídeas e de cactos que se casam nos interstícios das rochas fincadas no solo. Foi a pedido do Padre Francisco que a autoridade diocesana concedeu a licença a 9 de março de 1770.
Endereço:
Praça Barão de Alfenas, nº 15
São Thomé das Letras / Minas Gerais - CEP: 37418-000
Fone: 35 3237-1233

Adm. Paroquial: Pe. Wanderlei Procópio do Nascimento

PARÓQUIAS DA DIOCESE CELEBRAM SEUS PADROEIROS EM JUNHO

Nos dias 23 e 24 de Junho nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí estará no auge da grande festa de um de nossos Padroeiros, o Glorioso São João Batista.
Mas são várias as Paróquias da nossa diocese que também celebram neste mês de Junho a festa de seu padroeiro, confira.
No dia 09 de Junho, amanhã, a Paróquia que estará comemorando o dia de sua Santa Padroeira é Madre de Deus de Minas, louvando Nossa Senhora Mãe de Deus.


Na quarta feira, dia 13 de Junho, são 3 as Paróquias que celebram o padroeiro Santo Antônio; o terceiro santo com maior numero de Paróquias a ele dedicadas em nossa diocese, atrás apenas de NSra. da Conceição com 6 Paróquias e São Sebastião com 4 Paróquias à eles dedicadas.

Estarão em festa neste dia a paróquia de Santo Antonio de Itutinga, cidade vizinha à nossa,


a Paróquia de Santo Antônio de Lagoa Dourada


e a Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes.


Já no dia 15 de Junho, comemora a festa de seu padroeiro a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus da cidade de Minduri.

Por fim, no dia 24 de Junho, nossa Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí estara em alegre festividade em honra do nosso novo padroeiro e glorioso intercessor São João Batista.


CRONICA - Padre João Rodrigues Dantas ....


Na nossa coluna Crônicas de hoje queremos homenagear ao padre João Rodrigues Dantas, o Pároco de Luminárias...
Um padre à frente de seu tempo, comunicador, fiel evangelizador através das redes sociais, sobretudo no facebook, onde ele divulga com todo ardor o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e os princípios norteadores da nossa religião Católica. Ele também é um grande comunicador que faz a manutenção do blog-site da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Luminárias, realizando o trabalho da Pastoral da Comunicação naquela Comunidade.
Mas o esforço do Padre João para chegar à todos os fiéis luminarenses não para por aí, ele não apenas se esforça para ir também àqueles que estão na internet assim como para visitar cada paroquiano residente no município de Luminárias, inclusive na zona rural.
De chapéu e batina preta, como faziam os padres dos passado, ele visita as fazendas e casas da zona rural, mesmo aquelas mais longínquas à cidade.
Um padre que está perto do povo, conhecendo a realidade de cada devoto da Virgem do Carmo nos limites de sua paróquia sejam físicos ou até nos infindáveis e imensuráveis modernos limites digitais.
Por entre as imponentes montanhas de Luminárias, nas pedreiras, nos campos, nos cafezais, de fazenda em fazenda; sempre que sobra um tempo, lá vai o Padre João levando a Mensagem de Nosso Senhor.
E o povo da roça se alegra com a presença de seu pastor em suas casas ou na lida diária, no trabalho no campo.
A diocese de São João del Rei, a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias e as paróquias vizinhas são felizes por termos este abençoado e iluminado sacerdote em nosso meio, sempre se esforçando por buscar a identidade do grande Dom e do Ministério dos padres, o serviço ào povo de Deus, o cuidado com todas as ovelhas, onde quer que elas se encontrem.
Que Padre João permaneça por vários longos anos na nossa região, sempre nos mostrando a face de Cristo refletida na face daquele Humilde e abnegado sacerdote.





























fotos: facebook do Padre João

Os Monsenhores da nossa diocese

Monsenhor é um título eclesiástico de honra conferido aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa. O título normalmente é abreviado como "Mons."

Apesar de somente o Papa conferir o título de monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título honorífico.

Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.

Em alguns países os bispos também são referidos como monsenhor, em contrates a forma tradicional de tratamento (Excelência, Vossa Excelência Reverendíssima, Vossa Graça, etc). Muitos padres que desempenham funções na Cúria Romana recebem o título, devido ao alto cargo que ocupam na administração da Igreja Católica.

Na nossa diocese temos um total de 8 Monsenhores, sendo que 3 deles são os nossos bispos, respectivamente:


Monsenhor dom Célio de Oliveira Goulart - ofm, o atual bispo titular.



















Monsenhor dom Waldemar Chaves de Araujo, nosso bispo emérito

















e Monsenhor dom Diogo Reisinki - ofm, nosso outro bispo emérito,












Os outros Monsenhores são o Monsenhor Waldyr Henrique Mancini, nosso ex pároco e atual vigário da Paróquia NSra do Carmo de Luminárias


























 
Monsenhor Jair dos Santos Pinto, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Carrancas










Monsenhor Sebastião Raimundo Paiva, Vigário da Paróquia da Catedral de NSra do Pillar de São João del Rei











Monsenhor Juvenal Vaz Guimarães Filho, vigário da Paróquia São José Operário, também de São João del Rei


e Monsenhor José Hugo Maia, vigário da Paróquia de Santo Antônio de Lagoa Dourada.

AGRADECIMENTO A BRAZILISSA PELO TRABALHO EM BENEFICIO DA NOSSA PARÓQUIA


Agradecemos nesta postagem à nossa amiga Brazilissa Maria, internauta e Fotografa oficial da nossa Paróquia, que nos fornece com toda gentileza as fotos que registram os momentos marcantes da história da nosa igreja de Ingaí.

Em nome da Pastoral da Comunicação, do Padre Leandro e de todos os católicos da nossa cidade que são diretamente beneficiados pelo trabalho prestado por ela de registrar em imagens, compartilhar com a Paróquia e ter armazenado em sua casa as fotos das celebrações liturgicas da nossa comunidade, o nosso agradecimento.

Mais do que serem postadas aqui no blog ou no perfil da nossa paróquia no facebook, estas fotos possuem um significado intangivel e de valor inestimavel para as futuras gerações que poderão conhecer atravez destas imagens, como nossa comunidade sempre foi alegre e devota.

Obrigado Brazilissa e que Deus e a Virgem Maria continuem sempre te abençoando...

 

Nóis lá na roça - O milagroso encontro do Padre Vitor com o bispo de Mariana...



E por falar em Padre Vitor, de Três Pontas, "Nóis lá na roça" traz especialmente neste dia uma história verdadeira contada à nossa equipe por um autentico caipira, que sempre ouviu esta história de seu pai, que viveu no tempo do Padre Vitor.A história narra um sinal realizado pelo sacerdote diante do Bispo de Mariana, provavelmente dom Viçoso...Desta vez vamos dar folga para o carismatico caipira Getulio que sempre assinava para o nosso blog esta coluna e quem vai contar é o amigo Sebastião...



" Quando nóis era pequeno e morava do lado de lá do rii do Cervo, pra lá do Parmitá, perto da Cachoeira(Carmo da Cachoeira) e era época da festa de Nossinhora du Carm
o o pai contava pra nóis esse causo do Santo Padre Vitor lá de Trêis Ponta...Diz que certa época ele andou ajudando muita gente que aparecia na sua paróquia, os pobres que morava praquelas banda, os preto, todo mundo que precisasse.Ia nas casa dos doente, curava um daqui, otro dali, as veis passava dias e mais dias pras roça muito longe quando tinha arguém muito doente...
E aquilo foi disagradando os mais rico, os fazendero que num concordava muito com o espediente que ele usava; até que o assunto chegou nos ouvido do bispo de Mariana...Como o bispo era muito amigo do Padre Vitor, sabia que nenhuma das calunias eram verdadeiras, sabia que o temor era de origem politica e não querendo ficar mal nem com o padre, nem com os coroneis da época, mandou um recado, chamando o padre pra uma conversa...Três ponta era longe demais da conta de Mariana e o mensagêro demorou chegar...Depois duns oito dia de jornada Padre Vito sabendo que o Bispo queria falar com ele matutou "então a coisa deve ser séria, vou dar um jeito de ir lá... e assim fez e no sábado de madrugada, lá pelas 2 horas, celou um burro veio que a paróquia tinha e saiu, rumo a sede do bispado.

Na vorta do dia, depois do almoço, ele chegou em Mariana... Chegou, apeou do burro, amarrou ele numa sombra e pediu um padre amigo dele da Catedral pra saber se o bispo poderia falar com ele naquela tarde... Quando o bispo ficou sabendo que o Padre Vitor estava por lá, longo pediu que ele entrasse no palacete da diocese e esperasse na sala de visista que já ia atender ele...Padre Vitor entrou, bastante sismado, estranhando a beleza do lugar, sem tá acostumado com muito luxo, e ficou esperando de pé o superior aparecer...Quando o bispo apontou numa porta grandona que tinha na sala, Padre Vitor tirou o chapéu que tava na cabeça e foi logo beijar o anel do Sinhô Bispo...Olhou prum lado, olhou pro outro, pra ver se achava um cabide pra pendurar o chapéu e nada...o bispo também notou que o padre estava desconfortavel procurando um local pra deixá o acessório que tampou o sol e o sereno de sua cabeça naquela longa viagem...Padre Vitor ainda reparou nos batente das porta pra ver se tinha algum prego e nada, não achou nenhuma coisa onde pudesse deixar o chapéu e sem jeito de perguntar ao superior, se aproximou da parede mais próxima e mesmo sem nenhum pregou ou gancho que pudesse pendurar o objeto, ali o deixou flutuando, apenas encostado na parede...O bispo ficou impressionado com o misterioso acontecimento...Não sabia o que dizer e também, conhecendo a fama de milagreiro que o padre tinha, nem ousou perguntar como aquilo ocorrera...
- Sua benção Reverendissimo - pediu o padre - recebi o recado do senhor me chamando até aqui, vim o mais rápido que podia..., mas num vou fazer muita parada não porque amanhã cedo eu ainda rezo a missa de Domingo.

-Deus lhe abençoe querido amigo - respondeu o bispo, ainda abalado e sempre olhano no chapéu parado no ar, perto da parede - é, eu chamei mesmo o senhor aqui, mas num é nada demais não, é só pra nóis prosear um cado, pra saber como o senhor tá, se tá tudo bem por lá...

E conversa vai, conversa vem, contaram umas duas horas de causo lá, mas o bispo não tocou em nenhuma palavra sobre as mentiras que chegaram até ele a respeito do Padre Vitor.

Depois de tomar um café com o chefe da diocese, Padre Vitor se despediu, nem quis posar por lá não e antes do sol entrar já tava na estrada de novo, no lombo do burro, de vorta pra Treis Ponta...Quando ele sáiu no portão da casa, o bispo ainda correu na parede onde o Padre tinha dependurado o chapéu e olhou com muita atenção pra ter certeza de que não havia nenhum prego ali, tentou fazer o mesmo com sua mitra e com outros chapéus e diante da falta de sussesso só pode concluir uma coisa, realmente o Padre contava com a ajuda do alto, até nos menores problemas, ele contava com a misteriosa ajuda de Deus, para não incomodar ao próximo e sempre se manter humilde e prestativo.Não importando onde estivesse e sem nunca querer mérito nenhum pelos seus feitos.Assim como Jesus na sua humildade e simplicidade, mesmo diante das adversidades e das falasa acusações que os poderosos faziam a seu respeito."

 

Uma curiosidade sobre o mês de Maio em nossa Paróquia

Estamos no inicio do mês de Maio este é um periudo que possuí uma caracteristica marcante na cronologia histórica de nossa paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí.

Nossa paróquia foi fundada oficialmente em 20 de Janeiro de 1999 pelo nosso atual Bispo emérito dom Waldemar Chaves de Araujo.

Durante estes 13 anos, 11 padres já trabalharam em nossa comunidade, a começar pelo Monsenhor Waldyr que foi o primeiro pároco e o Pe. Clayton que foi o primeiro vigário paroquial, em seguida tivemos como párocos os seguintes sacerdotes, o ex padre, Janilto, Padre Odair, Padre Reneé, Padre Francisco, que foi nosso vigário; Padre Luís, Padre Gelson, Monsenhor Pedro, Padre Joanees que também trabalhou de vigario por alguns meses em Ingaí e o nosso atual pároco padre Leandro Geraldo Magela.

Um fato no minimo curioso é que destes 11 sacerdotes, considerando os 8 que realmente foram oficialmente empossados na paróquia, Mons. Waldyr, Pe.Clayton, Janilto, Pe. Odair, Pe. Reneé,Pe. Francisco, Pe. Gelson, Pe. Luís e Pe. Leandro, 4 deles tiveram suas celebrações de posse nos primeiros dias do mês de maio.

Em 2003, no inicio de maio, Padre Clayton que era o administrador da paróquia e Vigário Paroquial de Ingaí foi enviado a ser o pároco na Paróquia NSra. de Fátima de Lavras. Quem o substituiu foi o então Padre, Janilto que teve sua posse no começo de maio de 2003 e administrou a Paróquia até fevereiro de 2006, quando renunciou a batina. De fevereiro a Abril, Monsenhor Waldyr atendeu interinamente nossa comunidade.

No dia 01 de Maio de 2006, padre Odair José de Carvalho foi recebido em nossa igreja Matriz, com missa presidida pelo bispo diocesano como o novo pároco.Ele administrou até Agosto de 2007, quando passou o cargo para o Pe. Reneé Evilo de Castillo Orenlana, que teve como vigario, Pe. Francisco.


Em maio de 2008 foi a vez de Padre Gelson assumir o cargo de administrador paroquial e pároco da nossa comunidade.Padre Gelson trabalhou aqui por alguns meses e passou a paróquia para o Padre Luís.

Depois do Padre Luís, administraram também interinamente a Paróquia o Monsenhor Pedro Diniz, auxiliado pelo recém ordenado sacerdote, Padre Joanes José.

No fim de 2009, Padre Leandro foi ordenado sacerdote e veio trabalhar em nossa comunidade.O decreto de sua nomeação oficial como pároco de Ingaí foi assinado na curia diocesana pelo chanceler do bispado, Pe. Nélio, no inicio do mês de maio do ano seguinte, 2010.

 

E o São José de Itumirim, não é operário ?

Imagem de São José no altar da Matriz de Itumirim
E o São José de Itumirim?, também não é operário?
Com carinho e respeito ao santo, assim brincou um dos nossos jovens padres na Assembléia Geral de Pastoral, que aconteceu naquela cidade no ultimo Sábado.
E com seu semblante de alegria até o próprio São José do altar da Matriz, sorridente, e alegre no Céu se encanta com o carinho e a fé com que é tratado e admirado por nós Católicos aqui na terra.
Ele é operário sim e exemplo para os trabalhadores, é o mesmo pai adotivo de Jesus Cristo, operário de Nazaré, porém venerado na Paróquia de Itumirim com o título de Esposo de Maria; celebrado no dia 19 de Março.
A devoção e a fé em São José é muito marcante em nosso país, sobretudo na nossa diocese.São dezenas de comunidades e capelas a eles dedicados e duas Paróquias, como citado, a de Itumirim, cujo Padroeiro é São José Esposo de Maria e a do bairro do Tijuco em São João del Rei, com o padroeiro São José Operário.

FABULA - A RATOEIRA

A Ratoeira

Um rato olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado
. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos. Foi ao galinheiro e falou:

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!!

A galinha disse:

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o chiqueiro e disse ao porco:

- Há uma ratoeira em casa, uma ratoeira !!!

O porco respondeu:

- Desculpe-me Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Ratoeira é pra pegar ratos. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.

O rato dirigiu-se então a vaca. E ela lhe disse:


- O que Sr. Rato? Uma ratoeira?
Por acaso estou em perigo? Acho que não!!!

Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando uma vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pegado. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pegado a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. E todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou sua faca e foi providenciar o ingrediente principal: galinha. Como a doença da mulher piorasse, os amigos, parentes e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar aquele povo todo.

Conclusão: "Na
próxima vez em que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda c

CRÔNICA DE PÁSCOA - DESCEU A MANSÃO DOS MORTOS E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA


[Esclarecemos que neste texto está manifestada a opinião de seu autor e não da Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí]
“Eu passei fazendo o bem, Eu curei todos os males, hoje és minha presença junto à todo irmão que sofre; onde onde sofre o Teu irmão eu estou sofrendo Nele”, disse o Senhor Jesus Cristo, Daquele que Mais uma vez nos alegramos pela sua Ressurreição.O Senhor Ressurgiu, Aleluia, Aleluia; Ele vive e venceu...

Depois das lindas, mesmo que tristes celebrações da Semana Santa; desde a noite de Quinta-Feira, quando fizemos memória da prisão de Jesus no Horto das Oliveiras, passando pela sua Condenação, Paixão e Morte de Cruz celebradas na Sexta feira Santa, com uma misteriosa manifestação da natureza, principalmente em Ingaí, quando ali pelas 3 horas da tarde o tempo ficou triste, as nuvens cobriram o céu e os ventos deixaram de soprar, destacando o luto que os homens e a própria Natureza estavam Guardando pela morte do Salvador da Humanidade; que Desceu naquela Noite à Mansão dos Mortos;

ELE RESSUSCITOU...

Na Celebração da Luz, no Sábado do Aleluia, a tristeza da Morte deu lugar à alegria da Vida; era noite e o sol surgiu, como diz a canção...

Mas, infelizmente tem momentos que parece que o Cristo, Abandonado na Cruz, permaneceu ali, no seu abandono, ou foi trancado na Mansão dos mortos e não voltou.

Vi o Cristo ressuscitado, na alegria do nosso vigário e em seu momento de sincero agradecimento à Deus, mas parece que colocaram Ele, o Cristo Ressuscitado pra correr, em algum momento alguém disse algo de assustador no meio da missa ...

E acordamos e novamente o Cristo estava lá, Ressuscitado, na Magnífica Procissão do Santíssimo Sacramento, na alegria e Piedade dos Ministros que com Fé e intensidade repicavam o velho sino de bronze da torre da Matriz, comemorando a passagem do Senhor pelas ruas da nossa cidade.A missa da aurora marcando o nascimento do Novo e Eterno Sol, Jesus Cristo, que lindo, o Cristo Ressuscitou.

Na outra missa da manhã, O Cristo tava ressuscitado e sorria, no rosto das crianças da cidade que deixaram a igreja matriz cheia e eram animadas com muito entusiasmo pelo vigário a continuar participando da comunidade , sobretudo da missa, que é o memorial do Senhor, vi Ele ressuscitado no sorriso de duas pequenas crianças que brincavam no banco perto de onde fica o coral, junto com um jovem com nome de poeta e recém chegado na cidade, enquanto o amigo Cantor das manhãs de domingo entoava “Um certo Galileu” que tinha tanto amor, de quem o mundo, até hoje ainda tem medo.

Mas depois, ainda pela manhã me voltou aquela sensação de que o Messias estava trancafiado na mansão dos mortos, quando se falou no tal gesto concreto, o sorteio de ovos de chocolate, que foram o premio de uma rifa, promovida em favor da Paróquia.O gesto muito lindo, mas infelizmente para muitos, inclusive eu; mais oco, mais vazio do que os próprios ovos, alguns que doaram quase que partiram um dos ovos na disputa para conduzi-lo até o altar, onde seriam, à luz dos holofotes e palmas para ela ou para ele, sorteados.Mas já no sorteio o Cristo novamente se mostrou ressuscitado e por ironia do destino ou não, dois dos dez ovos de chocolate foram destinados a premiar os “marginalizados” da nossa sociedade, assim como foi a vida de Jesus, como Ele mesmo disse:” Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes ” .

Também depois do sorteio a luz de Cristo, o Maior holofote que já existiu brilhava nos olhinhos das crianças, que felizes ganharam balas, e sinceramente, eu acredito que aquele foi um grande presente de páscoa para elas; participar da missa da ressurreição do Senhor e ainda ganhar balas... .

Para terminar e para me deixar convicto de que o Cristo Ressuscitou de verdade naquela noite, foi um gesto concreto semelhante ao da missa, que estava acontecendo na praça; um sorteio de outros ovos de páscoa, que foram também vendidos a titulo de rifa, organizada pela proprietária de uma grande industria da nossa cidade, em Favor do Lar dos velhinhos, o Asilo de Ingaí, que funciona na Conferencia de São Sebastião da Sociedade de São Vicente de Paula e para onde são encaminhados os nossos idosos desprovidos de um lar...

Deve de ser cisma minha, talvez eu esteja enganado, mas estou torcendo muito para o Cristo não ter ficado no abandono da Cruz; ter Ressuscitado no coração de todos nós, inclusive no meu e permanecer vivo e presente ao nosso lado, todos os dias, até a Consumação dos séculos.

Vinícius Ferreira de Miranda.

Padre Leandro..."O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas..."


"O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas..."


destacamos nesta postagem o esforço missionário do nosso vigário e pároco Padre Leandro Geraldo Magela, pela dedicação ao serviço religioso de nossa Paróquia.

Durante estes dias de celebrações intensas, Semana das Dores, Semana Santa, procissões, confissões, sermões; Páscoa, Missas concelebradas na diocese, posses dos seus colegas sacerdotes, Missa do Crisma; missas nas capelas, tem ainda os sacramentos indispensáveis de serem celebrados na Matriz, como os sepultamentos e casamentos .

Quanta coisa, quanta fé e lá está o padre Leandro, incansável, dedicado à cada rito das celebrações.E quanta dedicação...Missas longas, sermões que tocam no fundo da alma e do coração dos fiéis.

É o Espírito Santo que garante a força para o vigário, que de casula, sempre com muito entusiasmo se doa nas celebrações, como Cristo ensinou e fez, ele, o padre também faz.

E ainda estamos na metade dos ritos da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor; que Deus dê todo animo e toda força para o nosso padre continuar a dar a vida pelas suas ovelhas...

As Excelências da Batina preta


Com que alegria e juvenil transporte
Eu te vesti, batina tão querida!…
Nessa cor preta, que relembra a morte,
Com voz tão clara, só me dizes – Vida!…
O teu pesado e desejado porte
À epopéia de Cristo me convida!…
E eu, que era fraco, já me sinto forte;…
Era medroso, e só desejo a lida!…
Dentro de ti eu sinto-me guardado,
Tal qual se fora intrépido soldado
A combater de um forte baluarte!…
E eu juro a Deus, perante os céus e a Terra, ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨ (^^^ Padre Leandro de batina preta na Matriz de Ingaí ^^^ )
Pois que a batina o meu futuro encerra:
Minha santa batina, eu juro honrar-te!…

AS EXCELÊNCIAS DA BATINA.
"A encomendação das almas"

A encomendação das almas é um ritual religioso centenário, cujas origens se perdem na história. Ele Sobrevive apenas em alguns lugares, como na cidade vizinha de Luminárias, onde a população tenta resgatar essa tradição.Na nossa diocese existem também grupos que rezam a Encomendação nas cidades de São João del Rei, Conceição da Barra de Minas e Emboabas ( S J D R ).
Realizado sempre na quaresma, tem por objetivo rezar pelas almas que estão no purgatório, e pedir interseção dos mesmos pelos que ainda não foram. Uma troca justa.
O clima durante a procissão é de medo para alguns, mas de fé para a maioria.
A população acredita que, com permissão divina, as próprias almas seguem a caminhada. E, durante todo o trajeto, os penitentes não devem olhar para trás; também segundo a tradição, quem está dentro de casa não deve olha para a rua enquanto ou depois que os encomendadores passam e rezam.
Segundo as lendas e relatos de fiéis que já viveram esta cerimonia, quem desrespeita a norma e olha pra trás ou sai na janela são surpreendidos por acontecimentos e visões sinistras.A encomendação sempre começa ou termina na porta do cemitério local e só deve ser rezada à noite; nas segundas, quartas e sextas-feiras da quaresma.
Além dos cantos melancólicos de preces pelas almas, também é tocada a matraca e são rezadas orações próprias do ritual.






http://seasfocasfalassem.blogspot.com/

Pe. Jaime Tovar Patrón

Esta breve coleção de textos nos recorda a importância do uniforme sacerdotal, a batina ou hábito talar. Valha outro tanto para o hábito religioso próprio das ordens e congregações. Em um mundo secularizado, da parte dos consagrados não há melhor testemunho cristão que a vestimenta sagrada nos sacerdotes e religiosos.


“Sete excelências da batina.”


"Atente-se como o impacto da batina é grande ante a sociedade, que muitos regimes anticristãos a têm proibido expressamente. Isto nos deve dizer algo. Como é possível que agora, homens que se dizem de Igreja desprezem seu significado e se neguem a usá-la?"

Hoje em dia são poucas as ocasiões em que podemos admirar um sacerdote vestindo sua batina. O uso da batina, uma tradição que remonta a tempos antiqüíssimos, tem sido esquecido e às vezes até desprezado na Igreja pós-conciliar. Porém isto não quer dizer que a batina perdeu sua utilidade, se não que a indisciplina e o relaxamento dos costumes entre o clero em geral é uma triste realidade.

A batina foi instituída pela Igreja pelo fim do século V com o propósito de dar aos seus sacerdotes um modo de vestir sério, simples e austero. Recolhendo, guardando esta tradição, o Código de Direito Canônico impõe o hábito eclesiástico a todos os sacerdotes.

Contra o ensinamento perene da Igreja está a opinião de círculos inimigos da Tradição que tratam de nos fazer acreditar que o hábito não faz o monge, que o sacerdócio se leva dentro, que o vestir é o de menos e que o sacerdote é o mesmo de batina ou à paisana.

Sem dúvida a experiência mostra o contrário, porque quando há mais de 1500 anos a Igreja decidiu legislar sobre este assunto foi porque era e continua sendo importante, já que ela não se preocupa com ninharias.
Em seguida expomos sete excelências da batina condensadas de um escrito do ilustre Padre Jaime Tovar Patrón.

1ª RECORDAÇÃO CONSTANTE DO SACERDOTE

Certamente que, uma vez recebida a ordem sacerdotal, não se esquece facilmente. Porém um lembrete nunca faz mal: algo visível, um símbolo constante, um despertador sem ruído, um sinal ou bandeira. O que vai à paisana é um entre muitos, o que vai de batina, não. É um sacerdote e ele é o primeiro persuadido. Não pode permanecer neutro, o traje o denuncia. Ou se faz um mártir ou um traidor, se chega a tal ocasião. O que não pode é ficar no anonimato, como um qualquer. E logo quando tanto se fala de compromisso! Não há compromisso quando exteriormente nada diz do que se é. Quando se despreza o uniforme, se despreza a categoria ou classe que este representa.

2ª PRESENÇA DO SOBRENATURAL NO MUNDO

Não resta dúvida de que os símbolos nos rodeiam por todas as partes: sinais, bandeiras, insígnias, uniformes... Um dos que mais influencia é o uniforme. Um policial, um guardião, é necessário que atue, detenha, dê multas, etc. Sua simples presença influi nos demais: conforta, dá segurança, irrita ou deixa nervoso, segundo sejam as intenções e conduta dos cidadãos.

Uma batina sempre suscita algo nos que nos rodeiam. Desperta o sentido do sobrenatural. Não faz falta pregar, nem sequer abrir os lábios. Ao que está de bem com Deus dá ânimo, ao que tem a consciência pesada avisa, ao que vive longe de Deus produz arrependimento.

As relações da alma com Deus não são exclusivas do templo. Muita, muitíssima gente não pisa na Igreja. Para estas pessoas, que melhor maneira de lhes levar a mensagem de Cristo do que deixar-lhes ver um sacerdote consagrado vestindo sua batina? Os fiéis tem lamentado a dessacralização e seus devastadores efeitos. Os modernistas clamam contra o suposto triunfalismo, tiram os hábitos, rechaçam a coroa pontifícia, as tradições de sempre e depois se queixam de seminários vazios; de falta de vocações. Apagam o fogo e se queixam de frio. Não há dúvidas: o "desbatinamento" ou "desembatinação" leva à dessacralização.

3ª É DE GRANDE UTILIDADE PARA OS FIÉIS

O sacerdote o é não só quando está no templo administrando os sacramentos, mas nas vinte e quatro horas do dia. O sacerdócio não é uma profissão, com um horário marcado; é uma vida, uma entrega total e sem reservas a Deus. O povo de Deus tem direito a que o auxilie o sacerdote. Isto se facilita se podem reconhecer o sacerdote entre as demais pessoas, se este leva um sinal externo. Aquele que deseja trabalhar como sacerdote de Cristo deve poder ser identificado como tal para o benefício dos fiéis e melhor desempenho de sua missão.

4ª SERVE PARA PRESERVAR DE MUITOS PERIGOS

A quantas coisas se atreveriam os clérigos e religiosos se não fosse pelo hábito! Esta advertência, que era somente teórica quando a escrevia o exemplar religioso Pe. Eduardo F. Regatillo, S.I., é hoje uma terrível realidade.
Primeiro, foram coisas de pouca monta: entrar em bares, lugares de recreio, diversão, conviver com os seculares, porém pouco a pouco se tem ido cada vez a mais.

Os modernistas querem nos fazer crer que a batina é um obstáculo para que a mensagem de Cristo entre no mundo. Porém, suprimindo-a, desapareceram as credenciais e a mesma mensagem. De tal modo, que já muitos pensam que o primeiro que se deve salvar é o mesmo sacerdote que se despojou da batina supostamente para salvar os outros.

Deve-se reconhecer que a batina fortalece a vocação e diminui as ocasiões de pecar para aquele que a veste e para os que o rodeiam. Dos milhares que abandonaram o sacerdócio depois do Concílio Vaticano II, praticamente nenhum abandonou a batina no dia anterior ao de ir embora: tinham-no feito muito antes.

5ª AJUDA DESINTERESSADA AOS DEMAIS

O povo cristão vê no sacerdote o homem de Deus, que não busca seu bem particular se não o de seus paroquianos. O povo escancara as portas do coração para escutar o padre que é o mesmo para o pobre e para o poderoso. As portas das repartições, dos departamentos, dos escritórios, por mais altas que sejam, se abrem diante das batinas e dos hábitos religiosos. Quem nega a uma monja o pão que pede para seus pobres ou idosos? Tudo isto está tradicionalmente ligado a alguns hábitos. Este prestígio da batina se tem acumulado à base de tempo, de sacrifícios, de abnegação. E agora, se desprendem dela como se se tratasse de um estorvo?

6ª IMPÕE A MODERAÇÃO NO VESTIR

A Igreja preservou sempre seus sacerdotes do vício de aparentar mais do que se é e da ostentação dando-lhes um hábito singelo em que não cabem os luxos. A batina é de uma peça (desde o pescoço até os pés), de uma cor (preta) e de uma forma (saco). Os arminhos e ornamentos ricos se deixam para o templo, pois essas distinções não adornam a pessoa se não o ministro de Deus para que dê realce às cerimônias sagradas da Igreja.

Porém, vestindo-se à paisana, a vaidade persegue o sacerdote como a qualquer mortal: as marcas, qualidades do pano, dos tecidos, cores, etc. Já não está todo coberto e justificado pelo humilde hábito religioso. Ao se colocar no nível do mundo, este o sacudirá, à mercê de seus gostos e caprichos. Haverá de ir com a moda e sua voz já não se deixará ouvir como a do que clamava no deserto coberto pela veste do profeta vestido com pêlos de camelo.

7ª EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA AO ESPÍRITO E LEGISLAÇÃO DA IGREJA

Como alguém que tem parte no Santo Sacerdócio de Cristo, o sacerdote deve ser exemplo da humildade, da obediência e da abnegação do Salvador. A batina o ajuda a praticar a pobreza, a humildade no vestiário, a obediência à disciplina da Igreja e o desprezo das coisas do mundo. Vestindo a batina, dificilmente se esquecerá o sacerdote de seu importante papel e sua missão sagrada ou confundirá seu traje e sua vida com a do mundo.

Estas sete excelências da batina poderão ser aumentadas com outras que venham à tua mente, leitor. Porém, sejam quais forem, a batina sempre será o símbolo inconfundível do sacerdócio, porque assim a Igreja, em sua imensa sabedoria, o dispôs e têm dado maravilhosos frutos através dos séculos.
Notas:

- O autor: Padre Jaime Tovar Patrón, coronel capelão, ocupou importantes responsabilidades no Vicariato Castrense. Oriundo de Extremadura, Espanha, foi grande orador sacro. Autor do livro Los curas de la Cruzada, autêntica enciclopédia dos heróicos sacerdote que desenvolveram seu trabalho pastoral entre os combatentes da gloriosa Cruzada de 1936. É, ademais, uma história do sacerdócio castrense. Faleceu em janeiro de 2004.

- Código de Direito Canônico (1983): Livro II, I Parte, Título III, Capítulo III:
Cân. 284 Os clérigos usem hábito eclesiástico conveniente, de acordo com as normas dadas pela Conferência dos Bispos e com os legítimos costumes locais.
Cân. 285 § 1. Os clérigos se abstenham completamente de tudo o que não convém ao seu estado, de acordo com as prescrições do direito particular.
§ 2. Os clérigos evitem tudo o que, embora não inconveniente, é, no entanto, impróprio ao estado clerical.

- Convém recordar: muitos sacerdotes e religiosos mártires pagaram com seu sangue o ódio à fé e à Igreja desencadeado nas terríveis perseguições religiosas dos últimos séculos. Muitos foram assassinados simplesmente por vestirem a batina. O sacerdote que veste a batina é para todos um modelo de coerência com os ideais que professa, à vez que honra o cargo que ocupa na sociedade cristã.

Se bem é certo que o hábito não faz o monge, também é certo que o monge veste hábito e o veste com honra. Que podemos pensar do militar que despreza seu uniforme? O mesmo que do vigário que despreza sua batina!

fonte e fotos: Padre João Rodrigues Dantas - Paróco de NSra do Carmo de Luminárias

1º de Março, Aniversário de Ingaí





Parabéns pra você, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida!"
l de março de 2012, Ingaí completa mais um ano, são 49 anos de emancipação política, ato realizado por nosso ilustríssimo finado governador do Estado de Minas Gerais Doutor Magalhães Pinto, no distante ano de 1962, no dia 31 de dezembro, ultimo dia daquele segundo ano daquela década.
Há quem diga, e seguido pela razão lógica, como um estimado professor de geografia da nossa escola, que o nobre governador só assinou o documento decretando a oficialização municipal do distrito, a lei estadual 2764, porque já estava sob efeito das comemorações de virada do ano; haja vista a precariedade que se encontrava nossa pequena cidade, naquele tempo.
Verdade ou não, o fato é que a cidade foi decretada Município, se desligou de Itumirim e ganhou um novo governo, com séde e todas as pompas e circunstancias.
O primeiro entendente – administrador nomeado pelo governo do estado - para administrar o novo município foi o Senhor José Pinto de Andrade. Ele governou até 31 de agosto; " dos homens e de Deus", de 1963, quando tomou posse o prefeito, Senhor Gabriel Andrade Junqueira, eleito na primeira eleição da história da nossa cidade.
De lá pra cá, já ocuparam o principal cargo do legislativo, incluíndo o atual prefeito, 7 políticos: Jair Alves Nogueira, Antonio Galvão de Rezende, Jair de Andrade Rezende, Murilo Andrade Pinto, Teresinha Angélica de Paiva Paula e Giuliano Ribeiro Pinto, sendo que o senhor Gabriel Junqueira, o senhor Jair Rezende e o senhor Antonio Galvão estiveram por dois mandatos no comando municipal; e interinamente já administrou o município o senhor Waldir Teixeira.

02 de Março - 4 anos da morte do Padre Jonas Vitor de Moraes em Ingaí



Um fato que faz parte da história da nossa Paróquia, a morte de Padre Jonas no caminhgo de Ingaí

02 de março de 2012 se completam 4 anos da morte do nosso querido Padre Jonas Moraes, naquele trágico acidente a caminho de Ingaí.
Era a tarde de um domingo, o segundo da quaresma daquele ano de 2008, completavam se 8 dias que ele havia chegado em nossa paróquia, onde estava realizando atividades pastorais, em retiro com os padres do “ Instituto Missio”, do qual ele foi fundador e coordenador.
À mesma congregação pertenceram vários padres da nossa paróquia e de outra paróquias da diocese.Daquele retiro espiritual realizado em Ingaí participaram os padres que na época administravam a paróquia de S.Sebastião, os Padres Renée e o Padre Francisco Alves. O Padre Gelson e o então diácono Vidal Figueiredo.
No dia do acidente, Padre Renée estava fora do País, havia viajado pra El’Salvador, sua terra natal.No sábado anterior, dia 01 de março, Padre Jonas havia presidido a celebração de uma missa na matriz e em sua pregação prometeu ao povo restaurar a sede da conferencia de São Vicente de Paula de nossa cidade, assim como resgatar alguns dos internos que haviam sido transferidos para a conferencia de Luminárias.
Naquela tarde, de céu cinzento, sol escaldante e de vários insetos incomodando os
transeuntes daquela estrada, por causa dos inúmeros milharais ao leito da via, um jovem que aguardava a hora do ônibus na saída da cidade e algumas piedosas mulheres de nossa comunidade que caminhavam rumo à capela de Nossa Senhora de Fátima da Vila Candinho para rezarem um terço foram as primeiras pessoas a se depararem com o veiculo acidentado; assim como alguns irmãos, membros da igreja "Congregação Cristã do Brasil", que também passavam pelo local minutos depois do acidente.Junto ao corpo de Padre Jonas, em seus braços estava uma linda imagem de Nossa Senhora Aparecida. O coordenador dos ministros da comunhão eucarística José Maria e também a Policia Militar foram imediatamente chamados, também a ambulância e os enfermeiros de plantão, que imediatamente conduziram o diácono gravemente ferido e o padre, que infelizmente já havia falecido para o Pronto Atendimento de Lavras. Ao chegarem no hospital, no mesmo instante foram chamados os Padres Neidir e Odair, da Paróquia de Nsra. Auxiliadora, que ficava ao lado da clinica.No centro de evangelização daquela igreja, por ironia do destino, o coordenador do serviço funerário da região de Lavras, proferia em um curso para noivos uma palestra e também prestou assistência ao acidente, assim como policiais militares que estavam de plantão na base próxima à praça da estação.Nos metros que caminharam os padres, desde a casa paroquial de Auxiliadora até o hospital, o Padre Neidir foi saudado por diversos paroquianos seus, que passavam pela rua, alheios a todo desastre.Após medicado, o diácono Vidal foi transferido para o hospital Vaz Monteiro, também em Lavras, onde ficou vários dias internado.
O bispo diocesano, dom Waldemar Chaves de Araújo e todos os outros padres, da diocese e também do instituto foram comunicados do fato e na mesma noite, se iniciaram as exéquias de Padre Jonas, na matriz de Ingaí. No dia seguinte o corpo do sacerdote foi transladado para o Rio de Janeiro, onde foram prestadas honras fúnebres e ele foi sepultado.
Padre Jonas era grande amante e defensor da natureza e na ocasião que antecedeu ao acidente, havia ido à Lavras levar o Padre Gelson, que seguiu em um ônibus para a capital fluminense e comprar um viveiro para o cultivo de plantas.

Aniversário do Padre João, pároco de Luminárias

"Narra uma lenda, que há muito tempo atrás, em certa quaresma, naquele tempo que o povo se recolhia com fervorosa penitencia durante estes quarenta dias que fazem memória dos dias de Cristo no deserto antes de sua morte, que na cidade de Luminárias uma alma penada teria dado um triste grito, tão alto foi o clamor daquela alma infeliz que toda a cidade e redondeza conseguiu ouvir o grito, até mesmo os moradores aqui de Ingaí..."

Ingaí não fica muito distante
de Luminárias.A "cidade da Luz", fica logo ali, "atrás do morro", pode ate ser vista da parte alta da nossa cidade.
(foto de Luminárias vista do alto da gruta de Ingaí ^ ^ ^ ^)

Mas o fato que nos leva a Luminárias hoje é outro... é o aniversário do padre de Luminárias, Padre João Rodrigues Dantas, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, como brinca carinhosamente o Monsenhor Waldyr e os paroquianos de Luminárias, o "padre Novo", sendo Pe. Waldyr "o padre velho".
Padre João é um dos mai
s carismáticos e inovadores sacerdotes que a Paróquia de NSra. do Carmo de Luminárias teve a chance de abrigar.
Animador e Cativador da Comunidade Cristã, ele vive intensamente a proposta do Senhor Jesus Cristo e dá exemplo à seus paroquianos, de uma vida à serviço de Deus, com muita vigilância e oração.Um grande Missionário na vinha do Mestre de Nazaré.

Nas Festas dos padroeiros de Ingaí e nas missas concelebradas, é sempre uma alegria tê-lo
entre nós.

Em Luminárias, Padre João conquista a cada dia o amor de seu povo e segue sua caminhada, de "batina preta", muita fé e ardor missionário.

" PARABÉNS PADRE JOÃO, QUE DEUS E NOSSA SENHORA DO CARMO DERRAMEM INCONTAVEIS BENÇÃOS SOBRE SEU MINISTÉRIO SACERDOTAL E SOBRE A SUA VIDA QUE SE MISTURA COM ESTE MINISTÉRIO, FAZENDO A CADA DIA TRASPARECER NA SUA FACE A FACE DO SENHOR JESUS CRISTO."

Internauta comenta postagem sobre os 55 anos da chegada do MSr. Waldyr em Ingaí



Internauta ingaiense que mora no estado de Santa Catarina comentou a publicação feita em nosso blog sobre os 55 anos da chegada do Monsenhor Waldyr Henrique Macini à nossa cidade.Agradecemos a participação deste filho de Ingaí neste trabalho de evangelização e comunicação social realizado pela Pastoral da Comunicação da Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí na internet.
Segue abaixo o comentário do internauta e o link da postagem comentada:
http://paroquiasaosebastiaodeingai.blogspot.com/index.html#1954085304126436071
" Moro em Santa Catarina, Sou filho de Ingaí, me criei nesta bela cidade, tive a honra de tomar a primeira comunhão com Pe Waldir, meus irmão ainda moram aí. fico muito feliz quando vejo fotos antigas da cidade e tb fotos recentes é claro. Que Deus continue abençoando esta bela cidade e seus habitantes. um forte abraço a todos. P. T. L.
5 de março de 2012 00:24 "

"QUARESMA" - " Qual o significado da cor liturgica roxa ? "



fonte: Canção Nova


  • Por que a cor roxa?
A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitênica e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.
Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Bras

ARQUIDIOCESE DE JUIZ DE FORA COMPLETA 50 ANOS, ENTENDA O QUE É UMA ARQUIDIOCESE... E A NOSSA ARQUIDIOCESE

ARQUIDIOCESE é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica e também da Igreja Ortodoxa que recebe este nome por ser uma importante diocese, em razão de seu tamanho ou por motivos históricos. A autoridade máxima de uma arquidiocese recebe o nome de arcebispo, enquanto que as dioceses são comandadas por bispos.

Na Igreja Católica Romana, as Arquidioceses são também designadas por Metrópoles Eclesiásticas, visto terem outras dioceses como sufragâneas, com as quais formam as Províncias Eclesiásticas a que presidem. Os prelados das arquidioceses têm por isso o título de Arcebispos Metropolitanos ou Metropolitas.




Diocese de Juiz de Fora
A criação da Diocese de Juiz de Fora deu-se através da bula Ad sacrosancti apostolatus officium do Papa Pio XI, sendo desmembrada da Arquidiocese de Mariana. Sua elevação a arquidiocese aconteceu pela bula Qui tanquam Petrus do Papa João XXIII.

Divisão territorial
O território da arquidiocese abrange 84 paróquias distribuídas em 37 municípios do estado de Minas Gerais, dos quais cinco são da região do Sul de Minas (Arantina, Bocaina de Minas, Bom Jardim de Minas, Liberdade e Passa-Vinte), uma da região do Campo das Vertentes (Santana do Garambéu) e 31 da Zona da Mata Mineira (Juiz de Fora, Aracitaba, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santana do Deserto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira).
Sua sé episcopal está na Catedral Metropolitana de Santo Antônio, na cidade de Juiz de Fora.


A Arquidiocese de Juiz de Fora forma, juntamente com as Dioceses de Leopoldina e de São João del Rei, a Província Eclesiástica de Juiz de Fora.
Diocese de São João del Rei
Foi criada em 21 de maio de 1960 pela bula Quandoquidem novae do Papa João XXIII, desmembrada dos territórios da então Diocese de Juiz de Fora, da Diocese de Campanha e da Arquidiocese de Mariana.
Divisão territorial
O território da arquidiocese abrange 40 paróquias, distribuídas por 26 municípios mineiros: São João del-Rei, Andrelândia, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Lavras, Luminárias, Madre de Deus de Minas, Minduri, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas e Tiradentes.
A Sé Episcopal está na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, na cidade de São João del Rei.
Diocese de Leopoldina
Foi criada em 28 de março de 1942 pela bula Quae ad maius do Papa Pio XII, desmembrada dos territórios das dioceses de Juiz de Fora e de Mariana.


Divisão territorial

A Diocese de Leopoldina é composta por 61 paróquias, organizadas em 5 foranias. Seu território apresenta uma área de 8 491 km² que abrange 34 municípios da Zona da Mata Mineira: Leopoldina, Além Paraíba, Antônio Prado de Minas, Argirita, Astolfo Dutra, Barão de Monte Alto, Cataguases, Dona Eusébia, Estrela Dalva, Eugenópolis, Guarani, Guidoval, Guiricema, Itamarati de Minas, Laranjal, Miradouro, Miraí, Muriaé, Palma, Patrocínio do Muriaé, Pirapetinga, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Tocantins, Ubá, Vieiras, Visconde do Rio Branco e Volta Grande.


A sé episcopal está na Catedral de São Sebastião, na cidade de Leopoldina.
A população da diocese é de 596 487 habitantes, segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Estima-se que os católicos representem 75% da população da diocese.


Dom Delfim Ribeiro Guede...

Dom_Delfim_RibeiroFilho de Lucas Evangelista Guedes e Amélia Ribeiro Guedes, nasceu no dia 02 de maio de 1908, na cidade de Maria da Fé, Estado de Minas Gerais,.
Fez seu curso ginasial em Pouso Alegre(MG) e, em 1925, ingressou no Colégio Pio Latino, em Roma (Itália), onde recebeu o título de doutor em Teologia e Filosofia, ordenando-se no dia 25 de outubro de 1931, também em Roma. Foi vigário em Soledade de Itajubá e em Maria da Fé e teve sua ordenação Episcopal no dia 03 de outubro de 1942 em Pouso Alegre /MG. Seu lema era “Esperar contra toda a Esperança”. Foi o primeiro Bispo de Leopoldina e permaneceu lá no período de 1943 a 1960, quando foi transferido para a recém-criada Diocese de São João del-Rei sendo nomeado o primeiro bispo daquela cidade.
Brasao_Dom_Delfim
Desde a chegada, Dom Delfim dedicou-se de corpo e alma a resolver os inúmeros problemas que envolvem uma diocese com poucos recursos. Mas pouco a pouco foi ampliando as obras: organizou a Cúria Diocesana, Mosteiro São José, fundação do Instituto da S.S Trindade, reforma canônica das associações religiosas, fundação do ginásio de “São João Evangelista” e “Seminário Menor de São Tiago” e visitas pastorais às paróquias.
Dom Delfim renunciou no ano de 1983 e faleceu no dia 23 de fevereiro de 1985. Seu corpo foi enterrado na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

19 de Fevereiro - Aniversário do nosso primeiro vigário paroquial, Pe. Clayton Nogueira

Nesta data parabenizamos o nosso primeiro vigário paroquial, Padre Clayton Nogueira.Ele trabalhou por 5 anos em nossa Paróquia, desde sua fundação em 1999 até o inicio de 2003, quando ele se tornou pároco da Pároquia de Nossa Senhora de Fátima de Lavras.

Hoje ele completa mais um anos de vida.

Parabéns Padre Clayton!!!, muita luz em sua caminhada!!!

 

10 de Fevereiro, 55 anos da chegada do Monsenhor Waldyr a Luminárias












Hoje, 10 de fevereiro de 2012, se completam 55 anos da chegada do nosso primeiro pároco à Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Luminárias e consequentemente à nossa comunidade de Ingaí...


10 DE FEVEREIRO DE 1957

“Teus ouvidos escutarão uma palavra atrás de ti: Este é o caminho, segue-o”.

Um domingo de chuva forte – 10 de fevereiro de 1957.
O jovem sacerdote Waldyr que sonhava com aviões, partia para uma grande jornada, ponto de aterrissagem: uma montanha onde o sol põe luz nas gotinhas de água que permanecem nas plantas.
Faixas e arcos de bambu enfeitavam as ruas molhadas pela chuva. Foguetes anunciavam uma grande festa.
A PRIMEIRA MATRIZ

“Ninguém entra na vida de ninguém se não encontra a porta aberta. Se chegar faça o entrar.”

Primitiva imagem da padroeira
A igrejinha branca, no alto da montanha, abria suas portas para tão ilustre pessoa. E o povo estava feliz!”
Devoto de Nossa Senhora se emocionou vendo que entrava na casa de Nossa Senhora do Carmo.
O novo vigário foi recebido pelo Prefeito Salvador Ferreira Diniz, autoridades, Congregação Mariana, Apostolado da Oração, Vicentinos e pela bandinha de meninos, regida pelo Mestre Sinhô.
Quem deu posse ao Vigário foi o padre caçador, Padre Francisco Leopoldino com esta recomendação:
- trabalhar durante a semana e caçar no sábado e domingo.
-Mas o pessoal que vem da roça, vou deixar sem confissão? Pergunta o novo padre.
-Estes já estão no céu, seu sacrifício em vir a pé e descalços lhes garante o perdão, responde o Padre Caçador.




COMEÇO DE SUA EVANGELIZAÇÃO

“Muitos são os caminhos, porém outras tantas, as escolhas. Cabe a cada homem a iniciativa de trilhar o seu caminho. Cabe a cada um de nós, a coragem de assumir a própria escolha”.

E Padre Waldyr assumiu a sua: ficaria em Luminárias.
O primeiro a visitá-lo foi o Sr. Tuca, mais tarde seu amigo e colaborador na Escola Professor Fábregas.
Encontrou 22 coroinhas que o ajudaram muito e supervisionados pelo zeloso sacristão Se. Tote.


EM INGAI...


Naquele tempo, não havia a mobilidade que se tem hoje; as estradas eram de terra, a população rural era muito superior à urbana...Tudo era mais dificil, mas mesmo asssim Padre Waldyr não se cansava.

Atendia a Paróquia de Luminárias, a comunidade de Ingaí, suas 5 capelas, além de atender também o povoado de Palmital do Cervo.

Uma vez por ano ele trazia o bispo para nos visitar, uma vez por mês celebrava em nossa igreja Matriz uma missa, além de celebrar também mensalmente nas capelas de Paulo Freitas, Campestre e Vista Alegre, depois vieram as capelas da Bocaina e do Jaguara que também passaram a ter suas missas mensais.


Celebrava festas em honra de Nossa Senhora e no mês de Junho a tradicional festa da fogueira ia crescendo...

No Final da década de 80, a igreja Matriz de São Sebastião de Ingaí estava muito desgastada pelos cruéis efeitos do tempo; o templo parece que iria, literalmente cair na cabeça dos fiéis e mais uma vez; Padre Waldyr mostrou a que veio e em uma brilhante campanha, junto ào prefeito Murilo Pinto de Andrade reformou o nossa Matriz.Coisa de primeiro mundo, um estilo de pintura importado do exterior, novo telhado de zinco, novos bancos, nova escada para a torre e para o coro.As antigas estruturas de madeira, tanto as escadarias do campanário quanto a dos telhados, que estavam tomadas por cupins foram substituídas por novas, de metal.Em 1992 a reforma foi concluída.
Igreja de Ingaí após reforma em 1992



Padre Waldyr também participou da construção de quatro capelas da nossa paróquia, as da Vista Alegre, Campestre, Bocaina e Jaguara; além de ter restaurado a imponente capela de Santa Catarina de Alexandria da Estação de Paulo Freitas.



Em 1999, a comunidade de São sebastião de Ingaí se tornou Paróquia, a primeira criada por dom Waldemar Chaves de Arujo na Diocese de São João del Rei e Padre Waldyr foi designado como primeiro pároco ao lado de Padre Clayton Nogueira, o Vigário paroquial, cargo que ocuparam até o ano de 2002 quando entregou a paróquia ao, então padre, Janilto.

MONSENHOR WALDYR O SACERDOTE

Por padre Luiz Augusto Furtado (Ti Guto).

O Homem de Deus. Nascido para celebrar os mistérios Divinos.O sacerdote, digno representante de Jesus Cristo na celebração eucarística.O homem do perdão, unindo os casais, batizando os filhos de Deus, ungindo os doentes.
Pregando a Santa Palavra de Deus, outro Cristo na igreja de Jesus Cristo, na igreja particular de São João Del-Rei, nas paróquias de Luminárias e Ingaí, sob a proteção de Nossa Senhora do Carmo e de São Sebastião.
Consagrado MONSENHOR WALDYR é o homem de Deus, o Pastor. Há mais de vinte e cinco anos o conheço com irmão, um pai, um mestre, um amigo das horas incertas.Um Samaritano a curar nossas feridas.Um Cirineu a nos ajudar a carregas nossas cruzes, um Pedro a nos firmar na Fé, Um João batista a profetizar a verdade.Um João a nos ensinar a importância do silêncio e permanecer de pé nos momentos de calvário.
O homem da alegria. No exercício de seu ministério sacerdotal a marca predominante no seu coração de pai, pastor e amigo, será sempre a felicidade em servir a Deus e os irmãos.Por isso aprendi muito com o Monsenhor Waldyr desde os tempos de seminários- a amar a Deus na alegria, a servir os outros com alegria e a devoção passada a mim a Nossa Senhora do Carmo.
É difícil retribuir a deus tudo o que nos fez, mas tenho a certeza de que monsenhor Waldyr é um abençoado pelo Pai do Céu. nestes tempos de incertezas, questionamentos, o sacerdote Waldyr é um exemplo para nós na gratuidade de Deus em nos escolher para o ministério sacerdotal com as nossas fraquezas, pecados e imperfeições.




29 de Janeiro - Aniversário do Pe. Clécio Alencar, o "Cowboy de Cristo"

Neste ultimo domingo do mês de Janeiro, dia 29, 4º Domingo do Tempo Comum, quem comemora mais um ano de vida é o Padre Clécio Alencar, o "Cowboy de Cristo"pároco das Paróquias de São Miguel do Cajuru e de São Francisco de Emboabas, as duas paróquias ruais do município de São João del Rei.

PARABÉNS PADRE CLÉCIO, MUITA LUZ E FORÇA EM SUA CAMINHADA EVANGELIZADORA DESTE MODO TÃO ESPECIAL COMO O SENHOR FAZ !!!

Padre Clécio está ligado à história da Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí, pois sua ordenação diaconal aconteceu em nossa igreja matriz.
Foi a primeira celebração de imposição de uma ordem religiosa em um sacerdote a ser realizada aqui em Ingaí.


Após sua ordenação em 2009 ele foi enviado a ser vigário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Lavras, junto do nosso ex pároco e atual pároco daquela paróquia, Pe. Clayton Nogueira.

Padre Clécio trabalhou na comunidade de Lavras até o inicio do ano passado, quando foi transferido pelo bispo dom Célio para as Paróquias de São Miguel Arcanjo de São Miguel do Cajuru e São Francisco de Assis de Emboabas, onde exerce a função de pároco.

Conheça biografia do Padre Clécio

Padre Clécio Alencar, o padre amante dos animais e da natureza, nasceu na cidade de Nova Resende no sul de minas.

A cidade que tem como fonte econômica o cultivo do café. Padre Clécio Alencar, cresceu na experiência rural de seu povo, trabalhou no campo em diversas atividades que o fez valorizar ainda mais, a família, os amigos, a igreja e as coisas simples da roça. Uma de suas grandes paixões é o carro de boi e os cavalos.

Seu semblante é de um sertanejo nato, seu estilo, seu modo de expressar nos faz voltar aos tempos rústicos de nossa cultura.

O jeito simples e acolhedor sempre cativou a todos por onde passou. Nas rodas de viloa, nas horas de cantoria sempre fora convidado e ali se descobria cada vez mais um talento a ser trabalhado e descoberto.

O dom de cantar veio dos tempos de seminário. A segunda voz nas melodias das missas, sempre era ouvida na capela e muitos até reclamavam, mais era sempre o desejo de contribuir para que a melodia ficasse ainda mais bela.

Em fevereiro de 2009, Padre Clécio Alencar chegou a cidade de lavras na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, para trabalhar com padre Clayton Nogueira.

O povo de lavras o acolheu como um filho da terra, o que contribuiu ainda mais para que deste chão brotasse o seu primeiro trabalho musical.

O contato com os diversos grupos musicais da cidade sempre o motivou a ampliar seus horizontes a voar bem mais alto.

As rejeições e os desânimos retardaram como sabemos o desejo de demonstrar as pessoas essa sua voz que anima e que evangeliza pela musica.

A musica chega no mais intimo dos corações e por ela muitas vidas se achegam ao coração de Deus.

Ainda mais as canções saídas do coração de um consagrado, de um pastor de ovelhas que por circunstancias da vida, estão desanimadas e caídas pelos caminhos da vida.

Padre Clécio Alencar chega no cenário musical católico para contribuir, para oferecer aquilo que tem de melhor.

Suas canções trazem o estilo por hora sertanejo, pop, romântico e poético.

E se preciso for ele canta as raízes do sertão, as musicas que ainda hoje, conquistam muitos corações.

Ao seu lado grandes personagens da musica católica, como Marcelo Duarte da banda Anjos de Resgate, que aposta com toda confiança no êxito dessa obra de evangelização.

fonte: www.padreclecioalencar.com.br

VISITE O SITE DO PADRE CLÉCIO ALENCAR
www.padreclecioalencar.com.br

SÃO SEBASTIÃO DE INGAÍ



“A nossa cidade acredita na fé demonstrada por este cristão, no altar da igreja matriz uma imagem sofrida recorda a condenação...”.
E faz tempo, muito tempo que a devoção a São Sebastião está presente na nossa comunidade, desde antes da fundação do primeiro povoado.
No local onde hoje existe um velho cruzeiro no alto de uma colina, na beira da estrada que vai para a estação Férrea de Paulo Freitas, próximo à fazenda Capelinha, acredita-se ter sido a primeira referencia da devoção ao santo na nossa região, datado do século XVI, segundo relato de antigos moradores. Já no velho Arraial da Ponte, nas margens do rio Ingaí, que foi a primeira localização da atual cidade, a capela construída pouco depois de 1700, da qual ainda existem as ruínas(foto ao lado > > > ), São Sebastião já era o padroeiro do povoado, e assim continuou quando os moradores se mudaram para a nova localidade.

Instalado o Povoado de Aliança, que mais tarde se tornaria Ingaí, construíram uma capela em honra a São Sebastião, que foi destruída em 1931, quando um raio caiu na igreja, fato este que motivou a promessa de realizar todos os anos a famosa fogueira de São João Batista. Da simples capela restou apenas uma tábua, com a imagem de São Sebastião pintada à óleo. Relíquia presente em nossa paróquia até os dias de hoje.(<<<)
Foi construída uma nova Igreja, bem maior que a antiga e o santo padroeiro continuou sendo venerado e amado pelo povo de Ingaí, que sempre com muito carinho o invoca nos momentos mais imprevistos do dia a dia. Basta se levar um susto, ouvir uma boa noticia, uma fofoca quentinha, um fato que impressiona, ou mesmo sem motivos maiores, já se ouve o famoso bordão: “São Sebastião do Ingaí!!!”.

Nosso Santo padroeiro, Nascido em Narbone na França (256 d.C. -286 d.C.), foi cidadão de Milão na Itália, onde era soldado, segundo Santo Ambrósio de Milão, Sebastião teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

A devoção a São Sebastião é muito difundida no Brasil, ele é o Santo com maior numero de paróquias em todo o território Nacional, além disso, são milhares de capelas e comunidades a ele dedicadas. Para se ter uma idéia da dimensão da fé no mártir, observe estes números daqui da região: Na nossa diocese de São João del Rei são quatro paróquias à ele dedicadas, em Ingaí, Lavras, Santa Cruz de Minas e no arraial de S.Sebastião da Vitória; também é padroeiro dos arraiais de Macuco e do Palmital do Cervo.

Nas dioceses vizinhas o santo é homenageado em 7 paróquias da Campanha, 2 paróquias na diocese de Oliveira, da qual ele também é padroeiro secundário, quatorze paróquias na diocese de Mariana e mais três sendo formadas, cinco paróquias na diocese de Pouso Alegre e na diocese de Juiz de Fora, além de uma paróquia que está se formando em honra do Santo, existem outras cinco antigas paróquias à ele dedicadas.
São Sebastião é também Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro e da Catedral Metropolitana daquela cidade.
(catedral de São Sebastião da cidade do Rio de Janeiro)

MENSAGEM DE DOM CÉLIO SOBRE AS CHUVAS NA REGião

Bispo divulga mensagem sobre as chuvas na região
Escrito por Diocese
Qua, 11 de Janeiro de 2012 13:24
MENSAGEM DE DOM CÉLIO E PADRES DA DIOCESE AOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS

Brasao_com_150_DPI_menor.JPG_1
Como Pastor Diocesano e, em nome de todos os padres de nossa Diocese, dirijo a todos os atingidos pelas últimas chuvas, os desabrigados e desalojados, uma palavra de solidariedade e esperança. Se por um lado nos entristecemos com o drama de famílias inteiras que perderam seus bens e suas casas, fruto de anos de luta; por outro lado renovamos nossa esperança ao perceber a solidariedade e a generosidade de muitos que sabem ser uma presença de Deus junto a tais pessoas. Principalmente me dirijo aos atingidos das cidades de São João Del Rei, Lavras, Ibituruna, Prados, Nazareno, Barroso e outras.
Agradeço a sensibilidade de nossos padres que atentos às necessidades de nosso povo sofrido, dentre outras ações solidárias, disponibilizaram suas estruturas paroquiais para acolhimento das pessoas desalojadas e desabrigadas. Lembramos que a vida é o bem maior e deve ser defendida e promovida. (Jo. 10, 10)
Faço um apelo às autoridades constituídas para que assistam a todos nesse momento e que busquem soluções definitivas, atuando nas causas, para problemas que se repetem anualmente, deixando dor e tristeza.
Por fim, como pessoas de fé depositamos em Deus nossa Esperança na certeza de que, mesmo em meio a dor, Ele está presente como um Deus Consolador!
Em Cristo!

Dom Célio de Oliveira Goulart
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

REFLEXÃO . . .



SACERDOTES PRECISAM DE SER SANTOS

Congregação para o Clero escreveu carta aos presbíteros

«O mundo de hoje, com as suas feridas sempre mais dolorosas e preocupantes, precisa do Deus-Trindade, e anunciá-Lo é tarefa da Igreja» que, para executar essa mesma tarefa, «deve permanecer indissoluvelmente abraçada a Cristo e não deixar-se nunca separar d’Ele». Para tal, ela «necessita de santos que morem “no coração de Jesus” e sejam testemunhas felizes do Amor Trinitário de Deus».

A ideia consta da Carta aos Sacerdotes publicada pela Congregação para o Clero a propósito da Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero, que se assinala a 15 de Junho. Neste documento, o organismo do Vaticano afirma que «os sacerdotes, para servirem a Igreja e o Mundo, precisam de ser santos».

«Não podemos santificar-nos sem trabalhar pela santificação dos nossos irmãos, e não podemos trabalhar pela santificação dos nossos irmãos sem que primeiro tenhamos trabalhado e ainda trabalhemos na nossa própria santificação».

De acordo com a Congregação para o Clero, «como ministros da misericórdia de Deus», os sacerdotes sabem «que a busca da santidade pode recomeçar sempre através do arrependimento e do perdão. Todavia, sentimos também a necessidade de pedi-lo individualmente, como sacerdotes, em nome de todos os sacerdotes e por todos os sacerdotes».

A carta refere que «as nações já cristianizadas não são mais tentadas a cair num ateísmo genérico (como no passado), mas correm o risco de serem vítimas daquele particular ateísmo que consiste em esquecer a beleza e o calor da Revelação Trinitária».

Hoje, são sobretudo os sacerdotes que, na sua adoração e no seu ministério diários, «devem reconduzir tudo à Comunhão Trinitária». Segundo a Congregação para o Clero, «somente a partir desta e imergindo-se nela os fiéis podem descobrir realmente a Face do Filho de Deus e a sua contemporaneidade, e podem verdadeiramente atingir o coração de cada homem e a pátria à qual todos são chamados».

«Apenas assim, nós sacerdotes podemos oferecer novamente aos homens de hoje a dignidade de ser pessoa, o sentido das relações humanas e da vida social, e o objectivo de toda a criação».
Segundo o documento, «nenhuma nova evangelização será realmente possível se nós cristãos não estivermos em condições de causar impacto e comover novamente o mundo com o anúncio da Natureza de Amor do Nosso Deus, nas Três Pessoas Divinas, que a exprimem e que nos envolvem na sua própria vida».
A Carta é acompanhada por uma Oração pela santa Igreja e pelos sacerdotes, de Santa Faustina Kowalska:

Ó meu Jesus, peço-Vos por toda a Igreja,
concedei-lhe o amor e a luz do Vosso Espírito,
dai vigor às palavras dos sacerdotes,
de tal modo que os corações endurecidos
se enterneçam e regressem a Vós, Senhor.
Ó, Senhor, dai-nos santos sacerdotes;
Vós mesmo conservai-os na santidade.
Ó Divino e Sumo Sacerdote,
que o poder da vossa misericórdia
os acompanhe em todos os lugares
e os defenda das insídias e dos laços do diabo,
pois ele tenta continuamente as almas dos sacerdotes.
Ó Senhor, que o poder da Vossa misericórdia
quebre e aniquile tudo aquilo
que possa obscurecer a santidade dos sacerdotes,
porque Vós podeis todas as coisas.
Meu Jesus amantíssimo,
Peço-Vos pelo triunfo da Vossa Igreja,
para que abençoes o Santo Padre e todo o clero;
para obter a graça da conversão
dos pecadores obstinados no pecado;
por uma especial bênção e luz,
peço-Vos, Jesus, pelos sacerdotes
com os quais me confessarei durante toda a minha vida.

Fonte: http://www.paroquiasantanadelavras.com.br

Nenhum comentário: